Teoria Musical para concursos Militares - 60 Exercícios

(01. QUESTÃO) - Qual o ornamento que consiste na execução de uma passagem sobrecarregada de notas, em valores iguais ou desiguais, e cuja interpretação fica a critério do executante?
a) Trinado.
b) Cadência melódica.
c) Floreio.
d) Portamento.
e) Arpejo 

(02. QUESTÃO) - Este ornamento tem a propriedade de interromper o compasso durante a sua execução:
a) Trinado.
b) Cadência melódica.
c) Floreio.
d) Portamento.
e) Arpejo 

(03. QUESTÃO) - O ornamento que consiste em executar sucessiva e rapidamente as notas de um acorde denomina-se:
a) Apojatura
b) Arpejo
c) Floreio
d) Portamento
e) cadência melódica 

(04. QUESTÃO) - O ornamento que consiste na rápida antecipação da nota real chama-se:
a) Apojatura
b) Arpejo
c) Floreio
d) Portamento
e) cadência melódica 

(05. QUESTÃO) - O ornamento sem forma definida, constituído por uma ou mais notas, cujo número pode variar indeterminadamente é denominado de:
a) Apojatura
b) Arpejo
c) Floreio
d) Portamento
e) cadência melódica 

(06. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.
_____________ consiste na repetição rápida e alternada de duas notas consecutivas.
a) Floreio
b) Trinado
c) Apogiatura
d) Portamento
e) Grupeto 

(07. QUESTÃO) - Assinale a única afirmação INCORRETA:
a) Quando o trilo se estende por várias notas diferentes chama-se cadeia de trinados.
b) O trinado não pode terminar com notas de resolução.
c) Se o grupeto começa com a 2ª acima da nota real é chamado grupeto superior, caso contrário é inferior.
d) Quanto mais lento for o andamento mais rápido poderá ser executado o grupeto de 3 sons.
e) Se alternamos compassos compostos teremos compassos alternados compostos. 

(08. QUESTÃO) - Qual o ornamento mais rico em quantidade de notas?
a) Trinado
b) Grupeto
c) Mordente
d) Apogiatura
e) Floreio 

(09. QUESTÃO) - A apogiatura é o ornamento formado por uma ou duas notas separadas da nota real por intervalo de tom ou semitom diatônico. A apogiatura de 2 notas chama-se:
a) simples
b) longa
c) expressiva
d) breve
e) sucessiva 

(10. QUESTÃO) - Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) Para sustentar o som de uma nota, coloca-se sobre ela a abreviatura ten. (tenuta).
(  ) A palavra “rinforzando” significa “reforçando o som”.
(  ) O rubato é utilizado para indicar certa liberdade no valor das figuras sem, contudo, alterar a divisão do compasso.
(  ) A palavra “stringendo” é utilizada para retardar o andamento.
a) V – V – F – V
b) V – V – V – F
c) F – V – V – F
d) F – F – V – V
e) V – V – F – F 

(11. QUESTÃO) - Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) 5 – 2 – 4 – 3 – 1
b) 4 – 5 – 2 – 1 – 3
c) 5 – 2 – 4 – 1 – 3
d) 4 – 5 – 2 – 3 – 1
e) 5 – 4 – 2 – 3 – 1 

(12. QUESTÃO) - Quais são os compassos alternados que têm unidades de compasso?
a) quinário composto e septenário simples
b) quinário e septenário simples
c) quinário e septenário composto
d) quinário simples e septenário composto
e) 9 tempos e septenário composto 

(13. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.
O ponto que indica o ___________ é chamado ponto de diminuição, pois na execução faz com que a nota perca parte do seu valor.
a) strenuto
b) staccato
c) alongatura
d) stringindo
e) Stretto 

(14. QUESTÃO) - São numeradores de frações dos compassos alternados compostos:
a) 15 - 21 - 27
b) 5 - 7 - 9
c) 2 - 5 - 7
d) 15 - 25 - 35
e) 3 - 7 - 21 

(15. QUESTÃO) - Quais são os numeradores das frações dos compassos alternados simples?
a) 5, 15 e 21
b) 7, 9 e 11
c) 2, 5 e 7
d) 15, 21 e 27
e) 5, 7 e 9 

(16. QUESTÃO) - Quais são os compassos alternados mais usados?
a) 5 e 7 tempos
b) 2 e 3 tempos
c) 3 e 4 tempos
d) 3 e 7 tempos
e) 2 e 5 tempos 

(17. QUESTÃO) - Marque (V) para verdadeiro, (F) para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) A ligadura é uma linha paralela, que, se estiver colocada sobre dois sons da mesma entoação, indica que os sons ligados não devem ser repetidos.
(  ) Um ponto colocado à direita de uma figura serve para aumentar a décima parte do seu valor.
(  ) As pausas também podem ser pontuadas.
(  ) A prolongação da ligadura terá a duração das figuras.
a) V – F –V – V
b) F – F – V – V
c) F – V – F – F
d) F – F – V – F
e) F – F – F – V 

(18. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.
São considerados consonantes os _____ primeiros sons da série harmônica.
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
e) 7 

(19. QUESTÃO) - Os seis primeiros sons da série harmônica formam os intervalos consonantes. São consonantes perfeitos:
a) a 3ª maior, a 3ª menor e a 4ª justa.
b) a 8ª justa, a 5ª justa e a 4ª justa.
c) a 6ª maior, a 6ª menor e a 8ª justa.
d) a 3ª maior, a 3ª menor e a 6ª maior
e) a 8ª justa, a 5ª justa e a 3ª maior. 

(20. QUESTÃO) - Quais são os harmônicos que formam o acorde perfeito maior?
a) 5-6-7
b) 4-6-7
c) 6-7-9
d) 4-5-6
e) 5-6-7 

(21. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
O acorde de 9ª menor da dominante é formado por uma _____________________________________.
a) 3ª menor, 5ª justa, 7ª maior e 9ª maior
b) 3ª maior, 5ª diminuta, 7ª maior e 9ª diminuta
c) 3ª maior, 5ª justa, 7ª menor e 9ª menor
d) 3ª menor, 5ª aumentada, 7ª maior e 9ª menor
e) 3ª menor, 5ª Justa, 7ª maior e 9ª diminuta 

(22. QUESTÃO) - O som musical mais grave que o nosso ouvido pode perceber e analisar é o que resulta de:
a) 16 vibrações duplas por segundo
b) 16 vibrações simples por segundo
c) 32 vibrações duplas por segundo
d) 4.100 vibrações duplas por segundo
e) 4.224 vibrações duplas por segundo 

(23. QUESTÃO) - Quanto à formação do som, assinale a única afirmação INCORRETA:
a) O som musical é produzido por vibrações periodicamente regulares.
b) A altura, a intensidade e o timbre são propriedades que definem o som.
c) O som musical mais agudo é o de 4.100 vibrações duplas (ou 8.200 vibrações simples) por segundo.
d) Até 8.548 vibrações simples por segundo os sons têm ainda caráter musical.
e) O timbre é a personalidade do som. 

(24. QUESTÃO) - Complete as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. Na inversão dos intervalos, observa-se o seguinte:
O intervalo de 2ª menor depois de invertido passa a ser de ___________ e o intervalo de _________passa a ser 3ª menor.
a) 7ª Maior – 6ª Maior.
b) 6ª menor – 7ª menor.
c) 7ª menor – 6ª menor.
d) 4ª justa – 7ª diminuta.
e) 4ª justa – 6ª menor 

(25. QUESTÃO) - Na constituição da escala cromática entram _____ notas naturais e _____ alteradas, formando _____ semitons.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente, as lacunas acima.
a) 8 – 7 – 13
b) 7 – 13 – 8
c) 8 – 5 – 12
d) 7 – 12 – 7
e) 5 – 12 – 5 

(26. QUESTÃO) - Qual alternativa completa, correta e respectivamente, as lacunas abaixo? A escala artificial contém __ notas: __ diatônicas e ___ cromáticas.
a) 8; 4; 4.
b) 7; 4; 3.
c) 12; 7; 5.
d) 12; 5; 7.
e) 9; 5; 4. 

(27. QUESTÃO) - Em qual forma de escala encontramos o intervalo de 2º aumentada?
a) primitiva
b) diatônica
c) melódica
d) harmônica
e) cromática 

(28. QUESTÃO) - Dentro do assunto expressão musical, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) Scherzoso – Brincando, gracejando.
(  ) Sordamente – Solene
(  ) Vigoroso – Veloz
(  ) Timoroso – Com medo
a) V – F - F- V
b) F – V - V- F
c) V – F - V- F
d) F – V - F- V
e) V – F - F- F 

(29. QUESTÃO) - Ao conjunto de sons que acompanham um som gerador dáse o nome de série harmônica. Qual o intervalo formado entre o 8º e o 9º harmônico da série?
a) 5ª Justa
b) 4ª Justa
c) 2ª Maior
d) 3ª Maior
e) 8ª Justa 

(30. QUESTÃO) - Ao conjunto de sons que acompanham um som gerador dáse o nome de série harmônica. Qual o intervalo formado entre o 1º e o 2º harmônico da série?
a) 5ª Justa
b) 4ª Justa
c) 2ª Maior
d) 3ª Maior
e) 8ª Justa 

(31. QUESTÃO) - Ao conjunto de sons que acompanham um som gerador dáse o nome de série harmônica. Qual o intervalo formado entre o 2º e o 3º harmônico da série?
a) 5ª Justa
b) 4ª Justa
c) 2ª Maior
d) 3ª Maior
e) 8ª Justa 

(32. QUESTÃO) - Ao conjunto de sons que acompanham um som gerador dáse o nome de série harmônica. Qual o intervalo formado entre o 3º e o 4º harmônico da série?
a) 5ª Justa
b) 4ª Justa
c) 2ª Maior
d) 3ª Maior
e) 8ª Justa 

(33. QUESTÃO) - Ao conjunto de sons que acompanham um som gerador dáse o nome de série harmônica. Qual o intervalo formado entre o 9º e o 10º harmônico da série?
a) 5ª Justa
b) 4ª Justa
c) 2ª Maior
d) 3ª Maior
e) 8ª Justa 

(34. QUESTÃO) - Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) O som possui 3 propriedades que o definem: altura, intensidade e timbre.
(  ) A intensidade depende do maior ou menor número de vibrações.
(  ) O timbre depende do número de harmônicos que acompanham o som gerador.
(  ) A altura depende da amplitude das vibrações.
a) V – F – V – F
b) F – V – F – F
c) V – F – F – V
d) V – V – V – V
e) V – F – V – V 

(35. QUESTÃO) - Leia as afirmativas abaixo.
I- Harmonia é o conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva.
II- Ritmo é o movimento dos sons regulados pela sua maior ou menor duração.
III- Melodia é o conjunto de sons dispostos em ordem simultânea.

Quanto à definição da propriedade do som, está(ão) errada(s):
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) apenas I
e) apenas III 

(36. QUESTÃO) - Marque V para Verdadeiro ou F para Falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) Dó Maior é vizinho direto de Lá menor e vizinho indireto de Fá Maior.
(  ) Sol Maior é vizinho indireto de Si menor e vizinho direto de Mi menor.
(  ) Mi menor é vizinho direto de Sol Maior e vizinho direto de Si menor.
(  ) Fá# menor é vizinho indireto de Dó# menor e vizinho indireto de Mi Maior.
a) F – V – V – F
b) V – V – F – V
c) F – F – V – F
d) V – F – F – V
e) F – V – V – V 

(37. QUESTÃO) - De acordo com o número de tons e semitons, o intervalo de 3ª (terça) maior possui:
a) 1 tom
b) 2 tons
c) 3 tons
d) 5 tons
e) 7 tons 

(38. QUESTÃO) - São classificados como médios os seguintes andamentos:    
a) Andantino e Alegretto
b) Adágio e Andante
c) Larghetto e Allegretto
d) Vivace e Presto
e) Allegro e Moderato 

(39. QUESTÃO) - De quantos sons podem ser os acordes?
a) 1, 2 e 3
b) 2, 3 e 4
c) 3, 4 e 5
d) 4, 5 e 6
e) 5, 6 e 7 

(40. QUESTÃO) - Com relação aos acordes, assinale a única afirmativa que não é VERDADEIRA:
a) As notas repetidas chamam-se notas dobradas.
b) Quando as notas do acorde aparecem colocadas em 3as superpostas, diz-se que o acorde está em posição primitiva ou posição natural.
c) A nota mais grave do acorde, seja qual for a sua posição, chama-se baixo.
d) Quando o acorde se encontra em posição primitiva o baixo recebe o nome de fundamental.
e) Quando o acorde está em posição primitiva o baixo e a fundamental são notas diferentes. 

(41. QUESTÃO) - Qual a formação dos acordes de 3 sons?
a) 3ª e 5ª
b) 3ª - 5ª - 7ª
c) 3ª - 5ª - 7ª - 9ª
d) 5ª - 7ª - 9ª
e) 7ª e 9ª 

(42. QUESTÃO) - Com relação aos acordes, assinale a única afirmativa que não é VERDADEIRA:
a) A fundamental é, pois, a nota básica, a nota que dá origem ao acorde, sendo assim, a fundamental é a nota mais importante do acorde.
b) O acorde está no estado fundamental quando o baixo e a fundamental são a mesma nota.
c) O acorde está no estado invertido quando a fundamental é o baixo.
d) O baixo é a nota mais grave do acorde, seja qual for a sua posição.
e) Para encontrar a fundamental devemos colocar o acorde em 3as superpostas. 

(43. QUESTÃO) - Os acordes de 3 sons têm:
a) 1 inversão
b) 2 inversões
c) 3 inversões
d) 4 inversões
e) nenhuma inversão 

(44. QUESTÃO) - A 2ª inversão dos acordes de 3 sons constitui a seguinte nota:
a) 3ª no baixo
b) 5ª no baixo
c) 7ª no baixo
d) 2ª no baixo
e) 1ª no baixo 

(45. QUESTÃO) - A 1ª inversão dos acordes de 3 sons constitui a seguinte nota:
a) 3ª no baixo
b) 5ª no baixo
c) 7ª no baixo
d) 2ª no baixo
e) 1ª no baixo 

(46. QUESTÃO) - Não faz parte de um dos intervalos dos acordes de 3 sons:
a) acorde perfeito maior
b) acorde perfeito menos
c) acorde de 5ª diminuta
d) acorde de 5ª aumentada
e) acorde de 7ª da sensível 

(47. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que corresponde a formação do acorde perfeito maior:
a) 3ª maior e 5ª justa
b) 3ª maior e 5ª aumentada
c) 3ª maior e 5ª diminuta
d) 3ª maior e 7ª menor
e) 5ª diminuta e 7ª diminuta 

(48. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que corresponde a formação do acorde perfeito menor:
a) 3ª menor e 5ª justa
b) 3ª maior e 5ª aumentada
c) 3ª maior e 5ª diminuta
d) 3ª menor e 7ª menor
e) 3ª diminuta e 7ª menor 

(49. QUESTÃO) - Corresponde a formação do acorde de 5ª diminuta:
a) 3ª menor e 5ª justa
b) 3ª maior e 5ª aumentada
c) 3ª maior e 5ª diminuta
d) 3ª menor e 5ª diminuta
e) 3ª diminuta e 7ª menor 

(50. QUESTÃO) - Corresponde a formação do acorde de 5ª aumentada:
a) 3ª menor e 5ª justa
b) 3ª maior e 5ª aumentada
c) 3ª maior e 5ª diminuta
d) 3ª menor e 5ª diminuta
e) 3ª diminuta e 7ª menor 

(51. QUESTÃO) - Em que graus é encontrado o acorde perfeito maior?
a) I - IV - V - VI
b) I - III - IV - V
c) I - IV - V
d) II - IV - V - VI
e) III - IV - V – VI 

(52. QUESTÃO) - Nas escalas maiores, em que graus é encontrado o acorde perfeito maior?
a) I - IV - V
b) I - IV - VI
c) V - VI
d) I - V - VI
e) IV - V - VI 

(53. QUESTÃO) - Nas escalas menores, em que graus é encontrado o acorde perfeito maior?
a) I - IV e V
b) I - IV e VI
c) V e VI
d) I - V e VI
e) IV - V e VI 

(54. QUESTÃO) - Nas escalas maiores, em que graus é encontrado o acorde perfeito menor?
a) I - IV e V
b) II - III e VI
c) V e VI
d) I - e IV
e) II - V e VI

(55. QUESTÃO) - Nas escalas menores, em que graus é encontrado o acorde perfeito menor?
a) I - IV e V
b) II - III e VI
c) V e VI
d) I - e IV
e) II - V e VI 

(56. QUESTÃO) - Nas escalas menores, em que graus é encontrado o acorde de 5ª diminuta?
a) II e VII
b) II e VI
c) V e VI
d) II - e IV
e) II - V e VI 

(57. QUESTÃO) - Nas escalas maiores, em que grau(s) é encontrado o acorde de 5ª diminuta?
a) II e VII
b) II e VI
c) VII
d) II
e) VI 

(58. QUESTÃO) – Em que grau(s) é encontrado o acorde de 5ª aumentada?
a) III e IV
b) II
c) III
d) II e IV
e) VII 

(59. QUESTÃO) - Os acordes perfeito maior e perfeito menor são assim denominados por serem formados com:
a) 7ª da sensível (consonância perfeita)
b) 5ª diminuta (consonância perfeita)
c) 5ª aumentada (consonância perfeita)
d) 7ª da dominante (consonância perfeita)
e) 5ª justa (consonância perfeita) 

(60. QUESTÃO) - Conforme a sua disposição as notas de um acorde são colocadas:
a) somente em ordem direta
b) somente em ordem indireta
c) somente em ordem superior
d) somente em ordem inferior
e) em ordem direta ou indireta