01. (ESA-CFS) A segunda maior região hidrográfica brasileira em termos de vazão, que apresenta a maior ilha fluvial do mundo – Ilha do Bananal – e a usina hidrelétrica de Tucuruí, é a região hidrográfica do:
a) Paraná
b) Amazonas
c) São Francisco
d) Tocantins-Araguaia
e) Atlântico Sul
A) A região hidrográfica do Paraná é a bacia hidrográfica com maior capacidade instalada de geração de energia hidrelétrica.
B) A região hidrográfica do São Francisco é a terceira em volume de escoamento superficial.
C) A região hidrográfica do Uruguai é a segunda mais importante da Região Nordeste.
D) Na região hidrográfica do Atlântico leste, situa-se o Aquífero Guarani.
E) A região hidrográfica do Parnaíba é formada por córregos que nascem nas vertentes da Serra do Mar.
03. (ESA-CFS) Assinale a alternativa que apresenta a segunda maior bacia hidrográfica brasileira em termos de volume de vazão e que possui uma imensa bacia sedimentar onde está localizada a maior ilha fluvial do mundo.
A) Bacia Amazônica.
B) Bacia do Paraná.
C) Bacia do Tocantins-Araguaia.
D) Bacia do São Francisco.
E) Bacia do Paraguai.
04. (ESA-CFS) Sendo um dos principais rios que cortam o território brasileiro, o rio Paraná é formado por meio da confluência dos rios:
a) Tietê e Paraíba do sul
b) Tietê e Iguaçu
c) Paranaíba e Grande
d) Parnaíba e Araguaia
e) Tietê e Paranapanema
05. (ESA-CFS) O Brasil, devido a sua dimensão geográfica e a suas condições climáticas, possui diversas bacias hidrográficas. Sobre as características dessas bacias, é correto afirmar que:
a) a bacia do Rio Amazonas apresenta um regime nível e pluvial em toda sua extensão.
b) a bacia do Rio Paraná é a bacia com maior potencial hidroelétrico disponível no país.
c) na bacia do Rio Tocantins- Araguaia, localizam-se a hidroelétrica de Belo Monte e também a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal.
d) a bacia do Rio Parnaíba é a mais importante da região Norte e apresenta afluentes perenes em toda sua área de drenagem.
e) a bacia do Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra e atravessa o sertão semiárido. É navegável entre Pirapora-MG e Juazeiro-BA.
06. (IBADE) O Rio Amazonas nasce na Cordilheira do Andes, no Peru, e tem sua bacia finalizada no Oceano Atlântico, no Brasil. É o único rio do mundo com uma foz mista. Grande parte do território da bacia encontra-se em áreas de planícies e planaltos na Região Norte do Brasil, que abrange os seguintes estados, EXCETO:
a) Acre.
b) Amapá.
c) Amazonas.
d) Rondônia.
e) Goiás.
07. (CESP) A bacia hidrográfica do rio Madeira é uma bacia transfronteiriça, que se estende por partes da Bolívia, do Brasil e do Peru e que está inseria na bacia do rio Amazonas, a maior em todo o planeta. O rio Madeira nasce da união dos rios Beni e Mamoré, na Bolívia, e tem uma extensão de aproximadamente 3.240 quilômetros até encontrar o rio Amazonas, no Brasil.
Internet:<http://ec2-54-174-225-193.compute-1.amazonaws.com/> (com adaptações).
Assinale a opção correta, a respeito das usinas situadas no rio Madeira.
a) Como as hidrelétricas rondonienses de Jirau e Santo Antônio foram construídas no século XXI, suas obras aconteceram sem paralisação e sem conflitos, atendendo aos padrões de sustentabilidade ambiental e de segurança energética do país.
b) A usina hidrelétrica de Jirau é a de maior capacidade geradora de energia elétrica da região Norte e a responsável pela inclusão de Rondônia no Sistema Interligado Nacional (SIN), que gera energia para abastecer o Acre e as regiões Sul e Sudeste.
c) Na margem direita do rio Madeira, em uma cachoeira chamada Samuel, foi construída a hidrelétrica de mesmo nome, obra que resultou em prejuízos a muitas famílias e problemas de reassentamento dos desabrigados.
d) O complexo hidrelétrico implantado no rio Madeira foi construído com o fim de fornecer, exclusivamente, energia para as 20 milhões de pessoas residentes na região Norte e combater os apagões enfrentados pelas cidades mais populosas.
e) Uma das principais usinas hidrelétricas do rio Madeira é a usina de Santo Antônio, que abastece o sistema regional Rondônia-Acre, além de distribuir energia para as demais regiões do país pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).
08. (ESA-CFS) A terceira região ou bacia hidrográfica com a terceira em volume de escoamento superficial, com a maior capacidade instalada de energia hidrelétrica é a região hidrográfica:
a) Paraná
b) São Francisco
c) Amazônica
d) Tocantins-Araguaia
e) Parnaíba
09. (ESA-CFS) O Aquífero Guarani constitui-se num grande reservatório subterrâneo de água doce e distribui-se por oito estados brasileiros. Dentre eles encontra-se o estado do(a)
A) do Rio de Janeiro.
B) da Bahia.
C) do Amazonas.
D) de Minas Gerais.
E) do Pará.
10. (FEPESE) Analise as afirmativas abaixo sobre o Rio Amazonas.
1. Sua bacia hidrográfica abrange cerca de 7 países da América do Sul: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e Chile.
2. Quando chega ao Brasil recebe o nome de Solimões, que, ao encontrar com o Rio Negro, se torna o Rio Amazonas.
3. É considerado o segundo rio mais extenso do mundo, perdendo apenas para o Rio Jordão no Egito.
4. Deságua no Oceano Atlântico, localizado entre os estados do Pará e Amapá.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
11. (IBADE) A presença de um batelão (embarcação típica dos rios da Amazônia) próxima à confluência dos rios Negro e Solimões pode dar a impressão de se tratar de mais um passeio de turistas interessados em conhecer o famoso Encontro das Águas; contudo, lá estão pesquisadores de algumas das agências reguladoras e de pesquisa sobre águas de países que formam a Bacia Amazônica. Além do Brasil, são países cujos rios formam a bacia Amazônica:
A) Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Argentina, Venezuela.
B) Argentina, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Venezuela, Haiti, Colômbia.
C) Guiana, Guiana Francesa, Nicarágua, Peru, Venezuela, Haiti, Colômbia.
D) Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname, Venezuela.
E) Bahamas, Colômbia, Equador, Nicarágua, Peru, Suriname, Venezuela.
12. (MetroCapital Soluções) O rio Amazonas possui afluentes, em ambos os lados de suas margens, e por estarem, nos dois hemisférios (norte e sul), permitem a dupla captação de águas das cheias de verão. Sobre os afluentes do Rio, analise os itens abaixo:
I – Negro
II – Tapajós.
III – Xingu.
IV – Trombetas.
São afluentes do Rio Amazonas, na margem esquerda, os citados em:
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I e IV, apenas.
E) I, II e III, apenas.
13. (EDUCA) A Bacia Amazônica é uma das Bacias hidrográficas do Brasil, considerada a maior do país e do mundo. Recebe esse nome posto que o rio mais importante da Bacia é o Rio Amazonas, que nasce nos Andes Peruanos. Ele é originado pela confluência do rio Solimões e do rio Negro. Sobre a Bacia Amazônica é correto afirmar que, EXCETO:
a) A Bacia Amazônica possui 7 milhões de Km2 de extensão aproximadamente, no qual cerca de 4 milhões de Km² estão no território brasileiro (que corresponde a 42% do território nacional). Além do Brasil, ela abrange diversos países da América Latina: Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname.
b) Está localizada em grande parte no norte do país e uma porção do centro-oeste, nos estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso.
c) Por ser a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, a Bacia Amazônica possui grande importância ambiental uma vez que detém uma das maiores quantidades de água doce do planeta.
d) O Rio Amazonas é o rio mais extenso do mundo (cerca de 7 mil km de extensão) e o segundo maior em volume de água. É um rio de planície com baixo declividade que possui grande potencial de navegação, sendo que o local apresenta mais de 20 mil quilômetros de vias fluviais navegáveis e ainda o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil.
e) A região hidrográfica da Amazônica é formada por córregos, restingas, praias, igarapés, matas inundadas, lagos de várzea, dentre outros. Assim, muitos rios caudalosos formam a Bacia Amazônica, dentre eles destacamos: Rio Amazonas, Rio Negro Rio Solimões, Rio Madeira e Rio Trombetas.
14. (QUESTÃO) É o maior rio brasileiro, sua extensão é de aproximadamente 2.800 km, passando por cinco estados. O Rio nasce na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG) e escoa no sentido Sul-Norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para o Sudeste, chegando até sua foz no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe. Trata-se da:
a) Bacia Platina.
b) Bacia Amazônica.
c) Bacia do São Francisco.
d) Bacia do Tocantins-Araguaia.
e) Bacia do Paranaíba
15. (IDHTEC) Referente aos rios do semiárido brasileiro é INCORRETO afirmar:
a) A principal característica hidrográfica do Semiárido brasileiro é o caráter intermitente de seus rios. Esta característica está diretamente relacionada com a precipitação da região.
b) Os rios e riachos são irregulares, onde o fluxo de água superficial desaparece durante seu período de estiagem.
c) O domínio dos rios intermitentes está associado aos limites do clima semiárido; inicia-se na calha do rio Parnaíba e se estende até o sul do sertão baiano.
d) Os rios do Semiárido estão assentados sobre solos rasos e pouco permeáveis (litólicos), o que dificulta o armazenamento de água nesta região.
e) Os rios do Semiárido apresentam dois tipos de regimes hidrológicos: o temporário e o efêmero. Enquanto que os rios temporários apresentam fluxo de água superficial somente após uma precipitação não previsível, os rios efêmeros estão marcados pela presença de um fluxo de água superficial maior ao longo do seu ciclo hidrológico, e um período de seca estacional.
16. (FEPESE) Imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, o Brasil.
a) Aquífero Karst
b) Aquífero Cone Sul
c) Aquífero Alter do Chão
d) Aquífero do Pantanal
e) Aquífero Guarani
17. (QUESTÃO) É uma bacia totalmente brasileira, nasce na Serra da Canastra-MG e vai ao encontro do mar entre Sergipe e Alagoas. Possui trechos navegáveis de Pirapora-MG a Juazeiro-BA, contudo alguns locais nesse trecho estão se tornando instransponíveis, devido à degradação ambiental. O trecho acima faz referência a:
a) Bacia de São Thomé.
b) Bacia Platina.
c) Bacia do Tocantins.
d) Bacia do São Francisco.
e) Bacia do Rio Paraíba do Sul.
18. (FEPESE) Conhecido como Rio da Integração Nacional, está passando por um processo de transposição de suas águas. Estamos falando do rio:
a) Juruá.
b) Madeira.
c) Solimões.
d) Amazonas.
e) São Francisco.
19. (QUESTÃO) Sobre as regiões hidrográficas brasileiras leia o trecho abaixo:
Esta região ocupa uma área de 185.856km², que corresponde a 2,18% do território nacional. Tem início na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná e se estende até o Arroio Chuí no extremo sul do país. Compreende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região predominam rios de pequeno porte que escoam diretamente para o mar. Com exceção para os rios Itajaí e Capivari em Santa Catarina que apresentam maior volume de água. São encontrados rios de grande porte como Taquari-Antas, Jacuí, Vacacaí e Camaquã.
Estamos se referindo a :
a) Região Hidrográfica Atlântico Sul.
b) Região Hidrográfica Atlântico Leste.
c) Região Hidrográfica do Paraguai.
d) Região Hidrográfica do Paraíba do Sul.
e) Região Hidrográfica do Tietê.
20. (IBADE) “A gente avançou bastante e passamos a chamar de SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. Fizemos um estudo e vimos que aquilo que era (...) muito maior do que sempre se considerou, e criamos um novo nome para que não ficasse essa confusão”, explicou o professor do Instituto de Geociência da UFPA Francisco Mato”
(UOL, 21/03/2015 Disponível em: < http://bit.ly/2w10iAE>. Adaptado)
Antes de ser rebatizado de SAGA, como era conhecido este aquífero?
a) Aquífero Guarani
b) Aquífero Rio Branco
c) Aquífero Alter do Chão
d) Aquífero Acreano
e) Aquífero de Furnas
21. (ICN) Assinale com V ou F as assertivas conforme sejam verdadeiras ou falsas em relação à hidrografia brasileira.
( ) Há domínio de rios com foz do tipo estuário e drenagem endorreica.
( ) A bacia Platina é totalmente brasileira.
( ) O Rio São Francisco, importantíssimo rio para o Sertão Nordestino possui drenagem exorreica.
( ) Na hidrografia brasileira há predomínio de rios de planícies, que lhes conferem elevado potencial hidrelétrico.
Assinale a sequência correta:
a) F - F - V - F
b) V - F - F - V
c) F - V - V - V
d) F - V - F - F
e) V - V - F - F
22. (FUNDATEC) Considerando os rios de grande porte no Brasil, só encontramos regimes temporários no:
a) Sertão Nordestino.
b) Sudeste.
c) Centro-oeste.
d) Sudoeste.
e) Norte.
23. (QUESTÃO) O rio São Francisco atravessa o Sertão nordestino, a região mais seca do Brasil. Suas águas são usadas para abastecimento, lazer e irrigação. Tem mais de 2.000 km de trecho navegáveis. A região hidrográfica do São Francisco abrange os seguintes estados:
a) Espírito Santo, Goiás, Bahia e São Paulo.
b) Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Pará.
c) Acre, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul.
d) Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal.
e) Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Rio de Janeiro.
24. (IBADE) Com relação à consistência do escoamento para classificar os cursos d’água, existe um tipo que está relacionado aos cursos d’água que contém água durante todo o tempo, o lençol subterrâneo mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas. Este curso d’água é chamado de:
a) intermitente.
b) perene.
c) efêmero.
d) montante.
e) jusante.
25. (IBADE) Os rios brasileiros são utilizados para produção de energia elétrica, navegação, pesca, turismo, irrigação e abastecimento de água potável para as cidades. São ações predatórias do homem que prejudicam o abastecimento de água potável, EXCETO:
a) desperdício de água.
b) poluição.
c) ocupação irregular.
d) assoreamento dos rios.
e) controle do desmatamento.
26. A respeito das regiões hidrográficas brasileiras, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Região Hidrográfica do Paraguai: é a maior bacia brasileira genuinamente de planície. Seu rio principal, o Paraguai, nasce no Brasil e atravessa terras paraguaias e argentinas. Suas cheias são responsáveis pela paisagem do Pantanal mato-grossense.
( ) Região Hidrográfica do São Francisco: seu principal rio nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, atravessa áreas de clima tropical de altitude e desemboca no Oceano Atlântico, na divisa de Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco é tipicamente um rio de planície.
( ) Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia: é a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira. Seus dois rios formadores nascem no estado de Goiás e nela se encontra a maior ilha fluvial do mundo, a ilha do Bananal.
( ) Região Hidrográfica do Paraná: é a região hidrográfica de maior aproveitamento hidrelétrico do país. Seu rio principal, o Paraná, é formado pela junção dos rios Grande e Parnaíba, e deságua fora do território nacional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – F – V – F.
b) F – V – F – V.
c) V – V – F – F.
d) V – V – V – F.
e) V – F – V – V.
27. (FUNDATEC) Relativo às bacias hidrografias e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
COLUNA 1
1. Montante.
2. Jusante.
3. Interflúvio.
4. Talvegue.
COLUNA 2
( ) Linha de relativa sinuosidade localizada no fundo de um vale, originária a partir da junção de duas superfícies, formando um ângulo.
( ) É a direção de um ponto mais baixo para o mais alto, parte onde nasce o rio.
( ) Lado para onde se dirige a corrente de água.
( ) Relevo estreito, alongado e semelhante a um planalto ou cume entre dois vales.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 1 – 2 – 3 – 4.
b) 2 – 3 – 1 – 4.
c) 2 – 3 – 4 – 1.
d) 4 – 1 – 2 – 3.
e) 3 – 4 – 2 – 1.
38. (VUNESP) Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de aquífero.
a) Reservatório de água subterrânea que delimita bacias hidrográficas superficiais.
b) Conjunto de rochas porosas e permeáveis capaz de reter água no subsolo.
c) Águas salinas acumuladas em profundidade, resultado de períodos geológicos pretéritos.
d) Conjunto de rochas impermeáveis que asseguram a disponibilidade de água em superfície.
e) Águas subterrâneas acumuladas sob o solo dos grandes centros urbanos, geralmente contaminadas.
29. (IBFC) “As águas superficiais constituem parte da riqueza dos recursos hídricos de um país. No caso brasileiro, país de extensão continental, a rede fluvial é importante recurso natural, contando em seu território com a maior bacia fluvial do mundo em extensão e em volume de água”.
CUNHA, S. B. Bacias hidrográficas. In.: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. (orgs.) Geomorfologia do Brasil – 8ª ed.. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 12.
Assinale a alternativa correta, considerando as bacias hidrográficas brasileiras:
a) A Bacia do São Francisco tem início no estado de Minas Gerais e seu principal Rio, rio São Francisco, deságua no Oceano Atlântico, na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas. As chuvas médias são 916mm/ano
b) A Bacia Amazônica constitui-se, predominantemente, de topografa plana de rochas cristalinas do pré-cambriano e baixos platôs de sedimentos quaternários. Apesar disso, apresenta nascentes na Cordilheira dos Andes, como o Rio Araguaia. As chuvas médias na bacia são 1120mm/ano
c) A Bacia do Atlântico Leste apresenta rios com perfs longitudinais de rios de planalto (Pardo, Jequitinhonha, Doce e Paraíba do Sul) e drena terras dos estados do Amapá e Pará. Apresenta uma média de 1062mm de chuvas por ano
d) A Bacia do Atlântico Sudeste é a maior bacia brasileira em extensão, drenando estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Apresenta elevados valores de precipitação, com chuvas médias de 2460mm/ano
e) A Bacia do Atlântico Nordeste banha estados como Amapá, Pará, Pernambuco e Alagoas, além de trechos de outros, tendo como principais rios o Rio Negro e o Rio Solimões. As chuvas médias anuais são de 1328mm
30. (QUESTÃO) O Brasil possui cerca de 12% das reservas de água do planeta. Assinale a alternativa que apresenta as duas maiores bacias hidrográficas brasileiras em termos de volume e de vazão.
a) Bacia Amazônica e do Tocantins-Araguaia.
b) Bacia Amazônica e do São Francisco.
c) Bacia Amazônica e do Paraná.
d) Bacia Amazônica e do Paraguai.
e) Bacia Tocantins-Araguaia e e do São Francisco.
GABARITO |
||||||||||||||
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
D |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A |