Pré-Modernismo - 20 Exercícios Gabaritados

01. (AOCP - QUESTÃO) - O termo “pré-modernismo” foi criado por Tristão de Ataíde para designar o período cultural brasileiro que se estende do início do século XX até a Semana de Arte Moderna. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.
Ⓐ Por meio do critério cronológico, são consideradas pré-modernistas não apenas obras inovadoras, como a poesia neoparnasiana e a prosa de Coelho Neto, mas também obras conservadoras e tradicionais, como os romances de Lima Barreto, que, historicamente, se inscrevem no Pré-modernismo, mas são antimodernistas.
Ⓑ Por meio do critério estético, é possível considerar pré-modernistas obras inovadoras tanto na temática quanto na forma, configurando um prenúncio da literatura modernista, como é o caso dos contos de Monteiro Lobato e de Lima Barreto.
Ⓒ Com autores como Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Lima Barreto, o enfoque recai sobre os problemas sociais do país, havendo uma retomada do nacionalismo idealizado e ufanista dos escritores românticos.
Ⓓ No que diz respeito ao conteúdo, a prosa ficcional pré-modernista tematiza assuntos novos ou só então considerados, como a imigração alemã no Espírito Santo, nos contos de Lima Barreto, e a miséria do caboclo na zona rural, em Canaã, de Graça Aranha.
Ⓔ Na prosa ficcional pré-modernista, uma das temáticas que se sobressai é a análise do sertanejo nordestino, como se observa, por exemplo, no romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

02. (VPNE - QUESTÃO) - Sobre a literatura brasileira, analise:
I- A denúncia e a investigação sobre a realidade da população brasileira da época;
II- A capacidade de aproximar as obras literárias da população, por mostrar a sua realidade;
III- Personagens como o caipira da roça, o sertanejo, o caboclo, passaram a fazer parte das histórias que são contadas;
IV- Aconteceu uma ruptura com a maneira formal e rebuscada de escrita do Arcadismo, com textos claros e objetivos;
V- O sincretismo estético foi uma marca do período, que conseguia utilizar características de outras escolas;
VI- Aconteceu a valorização da cultura popular brasileira, com o regionalismo implantado nas obras. 
As características acima são do período literário conhecido como:  
Ⓐ parnasianismo 
Ⓑ realismo. 
Ⓒ naturalismo. 
Ⓓ prémodernismo.
Ⓔ  simbolismo.

03. (VPNE - QUESTÃO) - O pré-modernismo não é considerado uma escola literária. É um período da literatura brasileira que aconteceu do início do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922. Nesse período aconteceu a transição de escolas, do Simbolismo para o Modernismo. Alguns nomes importantes da literatura brasileira foram vistos pela primeira vez nessa época. Assinale a alternativa em que o autor não é considerado prémodernista:
Ⓐ Augusto dos Anjos 
Ⓑ Euclides da Cunha 
Ⓒ Lima Barreto 
Ⓓ Monteiro Lobato
Ⓔ Olavo Bilac

04. (QUESTÃO) - As obras “Os Sertões”, “Negrinha” e “Triste Fim de Policarpo Quaresma” são de autoria, respectivamente:
Ⓐ Graciliano Ramos, Cecília Meirelles, Mário de Andrade.
Ⓑ Euclides da Cunha, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade.
Ⓒ Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Cecília Meirelles.
Ⓓ Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Lima Barreto.
Ⓔ Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

05. (QUESTÃO)
Decadência

Iguais às linhas perpendiculares
Caíram, como cruéis e hórridas hastas,
Nas suas 33 vértebras gastas
Quase todas as pedras tumulares!

A frialdade dos círculos polares,
Em sucessivas atuações nefastas,
Penetrara-lhe os próprios neuroplastas,
Estragara-lhe os centros medulares!

Como quem quebra o objeto mais querido
E começa a apanhar piedosamente
Todas as microscópicas partículas,

Ele hoje vê que, após tudo perdido,
Só lhe restam agora o último dente
E a armação funerária das clavículas!

Augusto dos Anjos. Eu e outras poesias.
São Paulo: Martin Claret, 2002, p. 84.

O autor do soneto “Decadência”, acima, integrou o seguinte movimento da literatura brasileira:
Ⓐ parnasianismo 
Ⓑ realismo. 
Ⓒ naturalismo. 
Ⓓ prémodernismo.
Ⓔ  simbolismo.

06. (VUNESP - QUESTÃO) - Leia o poema de Augusto dos Anjos e responda à questão.

Psicologia de um Vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme – este operário das ruínas –
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

A linguagem do poema caracteriza-se
Ⓐ pelo didatismo e pela objetividade da expressão.
Ⓑ pelo preciosismo da linguagem de inspiração parnasiana.
Ⓒ pela utilização intensa da antítese e do paradoxo.
Ⓓ pelo uso de termos do vocabulário científico.
Ⓔ pela retomada do rebuscamento barroco

07. (QUESTÃO) - O conhecimento do contexto histórico é de fundamental importância para que a literatura seja compreendida de forma ampla.
Assinale a afirmativa que caracteriza o período da literatura no Brasil pré-modernista.
Ⓐ Economia predominantemente dependente do trabalho escravo.
Ⓑ Predominância do trabalho rural e escravocrata em uma cultura imperial.
Ⓒ O Brasil era um país republicano, mas com muitas questões que envolviam problemas sociais, econômicos e políticos.
Ⓓ Influência do Iluminismo, movimento cultural europeu que alterou as bases do pensamento humano nos séculos XVI e XVII.
Ⓔ Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

08. (ASSEGE - QUESTÃO) - O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária por não ter características próprias, mas sim o sincretismo de valores de estilos anteriores. Assim sendo, são consideradas características presentes na obra do pré-modernista:
I - investigação e denúncia dos problemas;
II - aproximação da obra literária ao contexto sócio-político-econômico;
III-marginalização dos personagens principais (caipira, mulato, sertanejo);
IV - sincretismo estético de escolas literárias como o realismo e o simbolismo;
V - naturalismo (descrição minuciosa dos personagens e dos cenários);
VI-regionalismo (valorização da cultura popular brasileira);
Estão corretas as proposições:
Ⓐ I, III e V apenas
Ⓑ II, IV e VI apenas
Ⓒ I, II, III, IV, V e VI
Ⓓ II, III e IV apenas
Ⓔ III, V e VI apenas

09. (CETREDE - QUESTÃO) - Leia o texto a seguir

[...]A entrada dos prisioneiros foi comovedora.
Os combatentes contemplavam-nos entristecidos. Surpreendiam-se, comoviam-se. O arraial, in extremis*, punha-lhes adiante, naquele armistício, uma legião desarmada, mutilada, faminta e claudicante, num assalto mais duro que o das trincheiras em fogo. Custava-lhes admitir que toda aquela gente inútil e frágil saísse tão numerosa ainda dos casebres bombardeados durante três meses. Contemplando-lhes os rostos baços, os arcabouços esmirrados e sujos, cujos molambos em tiras não encobriam lanhos, escaras e escalavros - a vitória tão longamente apetecida decaía de súbito. Repugnava aquele triunfo. Envergonhava. Era, com efeito, contraproducente compensação a tão luxuosos gastos de combates, de reveses e de milhares de vidas, o apresamento daquela caqueirada humana, entre trágica e humana, passando-lhes pelos olhos, num longo enxurro de carcaças e molambos...
Nem um rosto viril, nem um braço capaz de suspender uma arma, nem um peito resfolegante de campeador domado: mulheres, sem-número de mulheres, velhas espectrais, moças envelhecidas, velhas e moças indistintas na mesma fealdade, escaveiradas e sujas, filhos escanchados nos quadris desnalgados, filhos encarapitados às costas, filhos suspensos aos peitos murchos , filhos arrastados pelos braços, passando; crianças , sem-número de crianças; velhos, sem -numero de velhos ; raros homens, enfermos opilados, faces túmidas e mortas, de cera, bustos dobrados, andar cambaleante..[...] Uma megera assustadora, bruxa rebarbativa e magra [...] rompia, em andar sacudido pelos grupos miserandos, atraindo a atenção geral. Tinha nos braços uma menina [...] E essa criança horrorizava. A sua face esquerda fora arrancada, havia tempos, por um estilhaço de granada; de sorte que os maxilares se destacavam alvíssimos, entre bordos vermelhos da ferida já cicatrizada...

*Nos últimos instantes de vida. Os Sertões – Euclides da Cunha.

O autor do texto filia-se literariamente ao
Ⓐ Romantismo.
Ⓑ Realismo.
Ⓒ Naturalismo.
Ⓓ Simbolismo.
Ⓔ Pré-modernismo.

10. (CETREDE - QUESTÃO) - Leia o texto a seguir

[...]A entrada dos prisioneiros foi comovedora.
Os combatentes contemplavam-nos entristecidos. Surpreendiam-se, comoviam-se. O arraial, in extremis*, punha-lhes adiante, naquele armistício, uma legião desarmada, mutilada, faminta e claudicante, num assalto mais duro que o das trincheiras em fogo. Custava-lhes admitir que toda aquela gente inútil e frágil saísse tão numerosa ainda dos casebres bombardeados durante três meses. Contemplando-lhes os rostos baços, os arcabouços esmirrados e sujos, cujos molambos em tiras não encobriam lanhos, escaras e escalavros - a vitória tão longamente apetecida decaía de súbito. Repugnava aquele triunfo. Envergonhava. Era, com efeito, contraproducente compensação a tão luxuosos gastos de combates, de reveses e de milhares de vidas, o apresamento daquela caqueirada humana, entre trágica e humana, passando-lhes pelos olhos, num longo enxurro de carcaças e molambos...
Nem um rosto viril, nem um braço capaz de suspender uma arma, nem um peito resfolegante de campeador domado: mulheres, sem-número de mulheres, velhas espectrais, moças envelhecidas, velhas e moças indistintas na mesma fealdade, escaveiradas e sujas, filhos escanchados nos quadris desnalgados, filhos encarapitados às costas, filhos suspensos aos peitos murchos , filhos arrastados pelos braços, passando; crianças , sem-número de crianças; velhos, sem -numero de velhos ; raros homens, enfermos opilados, faces túmidas e mortas, de cera, bustos dobrados, andar cambaleante..[...] Uma megera assustadora, bruxa rebarbativa e magra [...] rompia, em andar sacudido pelos grupos miserandos, atraindo a atenção geral. Tinha nos braços uma menina [...] E essa criança horrorizava. A sua face esquerda fora arrancada, havia tempos, por um estilhaço de granada; de sorte que os maxilares se destacavam alvíssimos, entre bordos vermelhos da ferida já cicatrizada...

*Nos últimos instantes de vida. Os Sertões – Euclides da Cunha.

Pertencem à mesma Escola Literária do autor
Ⓐ Monteiro Lobato / Graça Aranha / Lima Barreto.
Ⓑ Mário de Andrade / Aluísio Azevedo / José de Alencar.
Ⓒ Machado de Assis / Raul Pompeia / Rachel de Queiroz.
Ⓓ Álvares de Azevedo / Raimundo Correia / Cruz e Souza.
Ⓔ Casemiro de Abreu / Olavo Bilac / Cecília Meireles.

11. (QUESTÃO) - O regionalismo: a situação do homem do campo é apresentada sem a idealização característica do Arcadismo e do Romantismo. A denúncia social: as obras denunciam a realidade brasileira, destacando aspectos como a desigualdade social, a exploração, entre outros. As personagens: entram em cena o sertanejo, o caipira, os funcionários públicos, os moradores do subúrbio e da periferia. Os cenários: em foco o interior paulista, lugar das narrativas de Monteiro Lobato, o subúrbio carioca, onde circulam as personagens de Lima Barreto, o sertão nordestino, de Os Sertões, de Euclides da Cunha. Os temas: os fatos políticos, a economia, a cultura do povo, os movimentos populares. A obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, por exemplo, tematiza o governo de Floriano Peixoto. A obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, relata a Guerra de Canudos.
Esses são alguns comentários referentes ao:
Ⓐ Simbolismo.
Ⓑ Barroco.
Ⓒ Pré-modernismo.
Ⓓ Realismo.
Ⓔ Modernismo.

12. (QUESTÃO) - Conhecido por ser um momento de transição literária, É CORRETO afirmar que o pré-modernismo:
Ⓐ É considerado uma escola literária, uma vez que havia uma temática específica.
Ⓑ Tem literatura marcada de 1922, ano da Semana da arte Moderna, até 1930.
Ⓒ Embora houvesse uma denúncia na literatura com a retratação do sistema político e social brasileiro, o pré-modernismo valia-se da língua culta, de forma a manter subentendida a mensagem.
Ⓓ É marcado pela literatura regionalista como forma de denúncia das injustiças e realidades sócioculturas. O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha é um exemplo da literatura pré-modernista.
Ⓔ Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

13. (FCCBA - QUESTÃO) - Obra pré-modernista eivada de informações histórias e científicas, primeira grande interpretação da realidade brasileira, que, buscando compreender o meio áspero em que vivia o jagunço nordestino, denunciava uma campanha militar que investia contra o fanatismo religioso advindo da miséria e do abandono do homem do sertão. Trata-se de:
Ⓐ O sertanejo, de José de Alencar.
Ⓑ Pelo sertão, de Afonso Arinos.
Ⓒ Os Sertões, de Euclides da Cunha.
Ⓓ Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa.
Ⓔ Sertão, de Coelho Neto.

14. (UFRRJ - QUESTÃO) - "Crítico feroz do Modernismo, grande incentivador da disseminação da cultura, defensor dos valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente, pela sua grande obra infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo."
O nome do autor a que se refere a afirmativa acima é:
Ⓐ Lima Barreto
Ⓑ José Lins do Rego
Ⓒ Monteiro Lobato
Ⓓ Mário de Andrade
Ⓔ Cassiano Ricardo

15. (UFRRJ - QUESTÃO) - O autor de Triste fim de Policarpo Quaresma é um pré-modernista e aborda em seus romances a vida simples dos pobres e dos mestiços. Reveste o seu texto com a linguagem descontraída dos menos privilegiados socialmente.
O autor descrito acima é:
Ⓐ Euclides da Cunha
Ⓑ Graça Aranha
Ⓒ Manuel Bandeira
Ⓓ Lima Barreto
Ⓔ Graciliano Ramos

16. (PUCSP - QUESTÃO)
"Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condenava? matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.
Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma! Nenhuma!"
(Lima Barreto)
As obras do autor desse trecho integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica, porque ele:
Ⓐ desenvolve temas do nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.
Ⓑ engloba toda a produção literária que se fez antes do Modernismo.
Ⓒ antecipa temática e formalmente as manifestações modernistas.
Ⓓ se preocupa com o estudo das raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.
Ⓔ prepara pela irreverência de sua linguagem as conquistas estilísticas do Modernismo.

17. (UELPR - QUESTÃO) - Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
Ⓐ a intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
Ⓑ a adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
Ⓒ a expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira.
Ⓓ a prática de um experimentalismo lingüístico radical.
Ⓔ o estilo conservador do antigo regionalismo romântico.

18. (UFRGS - QUESTÃO) - Lima Barreto é um autor que se caracteriza por criar tipos:
Ⓐ rústicos, ligados ao campo.
Ⓑ aristocratas, ligados ao campo.
Ⓒ aristocratas, ligados à cidade.
Ⓓ burgueses, ligados à cidade.
Ⓔ populares, ligados ao subúrbio.

19. (PUCRS - QUESTÃO) - Na figura de ....., Monteiro Lobato criou o símbolo do brasileiro abandonado ao seu atraso e miséria pelos poderes públicos.
Ⓐ O Cabeleira
Ⓑ Jeca Tatu
Ⓒ João Miramar
Ⓓ Blau Nunes
Ⓔ Augusto Matraga

20. (FAUSSP - QUESTÃO) - Criador da literatura infantil brasileira. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado.
Ⓐ Monteiro Lobato
Ⓑ Jorge de Lima
Ⓒ Rui Barbosa
Ⓓ José de Anchieta
Ⓔ José Lins do Rego






GABARITO

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