01. (ESPCEX) Leia o fragmento abaixo:
“AO LEITOR
Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, cousa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, e quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne, ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual, ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.”
O fragmento acima é parte da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em folhetim em 1880 e editada em livro em 1881. Essa obra, de autoria de
[A] Machado de Assis, é uma das mais conhecidas do Naturalismo no Brasil.
[B] Guimarães Rosa, é tida como a mais importante produção do Modernismo no Brasil.
[C] Aluísio Azevedo, lançou no Brasil o movimento denominado Naturalismo.
[D] Machado de Assis, é apontada como o marco inicial do Realismo no Brasil.
[E] Aluísio Azevedo, encerra o Romantismo e inicia o Realismo brasileiro.
I - "Traduz um retorno ao equilíbrio e à simplicidade dos modelos greco-romanos."
II - "O romance é encarado como um instrumento de denúncia e combate, uma vez que focaliza os desequilíbrios sociais."
III - "A natureza do homem, como a dos demais seres vivos, é determinada por circunstâncias exteriores."
IV - "O homem em conflito entre a razão e a fé, entre os sentidos e o espírito."
V - "Enfoque espiritualista da mulher, envolvendo-a num clima de sonho onde predomina o vago, o impreciso e o etéreo."
Referem-se ao Realismo e/ou Naturalismo as afirmativas:
a) I e II.
b) IV e V.
c) III e IV.
d) I e V.
e) II e III.
03. (ESA) A obra literária que marca o final do Romantismo e o início do Realismo no Brasil é
A) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães.
B) “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo.
C) “O Guarani”, de José de Alencar.
D) “O Ateneu”, de Raul Pompéia.
E) “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
04. (MS CONCURSOS) Caracterizava-se pela preocupação com a verdade, não apenas verossímil, mas com a verdade exata, a que se chega através de observação e análise. Na recriação artística da realidade, os autores da época põem em primeiro plano as impressões sensoriais, através da descrição objetiva. Os detalhes são da maior importância e nada é desprovido de interesse. O movimento valoriza as personagens esféricas, que apresentam simultaneamente várias qualidades ou tendências; são complexas, multiformes, repelem qualquer simplificação. Centra-se no presente, no momento vivido pelo autor. São frequentes a crítica social, que busca desnudar as mazelas da burguesia e do clero, e a análise psicológica, voltada para a investigação dos motivos das ações humanas. Tais afirmações referem-se ao:
a) Arcadismo.
b) Romantismo.
c) Barroco.
d) Naturalismo.
e) Realismo.
05. (QUESTÃO) Tendo em vista as estéticas literárias brasileiras, podemos afirmar que o Realismo Brasileiro
a) foi marcado por uma intensa preocupação com o aspecto histórico da nação.
b) determinou o surgimento de uma nova escrita literária cuja ênfase recaiu nas relações amorosas de finais felizes.
c) ao se confundir com o Naturalismo, pretendeu uma objetividade maior com vistas a retratar a realidade.
d) foi o grande responsável pela afirmação de uma literatura de caráter sugestivo e ambíguo.
e) veiculou uma visão idealizada da aristocracia brasileira do tempo do Império.
06. (QUESTÃO) Inicia no Brasil em 1881, com o romance em 1ª pessoa, de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas:
a) Arcadismo.
b) Romantismo.
c) Barroco.
d) Realismo.
e) Naturalismo.
07. (QUESTÃO) As características:
- Objetivismo
- Cientificismo (determinismo + positivismo + darwinismo)
- Materialismo x sentimentalismo
- Decadência de algumas esferas sociais ( casamento, igreja, relações interpessoais)
- Análise psicológica das personagens
- Crítica social (burguesia)
- Heróis problemático = comete falhas
- Objetivismo
- Cientificismo (determinismo + positivismo + darwinismo)
- Materialismo x sentimentalismo
- Decadência de algumas esferas sociais ( casamento, igreja, relações interpessoais)
- Análise psicológica das personagens
- Crítica social (burguesia)
- Heróis problemático = comete falhas
Retratam o:
a) Parnasianismo.
b) Romantismo.
c) Barroco.
d) Realismo.
e) Modernismo.
08. (QUESTÃO) O Realismo, escola literária cujo principal representante brasileiro foi Machado de Assis, tem como característica principal a retratação da realidade tal qual ela é, fugindo dos estereótipos e da visão romanceada que vigorava até aquele momento. Sobre o contexto histórico no qual o Realismo está situado, são corretas as proposições:
I- O Brasil vivia tempos de calmaria política e social, havia um clima de conformidade, configurando o contentamento da colônia com sua metrópole, Portugal.
II- Em virtude das intensas transformações sociais e políticas, o Brasil é retratado com fidedignidade, reagindo às propostas românticas de idealização do homem e da sociedade.
III- O país vivia o declínio da produção açucareira e o deslocamento do eixo econômico para o Rio de Janeiro em razão do crescimento do comércio cafeeiro.
IV- Tem grande influência das teorias positivistas originárias na França, onde também havia um movimento de intensa observação da realidade e descontentamento com os rumos políticos e sociais do país.
V- Surgiu na segunda metade do século XX, quando no mundo eclodiam as teorias de expansões territoriais que culminaram nas duas grandes guerras. O Realismo teve como propósito denunciar esse panorama de instabilidade mundial.
Estão corretas:
a) todas estão corretas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) I, II e III estão corretas.
d) II, III e IV estão corretas.
e) I e V estão corretas.
I- O Brasil vivia tempos de calmaria política e social, havia um clima de conformidade, configurando o contentamento da colônia com sua metrópole, Portugal.
II- Em virtude das intensas transformações sociais e políticas, o Brasil é retratado com fidedignidade, reagindo às propostas românticas de idealização do homem e da sociedade.
III- O país vivia o declínio da produção açucareira e o deslocamento do eixo econômico para o Rio de Janeiro em razão do crescimento do comércio cafeeiro.
IV- Tem grande influência das teorias positivistas originárias na França, onde também havia um movimento de intensa observação da realidade e descontentamento com os rumos políticos e sociais do país.
V- Surgiu na segunda metade do século XX, quando no mundo eclodiam as teorias de expansões territoriais que culminaram nas duas grandes guerras. O Realismo teve como propósito denunciar esse panorama de instabilidade mundial.
Estão corretas:
a) todas estão corretas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) I, II e III estão corretas.
d) II, III e IV estão corretas.
e) I e V estão corretas.
09. (ESPCEX) "Cultivado no Brasil por Machado de Assis, é uma narrativa voltada para a análise psicológica e crítica da sociedade a partir do comportamento de determinados personagens".
O texto acima refere-se ao romance
a) sertanejo.
b) fantástico.
c) histórico.
d) realista.
e) romântico.
O texto acima refere-se ao romance
a) sertanejo.
b) fantástico.
c) histórico.
d) realista.
e) romântico.
10. (FMTM) Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo.
a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.
b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais.
c) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher.
d) Linguagem metafórica; protagonista tratado como antiherói; sentimentalismo.
e) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.
a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.
b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais.
c) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher.
d) Linguagem metafórica; protagonista tratado como antiherói; sentimentalismo.
e) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.
11. (PUCPR) Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.
b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes.
c) O Realismo surgiu como conseqüência do cientificismo do século XIX.
d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo.Escreveu Madame Bovary.
e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.
a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.
b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes.
c) O Realismo surgiu como conseqüência do cientificismo do século XIX.
d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo.Escreveu Madame Bovary.
e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.
12. (QUESTÃO) Dentre estas obras e os seus respectivos autores, indique aquela que pertença ao Realismo brasileiro.
a) Macunaíma – Mário de Andrade.
b) Iracema – José de Alencar.
c) Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis.
d) Fanfarras – Teófilo Dias.
e) O missionário - Inglês de Sousa
13. (UFMS) Leia o trecho a seguir do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, escritor do realismo brasileiro.
“Natividade e Perpétua conheciam outras partes, além de Botafogo, mas o Morro do Castelo, por mais que ouvissem falar dele e da cabocla que lá reinava em 1871, era-lhes tão estranho e remoto como o clube. O íngreme, o desigual, o mal calçado da ladeira mortificavam os pés às duas pobres donas. Não obstante, continuavam a subir, como se fosse penitência, devagarinho, cara no chão, véu para baixo. A manhã trazia certo movimento; mulheres, homens, crianças que desciam ou subiam, lavadeiras e soldados, algum empregado, algum lojista, algum padre, todos olhavam espantados para elas, que aliás vestiam com grande simplicidade; mas há um donaire que se não perde, e não era vulgar naquelas alturas. A mesma lentidão do andar, comparada à rapidez das outras pessoas, fazia desconfiar que era a primeira vez que ali iam. Uma crioula perguntou a um sargento: ‘Você quer ver que elas vão à cabocla?’ E ambos pararam a distância, tomados daquele invencível desejo de conhecer a vida alheia, que é muita vez toda a necessidade humana” (ASSIS, Machado, 1904, p. 1 e 2).
Com base no trecho lido, assinale a alternativa que contém uma característica do movimento realista.
a) A maior subjetividade possível, exaltando aspectos pessoais e sentimentais das personagens, em um cenário muitas vezes caótico.
b) Crítica social, com ênfase no estilo de vida burguês que enaltece os hábitos de vida da aristocracia, que vive a vida ao seu máximo.
c) Objetividade, com grande ênfase nos aspectos científicos e positivistas, que analisam e destrincham o comportamento humano.
d) Objetividade e crítica social, rejeitando o estilo de vida burguês ao centralizar personagens populares em seus espaços, hábitos e pensamentos.
e) Enfoque nas mudanças sociais, criticando o avanço das máquinas e as alterações no tempo, no estilo de vida e no trabalho.
14. (QUESTÃO) Sobre a linguagem do Realismo analise as afirmativas a seguir:
I- A linguagem do Realismo é direta, clara, culta, descritiva, detalhada, impessoal, universal, objetiva e realista. O Realismo representou um movimento artístico e cultural que teve início em meados do século XIX na Europa.
II- O Realismo teve como marco inicial a publicação de “Madame Bovary” (1857) de Gustave Flaubert.
III- Em Portugal, o Realismo começa em 1865, com a Questão Coimbrã, travada entre dois grupos de literatos: os ultrarromânticos e os defensores do Realismo.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I e II.
b) Apenas III.
c) I, II e III.
d) Apenas II e III
e) Nenhuma das alternativas.
15. (QUESTÃO) “Dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca.” Sabendo que o trecho, acima, refere-se à obra literária Dom Casmurro e seu autor é Machado de Assis o mesmo pertence a qual período literário?
a) Realismo
b) Barroco
c) Pré-modernismo.
d) Romantismo
e) Modernismo
16. (Instituto Excelência) Leia o fragmento a seguir, e assinale a alternativa correta: “Era uma boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes.” O trecho acima pertence a obra chamada:
a) Iracema
b) Senhora
c) O Cortiço
d) A Moreninha
e) Memórias póstumas de Brás Cubas
17. (FADESP) Sobre a obra de Machado de Assis, é correto afirmar que
a) desdobra-se em diferentes gêneros literários: poesia, teatro, prosa de ficção (romances, crônicas, contos), crítica literária. Nesse último gênero, o autor superou-se e suplantou todos os demais.
b) é avançada nos temas, ao figurar a sociedade brasileira da época, desde sua composição multicultural, até os dramas advindos das diferenças sociais. No entanto, é retrógrada em seus recursos expressivos.
c) é a representação máxima do Realismo brasileiro, ao traçar o homem inserto em uma sociedade regida por determinada ideologia, sem o determinismo biológico da corrente naturalista.
d) demonstra avanços técnicos, como o uso do discurso indireto livre e do monólogo interior, mas perde força por apresentar linguagem por demais formal para a época e por temas moralizantes.
e) dificultou a empatia das inúmeras leitoras do final do século XIX e início do XX com a presença de um narrador que, às vezes, tripudia o leitor, por isso, ao falecer em 1908, o autor já tinha sido suplantado por outros autores.
18. (FEI-SP) "Desnudam-se as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima; e buscam-se para ambas causas naturais (raça, clima, temperamento) ou culturais (meio e educação), que lhes reduzem de muito a área de liberdade. O escritor tomará a sério as suas personagens e se sentirá no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido positivista de dissecar os móveis do seu comportamento." (Alfredo Bosi)
O texto refere-se ao:
a) Romantismo
b) Realismo.
c) Simbolismo.
d) Parnasianismo.
e) Modernismo.
19. (UDESC) O Naturalismo está interligado ao Realismo. Ambos têm como objetivo a observação da realidade exterior, além de marcarem na literatura, praticamente, o mesmo período, embora apresentem características peculiares. Analise as proposições e coloque (1) para os referenciais do Realismo e (2) para os do Naturalismo.
( ) A publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, assinala esta escola literária.
( ) Visão determinista e mecanicista do homem.
( ) Cientificismo – o homem é considerado como um caso a ser analisado cientificamente.
( ) Personagens dominados pelos instintos naturais e sexuais.
( ) Linguagem simples, natural, correta e clara.
( ) Linguagem com termos mais específicos, vocabulário mais voltado à medicina, psicologia, biologia.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 2 – 2 – 1 – 2
b) 1 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 1
d) 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1
e) 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2
20. (UECE) A distinção entre o Realismo e o Naturalismo nem sempre é muito nítida, exceto nos textos em que se exagera a segunda tendência. Sobre isso, escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) Os naturalistas enfatizam o fato de a hereditariedade física e psicológica determinar o comportamento das personagens.
( ) A personagem naturalista é reduzida a quase nada; seu comportamento aproximase do comportamento animal.
( ) Uma característica frequente nas personagens realistas é a ênfase na satisfação de necessidades instintivas.
( ) O desequilíbrio das personagens realistas permanece latente até que o ambiente físico e social favoreça sua manifestação, portanto, juntando-se os fatores herança biológica e ambiente, criam-se condições para que se manifeste o conflito dramático da personagem realista.
A sequência correta, de cima para baixo, é
a) F, F, V, V.
b) V, V, F, F.
c) F, V, F, V.
d) V, F, V, F.
e) V, V, V, F.
21. (CESPE) Textos para a questão
Texto I
A beleza de Virgília tinha agora um tom grandioso, que não possuíra antes de casar. Era dessas figuras talhadas em pentélico, de um lavor nobre, rasgado e puro, tranquilamente bela, como as estátuas, mas não apática nem fria. Ao contrário, tinha o aspecto das naturezas cálidas, e podia-se dizer que, na realidade, resumia todo o amor. Resumia-o sobretudo naquela ocasião, em que exprimia mudamente tudo quanto pode dizer a pupila humana. Mas o tempo urgia; deslacei-lhe as mãos, peguei-lhe nos pulsos, e, fito nela, perguntei-lhe se tinha coragem.
— De quê?
— De fugir.
Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas. LXIII Fujamos. Porto Alegre: L&PM, 2004, p.110-1.
Texto II
Rita, essa noite, recolhera-se aflita e assustada. (...) Desde que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranquila seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de raça superior. O cavouqueiro, pelo seu lado, cedendo às imposições mesológicas, enfarava a esposa, sua congênere, e queria a mulata, porque a mulata era o prazer, era a volúpia, era o fruto dourado e acre destes sertões americanos, onde a alma de Jerônimo aprendeu lascívias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos bodes.
Aluísio Azevedo. O cortiço. Cap. XV. São Paulo: Ática, 1990, p. 117
Tendo como referência os textos I e II, assinale a opção correta acerca da representação literária da vida social pelas obras realistas e naturalistas.
a) No Naturalismo, o escritor evidencia a subjetividade de personagens objetivamente degradados.
b) Em O Cortiço, o determinismo impede que os personagens alcancem um destino social e econômico diferente daquele determinado pelo meio em que vivem.
c) Aluísio Azevedo procura aproximar sua arte das ciências naturais e sociais, o que o impede de produzir uma representação social marcada pelo preconceito de classe e pelo racismo.
d) Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, predomina a descrição dos ambientes sobre a ação dos personagens.
e) Na obra realista, o foco na perspectiva psicológica dos personagens impede a representação profunda e crítica da vida social.
22. (CESPE) Textos para a questão
Texto I
A beleza de Virgília tinha agora um tom grandioso, que não possuíra antes de casar. Era dessas figuras talhadas em pentélico, de um lavor nobre, rasgado e puro, tranquilamente bela, como as estátuas, mas não apática nem fria. Ao contrário, tinha o aspecto das naturezas cálidas, e podia-se dizer que, na realidade, resumia todo o amor. Resumia-o sobretudo naquela ocasião, em que exprimia mudamente tudo quanto pode dizer a pupila humana. Mas o tempo urgia; deslacei-lhe as mãos, peguei-lhe nos pulsos, e, fito nela, perguntei-lhe se tinha coragem.
— De quê?
— De fugir.
Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas. LXIII Fujamos. Porto Alegre: L&PM, 2004, p.110-1.
Texto II
Rita, essa noite, recolhera-se aflita e assustada. (...) Desde que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranquila seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de raça superior. O cavouqueiro, pelo seu lado, cedendo às imposições mesológicas, enfarava a esposa, sua congênere, e queria a mulata, porque a mulata era o prazer, era a volúpia, era o fruto dourado e acre destes sertões americanos, onde a alma de Jerônimo aprendeu lascívias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos bodes.
Aluísio Azevedo. O cortiço. Cap. XV. São Paulo: Ática, 1990, p. 117
A partir da leitura comparativa entre os textos I e II, assinale a opção correta acerca da diferença entre a produção literária realista e a naturalista no Brasil.
a) No texto I, o narrador, onisciente, relata os acontecimentos em terceira pessoa e distanciado da ação; no texto II, o narrador participa da ação e narra em primeira pessoa.
b) O texto machadiano apresenta uma relação amorosa legitimada pela sociedade da época, enquanto o de Azevedo refere-se a uma situação condenada socialmente: o adultério.
c) No texto I, Virgília é descrita de maneira humanizada; no texto II, Rita é apresentada de forma zoomorfizada.
d) Tal como se depreende da leitura dos textos I e II, as ações de Virgília eram regidas pelo instinto; as de Rita, impedidas pelo medo.
e) Os personagens de Machado de Assis pertencem às classes populares e os de Aluísio Azevedo representam as classes dominantes.
23. (QUESTÃO) Considere a seguinte análise sobre uma das principais obras da Literatura Brasileira e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
“Publicado pela primeira vez em 1899, Dom Casmurro é uma das grandes obras escritas por ______________ e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu”.
(Guia do Estudante, 23/10/12, com adaptações).
a) Guimarães Rosa.
b) José Saramago.
c) Luís de Camões.
d) Machado de Assis.
e) José de Alencar.
24. (IF-SC) A seguir são apresentadas algumas afirmativas sobre a literatura brasileira. Marque (V) para as afirmações que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA das respostas, de cima para baixo.
( ) No período do Romantismo brasileiro, observa-se na obra de alguns autores a influência de alguns preceitos religiosos. Tais preceitos, quando levados ao extremo, geraram conflitos que acabaram se refletindo na linguagem rebuscada – repleta de antíteses, paradoxos e inversões sintáticas – e também na temática voltada, principalmente, a questões religiosas.
( ) No período do Pré-Modernismo brasileiro, surgiram vários movimentos de vanguarda que influenciaram o movimento Modernista. Dentre eles, estão o Cubismo e o Dadaísmo. O primeiro influenciou, entre outros aspectos, na disposição gráfica dos poemas; o segundo defendia, entre outras ideias, que os autores não seguissem nenhuma regra.
( ) O Barroco brasileiro, que tem como um de seus autores mais importantes Gregório de Matos Guerra, foi época de grande produção literária e era costume as obras serem distribuídas nas casas em forma de folhetins. Devido à temática desenvolvida nos textos – amor e religião –, elas eram consideradas histórias para serem lidas pelas “moças de família” da época.
( ) Cruz e Sousa, poeta catarinense e um dos maiores representantes da poesia Simbolista no Brasil, produziu obras cujas características envolvem, entre outras, o subjetivismo e a musicalidade. É comum, na obra do poeta, o emprego de figuras de linguagem, a exemplo da aliteração, assonância e sinestesia.
( ) O Parnasianismo, também conhecido como Neoclassicismo, tinha como um dos princípios básicos a “arte pela arte”, segundo o qual a preocupação maior do poeta deveria ser atingir a perfeição formal. Para tanto, eram adotados recursos como o emprego de rimas raras, uso de vocabulário erudito e rigor na métrica, entre outros.
( ) A literatura realista do século XIX rejeitava o objetivismo, exigindo que as artes tivessem uma função social. A representação idealizada da realidade foi o motivo pelo qual a literatura do realismo começou a ser reconhecida como “literatura engajada”, já que representava a maneira como a realidade poderia ser transformada.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
a) V, V, F, V, F, V.
b F, F, V, V, F, F.
c) F, F, V, F, V, V.
d) F, V, F, V, V, F.
e) V, F, V, F, V, F.
01. [D] Machado de Assis, é apontada como o marco inicial do Realismo no Brasil.
02. e) II e III.
03. E) “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
04. e) Realismo.
05. c) ao se confundir com o Naturalismo, pretendeu uma objetividade maior com vistas a retratar a realidade.
06. d) Realismo.
07. d) Realismo.
08. d) II, III e IV estão corretas.
09. d) realista.
10. a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.
11. a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.
12. c) Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis.
13. d) Objetividade e crítica social, rejeitando o estilo de vida burguês ao centralizar personagens populares em seus espaços, hábitos e pensamentos.
14. c) I, II e III.
15. a) Realismo
16. e) Memórias póstumas de Brás Cubas
17. c) é a representação máxima do Realismo brasileiro, ao traçar o homem inserto em uma sociedade regida por determinada ideologia, sem o determinismo biológico da corrente naturalista.
18. b) Realismo.
19. a) 1 – 2 – 2 – 2 – 1 – 2
20. b) V, V, F, F.
21. b) Em O Cortiço, o determinismo impede que os personagens alcancem um destino social e econômico diferente daquele determinado pelo meio em que vivem.
22. c) No texto I, Virgília é descrita de maneira humanizada; no texto II, Rita é apresentada de forma zoomorfizada.
23. d) Machado de Assis.
24. d) F, V, F, V, V, F.