Romantismo Brasileiro - 30 Exercícios Gabaritados

01. (ESA/CFS) - D. Carolina é o prazer em ebulição; se é inquieta e buliçosa, está em sê-lo a sua maior graça; aquele rosto moreno, vivo e delicado, aquele corpinho, ligeiro como a abelha, perderia metade do que vale, se não estivesse em contínua agitação. O beija-flor nunca se mostra tão belo como quando se pendura na mais tênue flor e voeja nos ares. D. Carolina é um beija-flor completo. 
(MACEDO, J.M.de. A moreninha. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d. p.77.)

A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, é o primeiro romance do Romantismo brasileiro. Nessa passagem, evidenciam-se as seguintes características desse movimento:
a) Sentimentalismo exacerbado e linguagem próxima ao coloquial.
b) Aproximação da leitora e ambientação no contexto burguês.
c) Narrador em primeira pessoa e predomínio do sonho.
d) Idealização feminina e metaforização da natureza.
e) Eu lírico introspectivo e representações vagas.

02. (ESA/CFS) - O movimento literário que caracterizou-se pelo pioneirismo na busca pela nacionalização da literatura por meio da valorização da paisagem e da cultura da nossa terra, opondo-se ao neoclassicismo foi o: 
a) Classicismo. 
b) Arcadismo. 
c) Romantismo. 
d) Parnasianismo. 
e) Simbolismo.

03. (ESA/CFS) - O poeta da Segunda Geração Romântica que soube utilizar, de forma sensível e surpreendente, os temas e as formas estereotipados do Ultrarromantismo, bem como poetizar figuras e imagens retiradas do cotidiano mais banal foi 
a) Gonçalves Dias 
b) José de Alencar 
c) Álvares de Azevedo 
d) Machado de Assis 
e) Castro Alves

04. (ESA/CFS) - A obra literária que marca o final do Romantismo e o início do Realismo no Brasil é 
A) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães. 
B) “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo. 
C) “O Guarani”, de José de Alencar. 
D) “O Ateneu”, de Raul Pompéia. 
E) “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. 

05. (EsPCEx) - A respeito do Romantismo, é correto afirmar que 
a) é o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, iniciado com a publicação do poema épico “Prosopopeia”, e retrata um estado de tensão e desequilíbrio do homem da época. O rebuscamento da linguagem é reflexo do conflito entre o terreno e o celestial. 
b) é uma escola que busca seguir os modelos greco-latinos, inspirada na frase de Horácio “Fugere urbem” e na teoria do “bom selvagem” de Rousseau. Seus autores voltam-se para a natureza em busca da simplicidade. 
c) é um movimento exclusivamente poético, que persegue a objetividade temática e o culto da forma, centrados na estética da “arte pela arte”. Sua influência é basicamente francesa e teve grande aceitação na sociedade brasileira. 
d) a principal característica do movimento é a combinação de recursos estéticos, como a musicalidade, as sugestões cromáticas e sinestésicas. Sua principal marca é o subjetivismo, nas manifestações metafísicas e espirituais. 
e) é um período voltado à pesquisa e à valorização da nacionalidade brasileira, que se inicia com esforços para a construção de uma cultura autêntica e única, buscando valorizar nosso passado histórico e exalta a natureza pátria.

06. (EsPCEx) -
“A vida é noite: o sol tem véu de sangue:
Tacteia a sombra a geração descrita... 
Acorda-te, mortal! É no sepulcro
Que a larva humana se desperta à vida!”

O fragmento apresenta uma tendência
a) romântica: mal-do-século
b) simbolista: transcendência
c) árcade: “aurea mediocritas”
d) social: arte engajada
e) parnasiana: antirromântica

07. (EsPCEx) - “Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar (…). A realidade é que eu almocei, como os demais dias.”
Nesse trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis dirige-se ao leitor e informa como a história deveria ser contada, mas prefere dizer a verdade. Com isso, o autor faz uma crítica ao seguinte estilo de época da literatura:
[A] Realismo, por imprimir uma realidade distorcida apenas para agradar o leitor.
[B] Simbolismo, por recorrer à “fantasia” e apresentar um conflito falso entre matéria e espírito.
[C] Barroco, por apresentar uma linguagem rebuscada e usar figura de linguagem em “titilar-lhe os nervos da fantasia”.
[D] Naturalismo, por apresentar a necessidade animalesca do homem diante de uma fome irônica.
[E] Romantismo, por insinuar que os românticos simulariam padecimentos em vez de contar a verdade.

08. (EsPCEx) - Sobre o Romantismo no Brasil, marque a afirmação correta.
[A] A arte romântica pôs fim a uma tradição clássica de três séculos e dá início a uma nova etapa na literatura, voltada aos assuntos contemporâneos - efervescência social e política, esperança e paixão, luta e revolução - e ao cotidiano do homem burguês.
[B] O lema da bandeira brasileira "Ordem e Progresso" é nitidamente marcado pelos ideais românticos: parte da suposição de que é necessário ordem social para que haja o progresso da sociedade.
[C] O romantismo era um movimento antimaterialista e antirracionalista, que usava símbolos, imagens, metáforas e sinestesias com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo e antilógico.
[D] O movimento inspirou-se em uma lendária região da Grécia Antiga, dominada pelo deus Pan e habitada por pastores, que viviam de modo simples e espontâneo e se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
[E] O estilo romântico registra o espírito contraditório de uma época que se divide entre as influências do Renascimento - o materialismo, o paganismo e o sensualismo - e da onda de religiosidade trazida sobretudo pela Contrarreforma.

09. (EsPCEx) - Assinale a alternativa que apresenta um texto do Romantismo:

a) "Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...

Formas do Amor, constelarmente puras,
De Virgens e de Santas vaporosas...
Brilhos errantes, mádidas frescuras
E dolências de lírios e de rosas..."

b) "Esta, de áureos relevo trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que a suspendia
Então e, ora repleta ora esvazada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Toda de roxas pétalas colmada."

c) "Pensamento gentil de paz eterna,
Amiga morte, vem. Tu és o termo
De dous fantasmas que a existência formam,
- Dessa alma vã e desse corpo enfermo.

Pensamento gentil de paz eterna
Amiga morte, vem. Tu és o nada,
Tu és a ausência das noções da vida,
Do prazer que nos custa a dor passada."

d) "Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade,
verdade é, meu Senhor, que hei delinqüido,
delinqüido vos tenho, e ofendido
ofendido vos tem minha maldade.

Maldade, que encaminha a vaidade,
vaidade que todo me há vencido,
vencido quero ver-me e arrependido,
arrependido a tanta enormidade."

e) "Enquanto pasta alegre o manso gado,
Minha bela Marília, nos sentemos
À sombra deste cedro levantado.
Um pouco meditemos
Na regular beleza,
Que em tudo quanto vive, nos descobre
A sabia natureza.”

10. (EsPCEx) - Leia os textos abaixo e responda a questão.

Texto 1
Sou como a pomba e como as vozes dela
É triste o meu cantar;
– Flor dos trópicos – cá na Europa fria
Eu definho, chorando noite e dia
Saudades do meu lar.
A juriti suspira sobre as folhas secas
Seu canto de saudade;
Hino de angústia, férvido lamento,
Um poema de amor e sentimento,
Um grito d'orfandade!

Texto 2
Fulge de luz banhado, esplêndido e suntuoso
O palácio imperial de pórfiro luzente
E mármor da Lacônia. O teto caprichoso
Mostra, em prata incrustado, o nácar do oriente
Nero no toro erbúreo estende-se indolente...
Gemas em profusão do estrágulo custoso
De ouro bordado veem-se. O olhar deslumbra, ardente,
Da púrpura da Trácia o brilho esplendoroso.

Examinando as características de cada texto, é possível reconhecer neles, respectivamente, exemplos das escolas
A) quinhentista e barroca.
B) romântica e simbolista.
C) romântica e parnasiana.
D) arcádica e barroca.
E) romântica e quinhentista.

11. (EsPCEx) - 
“O incêndio – leão ruivo, ensanguentado,
A juba, a crina atira desgrenhado
Aos pampeiros dos céus!...
Travou-se o pugilato... e o cedro tomba...
Queimado..., retorcendo na hecatomba
Os braços para Deus.
A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara – pula; o cascavel – chocalha...
Raiva, espuma o tapir!
...E às vezes sobre o cume de um rochedo
A corsa e o tigre – náufragos do medo –
Vão trêmulos se unir!”

Esse fragmento de poema apresenta características literárias da poesia
A) romântica condoreira, pela humanização da natureza, incontinência verbal, e pela presença de hipérboles e metáforas, com imagens grandiosas.
B) ultrarromântica, pelo tom suave e melancólico com que descreve a destruição da natureza, descambando para o medo, o pessimismo e a melancolia.
C) barroca, pelo jogo de metáforas, encadeadas através de antíteses e paradoxos, retratando conflito, dúvida, incerteza, ódio e religiosidade.
D) arcádica, pelo descritivismo, pela objetividade, ausência de emoção, e pela identificação entre sentimentos do poeta e a natureza.
E) da primeira fase romântica brasileira, quando se une a exaltação da natureza, sentimentalismo e religiosidade, através de uma linguagem acessível, conforme a simplicidade do tema.

12. (EsPCEx) - 

“O Piaga nos disse que breve seria,
A que nos afliges cruel punição;
E os teus inda vagam por serras por vales,
Buscando um asilo por ínvio sertão

Descobre o teu rosto, ressurjam os bravos,
Que eu vi combatendo no albor da manhã;
Conheçam-te os feros, confessem vencidos
Que és grande e te vingas, que és Deus, ó Tupã!

Nas estrofes acima, é possível reconhecer o estilo de:
A) Gonçalves Dias
B) José de Alencar
C) Castro Alves
D) Tomás Antônio Gonzaga
E) Padre Anchieta

13. (EsPCEx) - Dos poetas românticos abaixo, a indicação dos temas predominantes em suas obras está corretamente indicada em
A) Casimiro de Abreu - preocupações sociais, indianismo
B) Gonçalves Dias- religiosidade e exaltação à morte
C)Fagundes Varela – lembrança da pátria e da infância
D) Castro Alves – fuga da realidade, idealização da infância
E) Alvares de Azevedo – negativismo boêmio, exaltação da morte

14. (QUESTÃO) - Todas as informações abaixo têm relação com o Romantismo brasileiro, exceto uma. Marque-a:
a) predomínio da emoção e da sensibilidade.
b) predomínio de comparações e metáforas.
c) objetividade racional.
d) culto à natureza e ao índio.
e) subjetivismo

15. (QUESTÃO) - Leia o seguinte trecho do poema de Castro Alves:
O Navio Negreiro, Tragédia no Mar (V)
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Ó mar! por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noite! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!...

Esse trecho do poema épico-dramático O navio negreiro integra o seguinte movimento literário: 
a) Arcadismo.
b) Romantismo.
c) Naturalismo.
d) Parnasianismo.
e) Simbolismo.

16. (QUESTÃO) - Assinale a alternativa, onde temos apenas representantes da prosa romântica.
a) Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida, José de Alencar.
b) José de Alencar, Cruz e Sousa, Visconde de Taunay.
c) Joaquim Manoel de Macedo, Tomás Antônio Gonzaga, José de Alencar.
d) Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay, Machado de Assis.
e) Joaquim Manoel de Macedo, Machado de Assis, Olavo Bilac.

17. (AOCP) - No que tange à prosa do período intitulado Romantismo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O romance romântico brasileiro dirigia-se a todas as classes sociais.
b) Os leitores dos romances românticos estavam em busca de entretenimento.
c) O romance romântico brasileiro dirigia-se a um público restrito composto pela alta classe e, excepcionalmente, pela média classe.
d) As exigências dos leitores eram reencontrar a própria e convencional realidade, além de projetar-se enquanto herói ou heroína em peripécias com que não se depara a média dos mortais.
e) Os romances de Joaquim Manoel de Macedo e José de Alencar respondiam, cada um ao seu modo, às exigências dos leitores de romances românticos.

18. (QUESTÃO) - Em se tratando de período literário, leia as características e assinale a alternativa correspondente.
Nacionalismo, historicismo, exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval. Valorização das fontes populares – o folclore. Escapismo, confessionalismo, pessimismo, crítica social, liberdade de criação e de expressão, individualismo, egocentrismo: (o indivíduo é encarado como o centro do mundo). Sentimentalismo exacerbado, idealização do amor e da mulher, tom depressivo (típico de diversos autores, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho, ou ainda pela própria arte.
a) Realismo.
b) Romantismo.
c) Arcadismo.
d) Simbolismo.
e) Pré-Modernismo.

19. (QUESTÃO) - O Romantismo inicia-se no Brasil, em 1836, com a obra Suspiros Poéticos e Saudades. Seu autor é:
a) Gonçalves Dias.
b) Castro Alves
c) José de Alencar
d) Gonçalves de Magalhães.
e) Joaquim Manoel de Macedo.

20. (FUNDATEC) - O Indianismo na Literatura Brasileira é um conceito que se refere ao:
a) Período da colonização brasileira, chamado de Quinhentismo, em que predominaram os textos de catequese, produzidos pelos Jesuítas, e os relatos dos exploradores europeus.
b) Barroco, período de consolidação da literatura nacional e surgimento dos primeiros poetas brasileiros.
c) Romantismo, escola literária que surgiu após a independência do Brasil, marcada pela intenção de se criar uma literatura com identidade própria.
d) Modernismo, que preconizava a ruptura da literatura nacional com os temas, a linguagem e o estilo europeus.
e) Naturalismo, cuja influência eram as descobertas científicas do século XIX, sobretudo as teorias darwinistas da Seleção Natural e da Evolução.

21. (QUESTÃO) - Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma a respeito do Romantismo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) Movimento estético e cultural.
(  ) Baseado em valores da burguesia.
(  ) Egocentrismo, sentimentalismo e nacionalismo são valores comuns.
a) F – F – V.
b) V – F – V.
c) F – F – F.
d) V – V – V. 
e) V – V – F.

22. (QUESTÃO) - Poeta da primeira geração responsável por introduzir a lírica romântica no Brasil com o livro Suspiros poéticos e saudade.
a) Bernardo Guimarães.
b) Gonçalves Dias.
c) Gonçalves de Magalhães.
d) José de Alencar.
e) Manuel Antônio de Almeida

23. (USC) - A respeito do Romantismo no Brasil, pode-se afirmar que:
a) sua ação nacionalista deu origem às condições políticas que propiciaram a nossa Independência;
b) coincidiu com o momento decisivo de definição da nacionalidade e colaborou para essa definição;
c) espelhou sempre as influências estrangeiras, em nada aproveitando os costumes e a cor locais;
d) foi decisivo para o amadurecimento dos sentimentos nativistas que culminaram na Inconfidência
Mineira;
e) ganhou relevo apenas na poesia, talvez por falta de talentos no cultivo da ficção.

24. (QUESTÃO) - A natureza como espaço idílico, paradisíaco. Constituição das identidades nacionais a partir da exaltação da natureza. Na lírica, também produziu poemas religiosos, explorando a manifestação de Deus na natureza. Esses são aspectos que se remete a que autor e movimento? 
a) Gonçalves de Magalhães do Arcadismo. 
b) Joaquim Manuel de Macedo do Romantismo. 
c) Manuel Antônio de Almeida do Naturalismo. 
d) José Constantino de Alencar do Realismo. 
e) Gonçalves Dias do Romantismo.

25. (QUESTÃO) - Um período de transição, preocupado em conciliar as ideias de reforma social com procedimentos da poesia, o que tornou a sua arte engajada. A linguagem usada era grandiosa, eloquente e acentuada de hipérboles e espaços amplos. Essas são características que identificam as obras de autores 
a) indianistas. 
b) condoreiristas. 
c) ultrarromânticos. 
d) quinhentistas. 
e) naturalistas.

26. (EsPCEx) - Dividida em três partes, a “Lira dos Vinte Anos” revela as diferentes faces literárias de Álvares de Azevedo. Sobre esse conjunto de poemas, é correto afirmar que é uma obra: 
a) típica dos ultrarromânticos, marcada pelo sentimentalismo e egocentrismo. 
b) marcante da escola modernista, iniciada por vários poetas jovens e questionadores. 
c) importante da terceira fase romântica, com temática social e libertária. 
d) característica da primeira fase romântica, com intenso sentimento de brasilidade. 
e) significativa da escola barroca, que funde temas divinos e humanos.

27. (PUC) - Assinale a alternativa correta. A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em: 
a) três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social. 
b) duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista. 
c) três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental. 
d) quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva. 
e) duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista.

28. (SANTA CASA-SP) - Um dos traços caracterizadores da produção poética do Romantismo é a:
a) Atitude rebelde em fase de convenções, expressas de acordo com os cânones próprios do Arcadismo.
b) Posição contrária ao rigor formal clássico, visto que o objetivo mais alto era a expressão de ideias e emoções.
c) Conciliação do acervo de normas clássicas de expressão com a universidade dos temas.
d) Preferência por uma linguagem seca e despojada, mais adequada à análise da realidade objetiva.
e) Utilização à análise de uma linguagem denotativa, que procura exprimir antes ideias do que sentimentos.

29. (UNISA-SP) - Publicado em 1854, esse romance, escrito por um jovem jornalista de vinte e dois anos, descreve um anti-herói, “Filho de uma pisadela e de um beliscão”, e os tipos e costumes do Rio de Janeiro do tempo de D. Pedro VI. O romance e o autor a que o texto se refere são, respectivamente:
a) Memórias de um Sargento de Milícias e Manuel Antônio de Almeida.
b) Memorial dos Aires e Machado de Assis.
c) Memórias Sentimentais de João Miramar e Oswald de Andrade.
d) Memórias do Sobrinho de Meu Tio e Joaquim Manuel de Macedo.
e) Memórias do Cárcere e Graciano Ramos.

30. (FUVEST-SP) - “Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!”

No fragmento acima, pertencente a um poema de Álvares de Azevedo, notam-se características de qual tendência romântica?
a) Mal do Século.
b) Bucolismo.
c) Poesia Condoreira.
d) Nacionalismo.
e) Indianismo.






GABARITO

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