01. (ESA/CFS) - Leia um fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha, a seguir. (A imagem é meramente ilustrativa)
“Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.”
“Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.”
(Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.)
Nesse trecho, o relato de Caminha alinha-se ao projeto colonizador da Coroa Portuguesa para a nova terra, pois, essencialmente,
a) demarca a superioridade europeia, para enfatizar a miséria dos indígenas.
b) evidencia a ausência de trabalho dos povos autóctones (povos nativos)
c) descreve a exuberância das terras, para impressionar a Coroa Portuguesa.
d) informa sobre o potencial econômico e a oportunidade de conversão católica.
e) realça somente a possibilidade da catequese para os povos nativos.
a) demarca a superioridade europeia, para enfatizar a miséria dos indígenas.
b) evidencia a ausência de trabalho dos povos autóctones (povos nativos)
c) descreve a exuberância das terras, para impressionar a Coroa Portuguesa.
d) informa sobre o potencial econômico e a oportunidade de conversão católica.
e) realça somente a possibilidade da catequese para os povos nativos.
02. (ESA/CFS) - “A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas.” Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que
a) os textos dessa época têm grande valor literário.
b) registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados.
c) toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens.
d) os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
e) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.
a) os textos dessa época têm grande valor literário.
b) registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados.
c) toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens.
d) os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
e) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.
03. (EsPCEx) - Assinale a alternativa correta em relação ao Quinhentismo brasileiro.
a) É um período bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra.
b) É o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Basílio da Gama. É uma escola de exaltação do sentimento de brasilidade.
c) É um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu.
d) É composta de crônicas de viagem e de uma vasta produção jesuítica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter índios e negros à fé católica.
e) É uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para a formação cultural brasileira pela qualidade dos poemas e romances nela produzidos.
a) É um período bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra.
b) É o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Basílio da Gama. É uma escola de exaltação do sentimento de brasilidade.
c) É um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu.
d) É composta de crônicas de viagem e de uma vasta produção jesuítica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter índios e negros à fé católica.
e) É uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para a formação cultural brasileira pela qualidade dos poemas e romances nela produzidos.
04. (EsPCEx) - Em relação ao momento histórico do Quinhentismo brasileiro, podemos afirmar que
a) a Europa do século XVI vive o auge do Renascimento, com a cultura humanística recrudescendo os quadros rígidos da cultura medieval.
b) o século XVI marca também uma crise na Igreja: de um lado, as novas forças burguesas e, de outro, as forças tradicionais da cultura medieval.
c) os dogmas católicos são contestados nos tribunais da Inquisição (livros proibidos) e no Concílio de Trento, em 1545.
d) o homem europeu estabelece duas tendências literárias no Quinhentismo: a literatura conformativa e a literatura dominicana.
e) a política das grandes navegações coíbe a busca pela conquista espiritual levada a efeito pela Igreja Católica.
a) a Europa do século XVI vive o auge do Renascimento, com a cultura humanística recrudescendo os quadros rígidos da cultura medieval.
b) o século XVI marca também uma crise na Igreja: de um lado, as novas forças burguesas e, de outro, as forças tradicionais da cultura medieval.
c) os dogmas católicos são contestados nos tribunais da Inquisição (livros proibidos) e no Concílio de Trento, em 1545.
d) o homem europeu estabelece duas tendências literárias no Quinhentismo: a literatura conformativa e a literatura dominicana.
e) a política das grandes navegações coíbe a busca pela conquista espiritual levada a efeito pela Igreja Católica.
05. (UFSM) - Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.
06. (FUVEST) - Entende-se por literatura informativa no Brasil:
a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus sobre a natureza e o homem brasileiros.
b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
d) os poemas do Padre José de Anchieta.
e) os sonetos de Gregório de Matos.
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.
06. (FUVEST) - Entende-se por literatura informativa no Brasil:
a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus sobre a natureza e o homem brasileiros.
b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
d) os poemas do Padre José de Anchieta.
e) os sonetos de Gregório de Matos.
07. (UniFOA-RJ) - Constitui característica fundamental da literatura dos viajantes
a) a análise crítica da política portuguesa em relação ao Brasil.
b) o discurso laudatório sobre a política econômica do país.
c) o discurso muito eloquente e muito ufanista na descrição da terra brasileira.
d) a análise profundamente psicológica do homem brasileiro.
e) o alto valor literário nas obras eminentemente regionais.
a) a análise crítica da política portuguesa em relação ao Brasil.
b) o discurso laudatório sobre a política econômica do país.
c) o discurso muito eloquente e muito ufanista na descrição da terra brasileira.
d) a análise profundamente psicológica do homem brasileiro.
e) o alto valor literário nas obras eminentemente regionais.
08. (UFLA-MG) - Todas as alternativas são corretas sobre o Padre José de Anchieta, EXCETO
a) Foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI.
b) Foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos.
c) Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos nativos.
d) Escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico.
e) Suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.
a) Foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI.
b) Foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos.
c) Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos nativos.
d) Escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico.
e) Suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.
09. (UDESC) - O movimento literário que retrata as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, e durante o século XVI, é conhecido como Quinhentismo ou Literatura de Informação. Analise as proposições em relação a este período.
I. A produção literária no Brasil, no século XVI, era restrita às literaturas de viagens e jesuíticas de caráter religioso.
II. A obra literária jesuítica, relacionada às atividades catequéticas e pedagógicas, raramente assume um caráter apenas artístico. O nome mais destacado é o do padre José de Anchieta.
III. O nome Quinhentismo está ligado a um referencial cronológico – as manifestações literárias no Brasil tiveram início em 1500. época da colonização portuguesa – e não a um referencial estético.
IV. As produções literárias neste período prendem- -se à literatura portuguesa, integrando o conjunto das chamadas literaturas de viagens ultramarinas. e aos valores da cultura greco-latina.
V. As produções literárias deste período constituem um painel da vida dos anos iniciais do Brasil colônia, retratando os primeiros contatos entre os europeus e a realidade da nova terra. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I, II. III e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente as afirmativas I, II. III e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
10. (UNISA) - A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a) tem grande valor informativo.
b) marca nossa maturação clássica.
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral.
d) está a serviço do poder real.
e) tem fortes doses nacionalistas.
a) tem grande valor informativo.
b) marca nossa maturação clássica.
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral.
d) está a serviço do poder real.
e) tem fortes doses nacionalistas.
11. (QUESTÃO) - O fragmento a seguir pertence ao primeiro texto escrito em nosso país: a Carta, de Pero Vaz de Caminha,
escrivão-mor da esquadra liderada por Cabral quando do descobrimento oficial do Brasil, em 1500.
"A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de
mostrar suas vergonhas. E sobre isto são tão inocentes, como em mostrar o rosto."
Essa carta e muitos outros textos em forma de cartas de viagem, diários de navegação e tratados
descritivos formam a chamada:
a) literatura de informação ou de expansão
b) literatura barroca ou seiscentista
c) literatura humanista ou de narrativa
d) literatura acadiana
e) literatura de cordel
12. (QUESTÃO) - A literatura brasileira teve como marco inicial os relatos de viajantes portugueses sobre a terra recém-descoberta. Esse período revela a produção de textos com explicações sobre os aspectos naturais do Brasil e, também, descrições sobre os povos que aqui viviam. A Carta de Pero Vaz de Caminha escrita para Manuel I de Portugal foi o primeiro documento. Este período foi chamado de:
a) Arcadismo.
b) Quinhentismo.
c) Barroco.
d) Seiscentismo.
e) Romantismo.
b) Quinhentismo.
c) Barroco.
d) Seiscentismo.
e) Romantismo.
13. (QUESTÃO) - Define-se a Literatura Informativa no Brasil como
a) as obras que visavam a tornar mais acessíveis aos indígenas os dogmas do cristianismo.
b) a prova de que os autores brasileiros tinham em mente emancipar-se da influência européia.
c) reflexo de traços do espírito expansionista da época colonial.
d) a prova do sentimento de religiosidade que caracterizou os primeiros habitantes da nova terra descoberta.
e) a descrição dos hábitos de nomadismo predominantes entre os índios.
14. (QUESTÃO) - Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições
encontradas no Novo Mundo.
15. (QUESTÃO) - A famosa “Carta de achamento do Brasil”, mais conhecida como “A carta de Pero Vaz de Caminha”, foi
o primeiro manuscrito que teve como objeto a terra recém-descoberta. Nela encontramos o primeiro
registro de nosso país, feito pelo escrivão do rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha. Podemos inferir,
então, a seguinte intenção dos portugueses:
a) objetivavam o resgate de valores e conceitos sociais brasileiros.
b) buscavam descobrir, através da arte, a história da terra recém-descoberta.
c) estavam empenhados em conhecer um pouco mais sobre a arte brasileira.
d) firmar um pacto de cordialidade com os nativos da terra descoberta.
e) explorar a tão promissora nova terra.
16. (QUESTÃO) - Trata-se dos relatos de viagens produzidos, geralmente, pelos escrivães das
expedições. São textos, na maioria dos casos, meramente descritivos, sem maior
preocupação com a estética literária, mas que, embora transmitam uma carga de
preconceitos e estereótipos, oriundos da visão eurocêntrica a que atendiam, possuem
inestimável e indiscutível valor histórico. Sem esses textos, não teríamos nenhum
registro das nossas terras e dos costumes de nossos antepassados antes de ambos
serem dizimados pelo colonizador.
Além disso, foram de grande valia esses textos enquanto fonte de inspiração para a
exaltação romântica da natureza brasileira produzida por poetas como Gonçalves
Dias.
Não é considerado autor da Literatura Informativa:
a) Pero Vaz de Caminha – Carta a El-Rei D. Manuel
b) Pero Lopes de Sousa – Diário de Navegação
c) Pero de Magalhães Gândavo – Tratado da Terra do Brasil
d) Frei Vicente do Salvador – História do Brasil
e) Santa Rita Durão – Caramuru
17. (ETEC-SP) - Leia o texto a seguir
Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e
quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas,
que, certo, assim pareciam bem. Também andavam
entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que
assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava
uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a
nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o
resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os
joelhos com as curvas assim tintas, e também os
colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com
tanta inocência assim descobertas, que não havia
nisso desvergonha nenhuma.
Disponível em: http://gg.gg/ul00j Acesso em: 17 out. 1990.
Sobre o período histórico do movimento literário
representado pela Carta de Caminha, é possível
afirmar que
a) surgiu na Europa, na segunda metade do século
XVIII, com uma forte influência clássica.
b) começou na Itália, no século XIV, e tem como
maior representante o dramaturgo Gil Vicente.
c) começou em Portugal e chegou ao Brasil no
século XVII, e tem como destaque Padre Antônio
Vieira com seus sermões.
d) data da Idade Média, no século XI, na região
da Provença, sul da França, com gêneros, como
cantigas e novelas de cavalaria.
e) data do início do século XVI, no período do
Descobrimento do Brasil e das Grandes navegações,
ações que influenciaram as estruturas e conteúdo das
produções.
18. (FMJ-SP) - Leia o trecho d’A Carta, de Pero Vaz
de Caminha.
E dali avistamos homens que andavam pela praia.
(...) Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse
suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas
setas. Vinham todos rijamente em direção ao batel.
E Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os
arcos. E eles os depuseram.
Glossário
batel: pequena embarcação
depuseram: abaixaram
(Adaptado)
O texto caracteriza-se como
a) um diário pessoal tratando da recepção hostil
que os descobridores portugueses tiveram logo que
aportaram na costa brasileira.
b) uma narrativa ficcional acerca da vinda da
Família Real ao Brasil devido à ameaça de invasão
do território português pelas tropas napoleônicas.
c) um documento histórico relatando o primeiro
contato entre os colonizadores portugueses e os
nativos brasileiros, posteriormente chamados de
índios
d) uma sátira bem-humorada descrevendo os
costumes dos portugueses recém-chegados ao Brasil
e as dificuldades de adaptação à nova
e) uma narrativa épica sobre o encontro da
esquadra de Vasco da Gama com os habitantes
nativos de Melinde, na costa oeste do Continente
Africano.
19. (IFSP) - Leia um trecho do poema Ilha da Maré,
do escritor brasileiro Manuel Botelho de Oliveira.
E, tratando das próprias, os coqueiros,galhardos e frondososcriam cocos gostosos;e andou tão liberal a naturezaque lhes deu por grandeza,não só para bebida, mas sustento,o néctar doce, o cândido alimento.De várias cores são os cajus belos,uns são vermelhos, outros amarelos,e como vários são nas várias cores,também se mostram vários nos sabores;e criam a castanha,que é melhor que a de França, Itália, Espanha.
COHN, Sergio. Poesia.br Rio de Janeiro: Azougue, 2012.
Podemos relacionar os versos desse poema ao
Quinhentismo Nacional, pois
a) o eu lírico repudia a presença de colonizadores
portugueses em nossa terra.
b) a fauna e a flora tropicais são descritas de
maneira minuciosa e idealizada.
c) o poeta enriqueceu devido à exportação de
produtos brasileiros para a metrópole.
d) a exuberância e a diversidade da natureza
tropical são exaltadas pelo poeta.
e) a natureza farta e bela é o cenário onde ocorrem
os encontros amorosos do eu lírico.
20. (ETEC-SP) - Leia o texto a seguir.
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e
quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas,
que, certo, assim pareciam bem. Também andavam
entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que
assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava
uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a
nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o
resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os
joelhos com as curvas assim tintas, e também os
colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com
tanta inocência assim descobertas, que não havia
nisso desvergonha nenhuma.
Disponível em: http://gg.gg/ukzyk Acesso em: 17.10.2019.
A partir da leitura do trecho, é possível afirmar que
o excerto pertence ao movimento literário
a) Barroco, pois manifesta conflitos e oposições
do narrador.
b) Trovadorismo, pois demonstra um viés
litúrgico e melódico.
c) Humanismo, pois apresenta uma prosa
doutrinária, dirigida à nobreza.
d) Quinhentismo, pois trata-se de uma escrita de
e) Realismo, pois o ambiente social é valorizado,
assim como o contexto político e econômico.
|
||||||||||||||
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
D |
E |
C |
B |
C |
A |
C |
B |
C |
C |
A |
B |
C |
C |
E |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
E |
E |
C |
D |
D |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
|