Classes de Palavras (classes gramaticais) - 30 Exercícios Gabaritados

01. (ESA/CFS) - No trecho: “A rede pública foi a que mais cresceu em número de matrículas”, a palavra que funciona como adjetivo é:
a) rede
b) mais
c) pública
d) cresceu
e) matrículas

02. (ESA/CFS) - São exemplos de verbos irregulares, exceto:
a) Todos os anos, ela me dava um presente.
b) Minha mãe faz bolos deliciosos.
c) Quando tinha três anos, já media um metro.
d) Nós pedimos uma pizza.
e) Restrinjo a passagem de alunos por aqui a partir de hoje.

03. (ESA/CFS) - Dentre as palavras destacadas, é um advérbio:
a) Até Maria chegou atrasada.
b) Afinal, não tenho culpa do ocorrido.
c) Da família, elas duas estão vivas.
d) Desculpe-me... mas sente-se mal?
e) Por que você não veio à festa?

04. (ESA/CFS) - Leia o parágrafo abaixo e, em seguida, marque a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação ‘quanto à classe gramatical das palavras em negrito. 
Embora haja um número crescente de estudos sobre o uso de celulares e suas consequências, nenhum deles provou definitivamente que o consumo excessivo do aparelho causa problemas de saúde mental” 
a) preposição, pronome e conjunção 
b) conjunção, preposição e numeral 
c) preposição, preposição e pronome 
d) conjunção, conjunção e pronome 
e) conjunção, preposição e pronome

05. (ESA/CFS) - Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta do advérbio destacado na pergunta abaixo. Por que as universidades internacionais querem mais mulheres na MBA? 
(Disponível em: https://www.napratica.org.br/uniersidades-mulheres-no-mba/. Acesso em 12 set. 19). 
a) afirmação 
b) lugar 
c) interrogativo 
d) modo 
e) intensidade
 
06. (ESA/CFS) - Em "𝙏𝙚𝙢 𝙗𝙤𝙘𝙖𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙢𝙪𝙧𝙢𝙪𝙧𝙖𝙢 𝙥𝙧𝙚𝙘𝙚𝙨..." , a seqüência morfológica correta é:
a) verbo – substantivo - pronome relativo – verbo – substantivo
b) verbo – substantivo – conjunção integrante – verbo – substantivo
c) verbo – substantivo – conjunção coordenativa – verbo – adjetivo
d) verbo – adjetivo – pronome indefinido – verbo – substantivo
e) verbo – advérbio – pronome relativo – verbo - substantivo

07. (ESA/CFS) - Das classes de palavras abaixo, as invariáveis são:
a) interjeição, advérbio, pronome possessivo
b) numeral, substantivo, conjunção
c) artigo, pronome demonstrativo, substantivo
d) adjetivo, preposição, advérbio
e) conjunção, interjeição, preposição

08. (ESA/CFS) - São substituições, gramaticalmente, válidas ao Modo Imperativo, exceto: 
a) Direita, volver
b) A senhora me traz o documento amanhã. 
c) Se você se calasse!? 
d) Direi uma palavra aos que me ajudarem
e) Mãos ao alto

09. (ESA/CFS) - Em “Fiz-lhe sinal que se calasse.”, a palavra “que” é: 
a) pronome 
b) preposição 
c) advérbio 
d) conjunção 
e) partícula expletiva 

10. (ESA/CFS) - Assinale a alternativa que contém um advérbio de tempo. 
a) “... transplantes de órgãos e tecidos são rotineiros em todos os países minimamente desenvolvidos.” 
b) “Dessa forma, especificamente no dia dedicado à causa das doações ...” 
c) “Atualmente, transplantes de órgãos e tecidos são rotineiros... “ 
d) “... apresenta surpreendentemente taxas de captação de órgãos em crescimento inferires à observada nos Estados brasileiros líderes.” 
e) “... as políticas de saúde devem contemplar enfaticamente as doações ...” 

11. (ESA/CFS) - No período " Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça”, os vocábulos em destaque são, respectivamente 
a) adjetivo e substantivo. 
b) pronome indefinido e adjetivo 
c) pronome adjetivo e substantivo. 
d) substantivo e adjetivo. 
e) advérbio de intensidade e substantivo.

12. (ESA/CFS) - Classifique morfologicamente e determine a função sintática do termo em destaque: Ele cortou-me o caminho.
a) pronome pessoal oblíquo; objeto direto 
b) conjunção subordinativa concessiva; objeto indireto 
c) pronome indefinido; adjunto adverbial de lugar 
d) pronome possessivo; adjunto adnominal 
e) preposição; sujeito da oração

13. (EsPCEx) - Assinale a alternativa que contém, na sequência em que aparecem, os adjetivos correspondentes aos seguintes seres: COBRE – PELE – BRAÇO – BODE – COBRA – PRATA
a) CUPRÍCULO – EPIDÉRMICO – BRAÇAL – HIRCINTO – COLUBRINO – ARGÊNTEO
b) CÚPRICO – EPIDÉRMICO – BRAQUIAL – HIRCINO – COLUBRINO – ARGENTINO
c) COBREMOL – CUTÂNEO – BRAÇAL – CAPRINO – OFÍDICO – ARGÊNTEO
d) CUPRÍCULO – EPIDÉRMICO – BRAQUIAL – HIRCINTO – OFÍDICO – ARGENTINO
e) COLÚMBUM – CUTÂNEO – BRAÇAL – CAPRINO – COLUBRINO – ARGÊNTEO

14. (Instituto Avalia) - Assinale a alternativa que contenha uma oração que NÃO apresenta locução verbal.
a) Queremos saber se é verdade a notícia que ouvimos.
b) Está havendo algo aqui?
c) Vamos pôr os “pingos nos is”.
d) Parecia amor, mas não era.
e) Estava falando sobre isso ontem.

15. (AMAUC) - 'Todos os participantes receberam uma lista de 35 alimentos processados e não processados'.
Assinale a opção CORRETA quanto às classes gramaticais.
a) O verbo 'receberam' está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo.
b) As palavras 'participantes', 'lista' e 'alimentos' são, respectivamente, adjetivo, substantivo e substantivo.
c) A palavra 'Todos' é um pronome indefinido no plural, 'os' é um artigo definido e 'processados' é um adjetivo.
d) O número '35' é um numeral cardinal indicativo de ordem.
e) frase em questão, temos dois artigos definidos e duas preposições.

16. (FUNDATEC) - Leia o excerto a seguir:
Pronomes são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso. Pessoa do discurso é a que participa ou é objeto do ato da comunicação. 
(CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 179).

Considerando a função e o emprego dos pronomes em língua portuguesa, assinale a alternativa correta a respeito dessa classe de palavras.
a) Pronomes pessoais são palavras que acompanham os substantivos e representam as pessoas do discurso.
b) Os pronomes possessivos apresentam dupla referência: a pessoa do discurso e o objeto de sua posse.
c) Pronomes demonstrativos são aqueles que indicam o lugar, a posição ou a identidade dos seres e ocorrem somente em posição de adjetivo.
d) Pronomes relativos são aqueles que representam substantivos, adjetivos e verbos já referidos, com os quais estão relacionados, em relação de substituição.
e) Um pronome adjetivo substitui um substantivo, ao passo que um pronome substantivo, apenas o acompanha e designa.

17. (RBO) - A alternativa em que as palavras destacadas são, respectivamente, advérbio e conjunção é:
a) Joana nunca tira notas ruins, contudo tem faltado muito às aulas.
b) Quando encontrar sua mãe, diga para ela me ligar agora.
c) Conforme constam nas instruções, aqui não é permitido fumar.
d) Talvez encontre a paz que tanto buscou com ela.
e) Provavelmente você possa voltar, exceto tenha cometido um crime.

18. (IDECAN) - O trecho destacado em “Este é definido como o conjunto de referências com as quais o indivíduo percebe, reconhece e interpreta o mundo.” É morfologicamente classificada como
a) Artigo.
b) Preposição.
c) Pronome.
d) Advérbio.
e) Substantivo.

19. (FACAPE) - “O próprio surgimento do rio São Francisco é relatado de forma lendária. Conta a tradição que nas proximidades da Serra da Canastra, em Minas Gerais, havia uma grande tribo indígena na qual vivia uma bela mulher chamada Iati. Ela era noiva de um bravo guerreiro, que certo dia precisou partir para uma grande guerra que aconteceria no Norte.”
A palavra “bela” destacada no texto faz parte do grupo dos:
a) adjetivos.
b) substantivos.
c) advérbios.
d) pronomes.
e) numerais.

20. (FACAPE) - A palavra “sobre”, segundo a classe de palavras, é:

a) conjunção.
b) advérbio.
c) preposição.
d) adjetivo.
e) substantivo.

21. (FGV) - Assinale a opção que exemplifica a seguinte mudança de classe nas palavras: substantivos comuns que passaram a substantivos próprios e substantivos próprios que passaram a comuns.
a) Campina Grande / celular.
b) Fortaleza / felicidade.
c) Pouso Alegre / santo.
d) Três Corações / champanha.
e) Recife / canário.

22. (FGV) - Observe a relação vocabular entre os seguintes vocábulos: doente / adoecer / doença.
Assinale a opção que apresenta as palavras cognatas que exemplificam, de forma adequada, as mesmas classes das palavras destacadas.
a) conveniente / convir / inconveniência.
b) aparecimento / parecer / aparência.
c) consciente / conscientizar / consciência.
d) constantemente / constar / constância.
e) pertencimento / pertencer / pertinência.

23. (FGV) - “Investigação é o ato ou efeito de investigar, busca, pesquisa. Ou seja, investigação criminal pode ser definida como a atividade preliminar de produzir e colher elementos de convicção acerca da materialidade, de autoria ou participação referente a um fato tido como criminoso” 
(Jus.com.br).
“Investigação é o ato ou efeito de investigar, busca, pesquisa. Ou seja, investigação criminal pode ser definida como a atividade preliminar de produzir e colher elementos de convicção...”.

Nesse segmento do texto, há três ocorrências da preposição DE, sem que nenhuma delas seja solicitada por um termo anterior.
A frase abaixo em que a preposição DE tem valor gramatical, ou seja, é uma exigência de um termo anterior, é:
a) Não pedi a empresário nenhum que chegasse com malas DE dólares em minha casa;
b) Ninguém quer ser mulher DE malandro. O Brasil não precisa sofrer gol para depois marcar;
c) Tenho certeza DE que, no Brasil, mais jovens fumaram maconha do que gente comeu carne;
d) Os gerentes do banco, como diz o ditado, estão mais perdidos que cachorro em dia DE mudança;
e) Beijar a boca DE uma mulher bonita é fácil.

24. (FCC) - Atenção: Leia a fábula “O cabrito e o lobo flautista”, de Esopo, 
-
Um cabrito que ficou por último atrás do rebanho estava sendo perseguido por um lobo. Então ele se virou para o lobo e disse: “Lobo, estou conformado em ser sua comida. Mas, para que eu não morra de forma indigna, toque uma flauta para eu dançar.” E o lobo se pôs a tocar flauta e o cabrito, a dançar. Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo. Então este se voltou e disse ao cabrito: “Isso é benfeito para mim, pois eu, que sou magarefe*, não devia me pôr a imitar um flautista.”
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(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)
Exprime circunstância de tempo o termo sublinhado em:
a) Isso é benfeito para mim
b) pois eu, que sou magarefe
c) Entretanto, os cães o ouviram
d) Mas, para que eu não morra de forma indigna
e) Então ele se virou para o lobo

25. (IBADE) - O proprietário, ele mesmo solicitou que o segurança ficasse alerta durante a transação financeira.
A frase acima, ao ser transcrita para o plural, encontra-se correta na opção:
a) Os proprietários, eles mesmos solicitaram que os seguranças ficassem alerta durante as transações financeiras.
b) Os proprietários, eles mesmos solicitaram a que os seguranças ficassem alerta durante as transações financeiras.
c) Os proprietários, eles mesmos solicitaram a que os seguranças ficassem alerta durante as transações financeiras.
d) Os proprietários, eles mesmos solicitaram que os seguranças ficassem alertas durante as transações financeiras.
e) Os proprietários, eles mesmo solicitaram que os seguranças ficassem alerta durante as transações financeiras.

26. (FEPESE) - Assinale a alternativa em que só aparecem substantivos no grau aumentativo.
a) lajota / bichão / casebre / barracão
b) lobão / muralha / abelhão / chuvisco
c) asteroide / bigodão / barcaça / amigão
d) rochedo / homenzarrão / frangote / papelão
e) copázio / corpanzil / pedregulho / montanha

27. (FEPES) - Assinale a alternativa em que está correta a formação do plural.
a) o mal - os maus
b) o atlas - os atlases
c) o rapaz - os rapazis
d) o coração - os coraçães
e) o cidadão - os cidadãos

28. (AMAUC) - [...] Pesquisadores da Universidade de Michigan estudaram o vício por alimentos em 518 pessoas, usando a Escala de Dependência Alimentar de Yale (YFAS) como referência, sendo a ferramenta mais usada para avaliar este tipo de comportamento. 
Todos os participantes receberam uma lista de 35 alimentos processados e não processados.
Eles avaliaram a perspectiva de terem problemas com cada um dos 35 alimentos, em uma escala de 1 (nem um pouco viciante) a 7 (extremamente viciante). Neste estudo, 7 a 10% dos participantes foram diagnosticados com dependência alimentar completa. [...]

'Todos os participantes receberam uma lista de 35 alimentos processados e não processados'.

Assinale a opção CORRETA quanto às classes gramaticais.
a) A palavra 'Todos' é um pronome indefinido no plural, 'os' é um artigo definido e 'processados' é um adjetivo.
b) O número '35' é um numeral cardinal indicativo de ordem.
c) O verbo 'receberam' está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo.
d) Na frase em questão, temos dois artigos definidos e duas preposições.
e) As palavras 'participantes', 'lista' e 'alimentos' são, respectivamente, adjetivo, substantivo e substantivo.

29. (UNESC) - No trecho: "Ele a foi adentrando, admirando sempre MAIS as pedras gastas pelo tempo", a palavra MAIS pertence a seguinte classe gramatical:
a) Substantivo.
b) Advérbio.
c) Conjunção.
d) Adjetivo.
e) Pronome.

30. (FAURGS) - A palavra que NÃO pode ser flexionada em gênero, número ou grau é 
a) precisava
b) todos
c) apenas
d) sensação
e) o








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