01. (QUESTÃO) - O processo de formação dos solos é conhecido como:
a) sologênese
b) biogênese
c) climogênese
d) pedogênese
e) terrogênese
02. (UFPB) - A agricultura brasileira vem expandindo suas fronteiras, recebendo capital internacional nos últimos anos, aumentando substancialmente sua produção de grãos voltada, principalmente, para a exportação. As consequências ambientais também vêm aumentando consideravelmente com o desmatamento clandestino, as queimadas e o aumento da erosão dos solos que contribui, de maneira expressiva, para o assoreamento de rios e a diminuição de sua vazão.
Nesse contexto, é correto afirmar que, na região centro-oeste, os biomas mais ameaçados pelo desmatamento e pelo assoreamento são respectivamente:
a) cerrado e floresta amazônica.
b) cerrado e Pantanal.
c) floresta amazônica e cerrado.
d) caatinga e Pantanal.
e) Pantanal e cerrado.
03. (IBADE) - Em relação aos tipos de solo, qual característica define o solo argiloso e suas influências nas atividades agrícolas?
a) alta permeabilidade, favorecendo a drenagem rápida da água;
b) elevada porosidade, proporcionando uma boa aeração para as raízes das plantas;
c) composição rica em matéria orgânica, promovendo uma fertilidade natural para as culturas;
d) presença predominante de areia, conferindo textura solta e facilidade de cultivo;
e) granulometria fina e partículas minerais compactadas, resultando em baixa permeabilidade e retenção de água.
04. (LJ) - Assinale a alternativa que NÃO representa de forma correta um dos objetivos da calagem do solo.
a) Elimina a acidez do solo.
b) Fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.
c) O cálcio otimiza o desenvolvimento das raízes, aumentando do sistema radicular e uma maior captação de água e nutrientes do solo.
d) Aprimora a quantidade de fósforo no solo.
e) Aumentar a quantidade de alumínio e manganês, nocivos à plantação.
05. (FGV) - Os solos existentes nas diversas regiões do planeta podem apresentar características distintas, como textura, cor, porosidade e permeabilidade.
Um solo que apresenta consistência granulosa, coloração clara e elevada porosidade e permeabilidade é formado
a) predominantemente por argila.
b) predominantemente por areia.
c) predominantemente por húmus.
d) por uma mistura equitativa de argila e areia.
e) por uma mistura de húmus e silte.
06. (QUESTÃO) - O tipo de solo mais comum no território brasileiro é antigo, bem desenvolvido e profundo. Possui boa permeabilidade e não é dotado de grande fertilidade natural. Qual é esse tipo de solo?
a) Cambissolo
b) Latossolo
c) Argissolo
d) Espodossolo
e) Gleissolo
07. (FUNDATEC) - O uso do solo tem consequências sobre diferentes processos do ecossistema que afetam os fluxos de Gases de Efeito Estufa – GEE, tais como a fotossíntese, a respiração, a decomposição, a nitrificação/desnitrificação, a fermentação entérica e a combustão. Esses processos implicam transformações do carbono e do nitrogênio provocadas pelos processos biológicos e físicos.
A ____________ ocorre quando a disponibilidade de oxigênio molecular é baixa, levando as bactérias a empregarem o nitrato e outras formas de nitrogênio como receptores de elétrons na respiração.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
a) nitrificação
b) desnitrificação
c) decomposição
d) fermentação entérica
e) fotossíntese
08. (VUNESP) - O Brasil apresenta grande diversidade de tipos de solo. Um desses tipos de solo é formado com material altamente alterado, com elevado conteúdo de óxido de ferro e alumínio e que pode apresentar grande variação de fertilidade, dependendo do material de origem, além de possuir uma ampla distribuição no território brasileiro.
(THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil. Disparidades e dinâmicas do território. 3ª ed. São Paulo: EDUSP, 2018. p. 83)
O tipo de solo que apresenta as características apresentadas é
a) argissolo.
b) latossolo.
c) cambissolo.
d) gleissolo.
e) neossolo.
09. (UDE) - Os solos podem ser classificados, de forma simplificada, em três tipos. Analise as proposições sobre os tipos de solo.
I. Solos arenosos: muito porosos e permeáveis, permitem o escoamento da água com rapidez, por isso eles secam logo. Geralmente são pobres em nutrientes, fruto da lixiviação.
II. Solos argilosos: os grãos, por estarem bem próximos uns aos outros, retêm água e sais minerais necessários à fertilização das plantas. Quando em excesso, a água pode dificultar a circulação de ar, prejudicando o desenvolvimento das plantas.
III. Solos humíferos: férteis, pois, embora porosos, facilitam a circulação do ar, retendo boa quantidade de água no solo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
10. (QUESTÃO) - Os principais solos do Brasil são:
a) Terra roxa, massapé, salmourão e aluviais.
b) Graníticos, basálticos, cristalinos e areníticos.
c) Basálticos, massapé, salmourão e cristalinos.
d) Sedimentares, magmáticos e metamórficos.
e) Terra roxa, sedimentares, massapé e aluviais.
11. (QUESTÃO) - Sobre a região em que se encontra cada tipo de solo, é correto afirmar que:
a) O Solo Massapé é encontrado na região Norte do país em virtude da grande quantidade de matéria orgânica proveniente da Floresta Amazônica.
b) O Solo Salmourão é encontrado nas regiões Norte e Nordeste e é constituído por decomposição de calcários e basaltos.
c) Os solos aluviais podem ser encontrados em todas as regiões do país, pois são formados a partir da sedimentação em áreas de várzeas ou vales.
d) A Terra Roxa é encontrada em Goiás, Santa Catarina e Amazonas e é constituída pela decomposição de rochas basálticas.
e) Os solos aluviais são encontrados apenas na Bacia do Rio Amazonas, que, por estar totalmente localizada sobre áreas de planícies, favorece a acumulação de sedimentos, formando esse tipo de solo.
12. (QUESTÃO) - Solo bastante fértil que, por ser originado pela decomposição de basalto, adquire uma tonalidade avermelhada. Ele é muito encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato grosso do Sul e São Paulo.
As características descritas acima correspondem a que solo brasileiro:
a) Massapé
b) Salmourão.
c) Aluviais.
d) Terra roxa.
e) Solo arenoso.
13. (CFGS/ESA) - Nas últimas décadas o processo de transformação do uso do solo, em função de uma expansão rápida e intensiva da agropecuária provoca inúmeros impactos ambientais no Cerrado, entre os quais erosões profundas que atingem o lençol freático que denominamos
a) voçorocas.
b) assoreamentos.
c) laterização.
d) lixiviação.
e) arenização.
14. (QUESTÃO) - Os solos amazônicos possuem características distintas que estão relacionadas à dinâmica única da região, incluindo as condições climáticas e os processos de formação do solo. São solos geralmente pobres em nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio. Isso ocorre porque a rápida destruição da matéria orgânica pela alta umidade e calor limita o acúmulo de nutrientes no solo. Embora os solos amazônicos sejam considerados, em maior parte, pouco produtivos para fins agrícolas, algumas áreas são bastante permissíveis ao plantio. Essas localidades apresentam uma composição pedológica marcada pela presença de:
a) Solos humíferos.
b) Argissolos.
c) Latossolos.
d) Solos de várzea.
e) Terra roxa
15. (AOCP) - O Cerrado engloba diversas feições vegetais e possui clima tropical sazonal. Apesar da região apresentar boas possibilidades para o emprego de práticas agrícolas mecanizadas, até a década de 1970, limitações como baixa fertilidade natural dos solos, decorrentes de sua acidez, eram um grande obstáculo para o desenvolvimento da agricultura no Cerrado. Um processo através do qual é aplicado calcário ao solo proporcionou a neutralização e a redução dessa acidez e, com isso, melhores condições para o desenvolvimento das plantas. Esse processo é conhecido como
a) diagênese.
b) orogênese.
c) adubação verde.
d) compostagem.
e) calagem.
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
D |
B |
E |
E |
B |
B |
B |
B |
E |
A |
C |
D |
A |
D |
E |