Métodos de desinfecção e esterilização - 30 Exercícios gabaritados

01. (UFPE) - Qual o processo de destruição de todos os microrganismos ao ponto de não ser possível detecção em testes microbiológicos?
a) Descontaminação.
b) Assepsia.
c) Antissepsia.
d) Desinfecção de alto nível.
e) Esterilização.

02. (UFPR) - Os elementos essenciais para garantir o sucesso da esterilização por autoclave são:
a) vapor saturado, pressão, temperatura e tempo.
b) radiação, ar seco, tamanho da embalagem e aeração.
c) desnaturação, aeração, tempo e baixa pressão.
d) presença de ar, confecção dos pacotes, radiação e temperatura.
e) microambiente, vapor seco, tempo de resfriamento e pressão.

03. (AMAUC) - Descontaminação, é o processo que visa destruir microrganismos patogênicos, utilizado em artigos contaminados ou em superfície ambiental, tornando-os, consequentemente, seguros ao manuseio (BRASIL, 2018) Em relação a esterilização e a desinfecção, assinale a alternativa CORRETA.
a) O material a ser processado em estufa deve ser acondicionado em caixas metálicas e recipientes de vidro não refratário.
b) Na estufa, o calor é produzido por resistências elétricas e propaga-se lentamente.
c) A desinfecção de nível intermediário ou médio, é quando há eliminação de todos os microrganismos e de alguns esporos bacterianos.
d) A esterilização pelo vapor saturado sob pressão é realizada em autoclave, que conjuga apenas calor, umidade, e pressão para destruir os microrganismos.
e) A água em ebulição ou fervura é utilizada para desinfecção de baixo nível em artigos termorresistentes.

04. (IBFC) - Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(_) Embalagem para esterilização de produtos para saúde é o invólucro que permite a entrada e saída do ar e do agente esterilizante e impede a entrada de microrganismos.
(_) Detergente é o produto destinado a limpeza de artigos e superfícies por meio da diminuição da tensão superficial, composto por grupo de substâncias sintéticas, orgânicas, líquidas ou pós solúveis em água que contêm agentes umectantes e emulsificantes que suspendem a sujidade e evitam a formação de compostos insolúveis ou espuma no instrumento ou na superfície.
(_) Pré-limpeza é a remoção da sujidade invisível presente nos produtos para saúde.
(_) Limpeza é a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização.

a) V - V - V - V
b) F - V - F - V
c) V - F - V - F
d) V - V - F - V
e) F - V - V - F

05. (MetroCapital) - É uma alternativa na esterilização de artigos termossensíveis, (seringa de plástico, agulha hipodérmicas, luvas, fios cirúrgicos), por atuar em baixas temperaturas, é um método disponível em escala industrial devido aos elevados custos de implantação e controle:
a) Radiação.
b) Flambagem.
c) Esterilização pelo óxido de etileno.
d) Esterilização pelo calor úmido.
e) Fervura.

06. (UEPB) - Em relação aos métodos de esterilização, marque a alternativa CORRETA:
a) Métodos físicos de esterilização são aqueles que usam unicamente a radiação ultravioleta como meio para esterilizar os artigos hospitalares.
b) Só existe métodos físicos de esterilização de materiais. Estes tem com base o calor, como, por exemplo, uso de autoclaves e estufas.
c) A autoclave atualmente é o único método de esterilização de artigos semicríticos em hospitais.
d) O óxido de etileno é um detergente e não um produto químico usado na esterilização de materiais, sendo corrosivo e ineficaz na desinfecção de artigos hospitalares.
e) A eleição do método de esterilização de materiais dependerá do tipo de artigo a ser esterilizado. Este método poderá ser físico, químico ou físico-químico.

07. (AOCP) - São considerados processos de esterilização físico-químicos:
a) óxido de etileno e peróxido de hidrogênio.
b) autoclavagem pré-vácuo.
c) aldeídos e ácido peracético.
d) ácido peracético e peróxido de hidrogênio.
e) óxido de etileno e ácido peracético.

08. (FCC) - O Técnico de Enfermagem foi escalado para cuidar da limpeza e esterilização dos materiais da unidade. Após realizar a limpeza dos materiais, o profissional deve saber que para os materiais críticos termossensíveis pode-se utilizar a esterilização por meio de
a) óxido de etileno.
b) lavadora ultrassônica.
c) autoclave.
d) estufa.
e) desinfecção de nível intermediário.

09. (FCC) - Ao final de um plantão, o Técnico de Enfermagem é escalado para realizar a limpeza e a esterilização dos materiais de assistência inalatória. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ao final da limpeza, esse material deve ser submetido ao menos à
a) esterilização por meio de alta pressão e vapor.
b) desinfecção de nível intermediário.
c) esterilização por meio de vapor úmido.
d) limpeza de alto nível.
e) higienização com glutaraldeído a 5%.

10. (FEPESE) - A Esterilização é a destruição de todos os organismos vivos, a partir de diferentes formas, sejam os agentes físicos ou químicos.
Assinale a alternativa correta acerca desta temática.
a) O aparelho mais comum para a esterilização pelo calor seco é a autoclave.
b) A estufa age através da difusão do vapor d’água para dentro da membrana celular (osmose), hidratando o protoplasma celular, produzindo alterações químicas (hidrólise) e coagulando mais facilmente o protoplasma, sob ação do calor.
c) A técnica de esterilização por fervura é um método correntemente usado na prática diária, e oferece uma esterilização completa e segura, pois a temperatura que pode atingir ultrapassa a 100°C ao nível do mar.
d) Independentemente do processo físico utilizado, a eficácia da esterilização fica comprometida na presença de sujidade nos materiais processados.
e) Dentre os cuidados no uso da autoclave está a disposição dos materiais que devem estar unidos, sem espaço entre eles, facilitando o escoamento do ar e vapor e evitando assim a formação de “bolsões” de ar seco.

11. (FEPESE) - Sobre os processos e manuseios dos artigos hospitalares, é correto afirmar:
a) A estufa é um exemplo de calor úmido, sendo um método bastante efetivo e causa poucos danos aos instrumentos.
b) A autoclave é um aparelho que consegue esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão.
c) A desinfecção serve para eliminar microrganismos pelo uso de desinfetantes e ela elimina a necessidade de limpeza previa dos instrumentos pois os desinfetantes podem perder o seu efeito na presença de detergentes e sabões.
d) Descontaminação e desinfecção são sinônimos e têm por finalidade reduzir o número de microrganismos presentes nos artigos sujos.
e) A descontaminação é o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, ou seja, bactérias na forma vegetativa e esporuladas, fungos e vírus, mediante a aplicação de agentes físicos e químicos.

12. (CONTEMAX) - O menor prazo de validade, para esterilizações, de acordo com o método e invólucro é:
a) Papel grau cirúrgico, por ETO.
b) Tyvec, por radiação gama.
c) Tyvec, por peróxiodo de hidrogênio.
d) Container com filtro Tyvec, a vapor.
e) Tecido de algodão cru duplo, a vapor.

13. (QUADRIX) - O vapor aquecido sob forma de vapor saturado sob pressão é o meio mais seguro de destruição de todas as formas vivas microbianas. O poder de ação baseia-se em dois fatores: umidade e calor. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito de procedimentos de esterilização de materiais em autoclaves a vapor.
a) Os produtos esterilizados devem ser armazenados em local limpo e seco, sob proteção da luz solar direta, e só devem ser submetidos à manipulação mínima.
b) Com o propósito de economia no consumo de energia elétrica, a câmara da autoclave pode ser preenchida em até 95% de sua capacidade sem que a qualidade do processo de esterilização seja comprometida.
c) Todo o material cirúrgico deve ser acondicionado em caixas inoxidáveis, sem furos, que deverão permanecer fechadas durante todo o ciclo de esterilização e armazenamento.
d) Entre outros materiais, para a esterilização em autoclave a vapor, podem ser utilizadas embalagens de papel-kraft, papel-toalha e papel-manilha.
e) O monitoramento do processo de esterilização com indicador biológico deve ser realizado semanalmente, na primeira carga do dia estabelecido para tal.

14. (UNICENTRO) - É o método preferencial para a esterilização de produtos para a saúde críticos. A remoção de ar é essencial para garantir um processo de esterilização eficiente – a esterilização não pode ocorrer na presença de ar. O tipo de esterilização descrito é:
a) Esterilização flash.
b) Esterilização a vapor.
c) Esterilização química.
d) Esterilização com cassete.
e) Esterilização de bancada.

15. (VUNESP) - O processo de esterilização exige controle e validação do desempenho do equipamento esterilizante para garantir a qualidade da esterilização. Esse controle pode ser físico, químico e biológico. Em relação ao controle químico, assinale a alternativa correta.
a) Indicador classe 1: tem o objetivo de testar a eficácia do sistema de vácuo nas autoclaves.
b) Indicador classe 2: tem o objetivo de distinguir os artigos processados dos não processados.
c) Indicador classe 3: tem o objetivo de medir um dos parâmetros críticos do processo de esterilização, como, por exemplo, o vapor saturado.
d) Indicador classe 4: tem o objetivo de medir um parâmetro crítico específico do processo de esterilização, que é a temperatura.
e) Indicador classe 5: tem o objetivo de medir apenas dois parâmetros críticos do processo de esterilização.

16. (VUNESP) - Considere os aspectos relacionados à esterilização sob pressão (calor úmido) e assinale a alternativa correta.
a) A primeira fase do ciclo de esterilização consiste na admissão do vapor ao interior do equipamento.
b) Finalizado o ciclo de esterilização, as portas da autoclave devem ser mantidas abertas para a secagem da carga.
c) Na montagem da autoclave, os pacotes devem ser posicionados paralelamente ao fluxo do vapor, sem encostar nas paredes internas da câmara
d) Os pacotes a serem esterilizados no vapor sob pressão não devem ultrapassar o tamanho de 50 X 50 X 80 cm e o peso não deve ser superior a 5 kg.
e) Quando utilizados invólucros de papel cirúrgico com filme, os materiais que apresentem concavidades devem ser embalados com estas voltadas para o filme, a fim de facilitar a exposição ao vapor.

17. (UNIOESTE) - Em relação à limpeza, desinfecção e esterilização de artigos médico-hospitalares, assinale a alternativa correta:
a) Limpeza é a remoção de sujidade de um artigo. É de suma importância na redução da carga microbiana de um artigo, favorecendo a eficácia do processo.
b) Limpeza é o processo aplicado a um artigo ou superfície que visa à eliminação de microrganismos, exceto esporos, das superfícies fixas de equipamentos e mobílias.
c) Desinfecção é a remoção de sujidade de um artigo. É de suma importância na redução da carga microbiana de um artigo, favorecendo a eficácia do processo.
d) Desinfecção é o processo que utiliza agentes químicos ou físicos para destruir todas as formas de vida microbiana, sendo aplicada especificamente a objetos inanimados.

18. (GS) - Escolha a alternativa que descreve o processo de esterilização:
a) É comum, feita com uso de água, detergente ou desencrustante. Capaz de remover substancias orgânicas tais como sangue.4
b) Acontece após o término da limpeza, se mal executada pode atrapalhar a retirada de germes.
c) Seu objetivo é a destruição dos micróbios, consiste na exposição do material, ao vapor de água sob pressão, a 121ºC durante um tempo de 15 minutos.
d) Todas as alternativas estão corretas
e) Nenhuma das alternativas está correta

19. (CONTEMAX) - Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se for verdadeiro ou falso, respectivamente, a respeito das rotinas de esterilização, preparo de material e prevenção de infecção hospitalar.
(____) a limpeza de produtos para saúde críticos pode ser realizado em outras unidades do serviço de saúde desde que de acordo com Procedimento Operacional Padronizado - POP definido pelo CME.
(____) na limpeza manual, a fricção deve ser realizada com acessórios não abrasivos e que não liberem partículas.
(____) o enxágue final de produtos para saúde críticos utilizados em cirurgias de implantes ortopédicos, oftalmológicos, cirurgias cardíacas e neurológicas deve ser realizado com água purificada.
(____) o descarte de material biológico e perfurocortante gerado na área de limpeza devem ser realizados em recipientes disponíveis no local.
(____) é obrigatória a identificação nas embalagens dos produtos para saúde submetidos à esterilização por meio de rótulos ou etiquetas.
Assinale a sequência CORRETA:
a) V – F – F – V - V
b) F – V – V – V - V
c) V – F – F – F - F
d) F – V – F – V - V
e) V – F – V – F - F

20. (IBFC) - Sobre esterilização, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(___) No processo realizado pela autoclave existe uma pressão externa, que auxilia na destruição dos microrganismos.
(___) A esterilização com a autoclave está indicada para todo material resistente ao calor Úmido como tecidos (aventais, campos cirúrgicos, campos fenestrados), materiais de borracha e de metal.
(___) A esterilização pela autoclave é contra indicada para materiais termossensíveis, como cateteres e materiais de terapia respiratória.
(___) A estufa, apesar de estar em desuso, se enquadra na esterilização por calor úmido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) F, V, F, V
b) V, V, F, F
c) F, V, V, F
d) F, F, V, V
e) V, V, V, F

21. (IBADE) - “Processo de destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, não sendo mais possível detectá-los através de testes microbiológicos padrão [...] é realizada pelo calor, germicidas químicos, óxido de etileno, radiação e outros.” É correto afirmar que o conceito acima se refere ao procedimento da alternativa:
a) limpeza.
b) desinfecção.
c) assepsia.
d) esterilização.
e) antissepsia.

22. (UPNET) - Para garantir a qualidade e segurança da assistência de enfermagem e prevenir as infecções hospitalares, faz-se necessário que os instrumentais cirúrgicos, assim como todos os produtos para a saúde, sejam processados adequadamente. Dentre os processos de esterilização descritos abaixo, qual se constitui em um método físico?
a) Esterilização por gás de óxido de etileno
b) Esterilização por ácido peracético por imersão
c) Esterilização por vapor saturado sob pressão
d) Esterilização por vapor de peróxido de hidrogênio
e) Esterilização por glutaraldeído por imersão

23. (AMAUC) - O processo de esterilização por calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão é considerado por vários autores, o mais seguro, rápido, eficiente e econômico disponível para instrumentos termo resistentes. Os instrumentos devem ser preparados adequadamente antes de submete-los a esterilização. Os passos sequenciais desse preparo são:
I - Limpeza
II - Identificação
III - Secagem
IV - Empacotamento
A ordem correta para o procedimento é:
a) I, II, IV e III.
b) II, I, III e IV.
c) I, III, IV e II.
d) I, II, III e IV.
e) IV, I, II e III.

24. (CEFET-BA) - A esterilização de materiais de uso em unidades ambulatoriais acontece em local específico, sendo obrigatório realizar esterilização de diversos artigos críticos, conforme o tipo de material que é utilizado para prestar determinado cuidado aos usuários. No que diz respeito ao uso de autoclave, é recomendado utilizar o indicador ________________ e o integrador _________________.
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é
a) químico / físico
b) biológico / químico
c) químico / bacteriófago
d) bactericida / bacteriostático
e) bacteriófago / bacteriostático

25. (COSEAC) - Considerando as principais formas de esterilização de materiais cirúrgicos, é correto afirmar que:
a) na esterilização por calor seco, há a combinação da ação do calor, da pressão e da umidade na destruição de microrganismos, por agirem na estrutura genética da célula.
b) no autoclave, o calor seco é irradiado das paredes laterais e de sua base para destruir os microrganismos.
c) na esterilização por agentes químicos, ao término do processo deve-se retirar o material da solução com técnica asséptica e enxaguá-lo abundantemente em água corrente.
d) o vapor saturado sob pressão está indicado para todo material resistente ao calor úmido, como tecidos, materiais de borracha e de metal.
e) os matérias indicados para esterilização em óxido de etileno devem estar limpos, úmidos e dispostos uns sobre os outros, evitando manter espaço entre cada um, para melhorar a condução do calor.

26. (FAURGS) - Considere as afirmações a seguir sobre a importância do cuidado com materiais e equipamentos utilizados durante o atendimento de pacientes nas unidades de saúde, com relação à sua limpeza e à sua desinfecção.
I - A limpeza de equipamentos como monitores, incubadoras e respiradores somente pode ser executada por profissionais de enfermagem.
II - A limpeza da unidade do paciente deve ser realizada diariamente, especialmente nas superfícies horizontais que tenham maior contato com as mãos dos pacientes e profissionais.
III- A limpeza terminal é mais completa do que a limpeza concorrente, incluindo superfícies horizontais e verticais, sendo recomendado o registro de sua realização.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

27. (VUNESP) - Ao abordar o processo de desinfecção de materiais utilizados no centro cirúrgico, é correto afirmar que
a) desinfecção de alto nível é o processo que ganha potência pelo uso de detergentes enzimáticos e ciclos de estufas em alta temperatura.
b) desinfecção das mãos é processo obrigatório e inicial no processamento de artigos e renovação de materiais.
c) artigos semicríticos podem passar por processo de limpeza com detergente enzimático, reduzindo o gasto de energia com processos mais robustos.
d) artigos de assistência ventilatória e inaloterapia devem ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes a base de aldeídos.
e) o nível intermediário de desinfecção visa a destruir microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, e a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.

28. (FGV) - Após a realização de um procedimento foi necessário realizar desinfecção de nível intermediário em artigos semicríticos e desinfecção de baixo nível em artigos não críticos.
Nesse caso, os produtos adequados para cada tipo de desinfecção são, respectivamente,
a) ortoftalaldeído e glutaraldeído 2%.
b) hipoclorito a 0,025% e ácido peracético.
c) quaternário de amônia e peróxido de hidrogênio.
d) peróxido de hidrogênio e oxido de etileno.
e) hipoclorito de sódio a 1% e quaternário de amônia.

29. (SC Treinamentos) - É um processo que elimina microorganismos patogênicos de seres inanimados, sem atingir necessariamente os esporos. Pode ser de alto nível, intermediário ou baixo, denomina-se:
a) Esterilização.
b) Desinfecção.
c) Limpeza.
d) Assepsia.
e) Higienização.

30. (FGV) - A desinfecção de nível intermediário é capaz de eliminar:
a) todos os esporos;
b) o bacilo da tuberculose;
c) todos os vírus e fungos;
d) um número considerável de esporos;
e) todos os microrganismos, exceto esporos.





Indicamos também:



GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

E

A

B

D

A

E

A

A

B

D

B

E

A

B

C

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

C

A

C

B

C

D

C

C

B

D

D

E

E

B

B