Teoria Musical para concursos Militares - 50 Exercícios (Gabarito)

(01. QUESTÃO) - 2ª inversão do acorde de 3 sons em ordem direta:
a) 3ª e 5ª
b) 3ª e 6ª
c) 4ª e 6ª
d) 5ª e 6ª
e) 4ª e 5ª

(02. QUESTÃO) - 1ª inversão do acorde de 3 sons em ordem direta:
a) 3ª e 5ª
b) 3ª e 6ª
c) 4ª e 6ª
d) 5ª e 6ª
e) 4ª e 5ª

(03. QUESTÃO) - Os acordes de 3 sons quando estão em ordem direta estão sempre em:
a) posição afastada 
b) posição disjunta
c) posição larga
d) posição unida
e) posição superior

(04. QUESTÃO) - Sinal que determina a articulação dos sons:
a) strenuto 
b) staccato 
c) alongatura 
d) stringindo
e) Stretto

(05 QUESTÃO) - É um andamento lento:
a) Larghetto
b) Andantino
c) Allegretto
d) Allegro
e) Presto

(06. QUESTÃO) - É um andamento moderado:
a) Larghetto
b) Andantino
c) Adágio
d) Allegro
e) Presto

(07. QUESTÃO) - É um andamento rápido:
a) Larghetto
b) Andantino
c) Adágio
d) Allegro
e) Andante

(08. QUESTÃO) - Determina com absoluta certeza a duração exata do tempo:
a) metrônomo
b) andamento
c) rubato
d) quiálteras
e) molto

(09. QUESTÃO) - Indica certa liberdade no valor das figuras sem, contudo, alterar a divisão do compasso:
a) metrônomo
b) ritenuto
c) rubato
d) stringendo
e) affretando

(10. QUESTÃO) - Palavras italianas usadas para RETARDAR o andamento:
a) affretando - accelerando - stringendo
b) ritenuto - accelerando - stringendo
c) ritenuto - allargando - stringendo
d) stringendo - affretando - rallentando 
e) rallentando - ritardando – alargando

(11. QUESTÃO) - Palavras italianas usadas para APRESSAR o andamento:
a) affretando - accelerando - stringendo
b) ritenuto - accelerando - stringendo
c) ritenuto - allargando - stringendo
d) stringendo - affretando - rallentando 
e) rallentando - ritardando – alargando
  
(12. QUESTÃO) - De acordo com os ensinamentos contidos no livro “Teoria da Música”, do professor Bohumil Med, em relação à formação das escalas e seus modos, é correto afirmar que
a) a formação do primeiro tetracorde é idêntica à do segundo: um tom, um tom e um semitom. O primeiro tetracorde é separado do segundo, por um intervalo de semitom.
b) os sustenidos se sucedem, como as escalas, por quintas justas ascendentes, a partir do Fá sustenido (o primeiro sustenido).
c) as escalas bemolizadas se sucedem por quintas justas ascendentes, a partir de Si bemol, isso na formação das escalas Maiores com bemóis.
d) a sequência dos acidentes numa escala é igual à ordem do surgimento dos acidentes na formação das escalas.
e) na formação das escalas Maiores com bemóis, tomando o segundo tetracorde da escala modelo Dó Maior como tetracorde final de uma nova escala, forma-se a escala de Sol Maior.

(13. QUESTÃO) - SMORZANDO palavra italiana cujo significado musical é:
a) Reforçando o som. 
b) Desaparecendo o som.
c) Meio suave.
d) Extinguindo o som.
e) Meio forte.

(14. QUESTÃO) - Relacione as palavras italianas da coluna I com os seus respectivos significados musicais, na coluna II:

COLUNA I
(1) PIANÍSSIMO
(2) SMORZANDO
(3) RINFORZANDO
(4) MORENDO
(5) MEZZO-PIANO

COLUNA II
(___) Reforçando o som. 
(___) Desaparecendo o som.
(___) Meio suave.
(___) Extinguindo o som.
(___) Fraquíssimo.

A sequência correta é:
a) 3 - 4 - 5 - 2 - 1
b) 3 - 4 - 5 - 1 - 2
c) 4 - 3 - 5 - 2 - 1
d) 5 - 4 - 3 - 2 - 1 
e) 2 - 4 - 5 - 3 – 1

(15. QUESTÃO) - São usadas nas unidades ternárias (figuras pontuadas):
a) quiálteras regulares
b) quiálteras irregulares
c) quiálteras aumentativas
d) quiálteras diminutivas
e) quiálteras mistas

(16. QUESTÃO) - Quando um trecho musical deve ser executado duas vezes usa-se:
a) quiálteras 
b) o sinal ritornello
c) o sinal Da capo
d) o rubato
e) o sinal de salto

(17. QUESTÃO) - As frações que representam os compassos compostos têm como numerador:
a) 6, 9 e 12 
b) 3, 6 e 9
c) 1, 3 e 5
d) 2, 3 e 4
e) 2, 6 e 9

(18. QUESTÃO) - Os compassos compostos mais usados são os que tem para denominador os números:
a) 8 e 16
b) 4 e 8
c) 8 e 32
d) 4 e 16
e) 16 e 64

(19. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir:
Para se achar o correspondente composto de um compasso simples, multiplica-se o numerador por ____ e o denominador por ____.
a) 3 - 2
b) 2 - 3
c) 9 - 4
d) 3 - 5
e) 3 - 4

(20. QUESTÃO) - O compasso simples do compasso composto 9/8 é:
a) 27/16
b) 3/4
c) 9/8
d) 8/9
e) 3/8

(21. QUESTÃO) - Os compassos simples mais usados são aqueles cujas frações têm para denominador os números:
a) 4 e 8
b) 3 e 6
c) 2 e 4
d) 16 e 32
e) 8 e 16

(22. QUESTÃO) - Assinale a ÚNICA afirmação INCORRETA:
a) um ponto colocado à direita de uma figura serve para aumentar a metade do valor de duração dessa figura.
b) Os algarismos que serve para numerador dos compassos simples são 2, 3 e 4.
c) Marcar um compasso é indicar a divisão dos tempos por meio de movimentos executados, geralmente, com as mãos.
d) O tom é o menor intervalo entre dois sons, que o ouvido pode perceber e classificar.
e) A cada uma das notas da escala, de acordo com a sua função na própria escala, dá-se o nome de grau.

(23. QUESTÃO) - Assinale a ÚNICA afirmação INCORRETA:
a) Escalas cromáticas são aquelas formadas exclusivamente por intervalos de semitons, diatônicos e cromáticos.
b) As escalas cromáticas também podem ser do modo maior ou do modo menor.
c) A modulação consiste na passagem de um tom para outro, no decorrer de um trecho de música.
d) O trecho inteiramente escrito num só tom, isto é, sem modulações, chama-se tônico.
e) As modulações podem ser efetuadas para tons vizinhos ou afastados.

(24. QUESTÃO) - Sinal que colocado acima ou abaixo de uma nota, indica que se deve prolongar a duração do som mais tempo do que o seu valor estabelecido:
a) quiálteras 
b) ritornello
c) fermata
d) rubato
e) staccato

(25. QUESTÃO) - Sinais que determinam a articulação dos sons:
a) quiálteras e legato
b) ritornello e staccato
c) fermata e legato
d) legato e staccato
e) staccato e ritornelo

(26. QUESTÃO) - O ponto que indica o staccato é chamado:
a) ponto de máximo
b) ponto de diminuição
c) ponto de aumento
d) ponto estático
e) ponto alternado

(27. QUESTÃO) - Produz efeito de deslocamento das acentuações naturais:
a) Articulação 
b) rubato
c) Fermata
d) Síncope
e) Staccato

(28. QUESTÃO) - Os intervalos de 2ª, 3ª, 6ª e 7ª NÃO podem ser classificados em:
a) maior. 
b) menor. 
c) aumentado. 
d) diminuto. 
e) justo.

(29. QUESTÃO) - Pode ser classificado como justo o intervalo de: 
a) 2ª. 
b) 3ª. 
c) 6ª. 
d) 7ª. 
e) 5ª.

(30. QUESTÃO) - Com relação a inversão dos intervalos assinale a ÚNICA alternativa correta:
a) a 2ª depois de invertida passa a ser 7ª. 
b) a 3ª depois de invertida passa a ser 5ª. 
c) a 4ª depois de invertida passa a ser 6ª. 
d) a 5ª depois de invertida passa a ser 7ª. 
e) a 7ª depois de invertida passa a ser 6ª.

(31. QUESTÃO) - No intervalo de 4ª aumentada, indique o número de tom(s) e semitom(s) que o formam:
a) 3 tons e 1 semitom
b) 2 tons e 1 semitom
c) 2 tons 
d) 3 tons
e) 1 tom e 1 semitom

(32. QUESTÃO) - Os intervalos justos, aumentados e diminutos são encontrados nos intervalos de:
a) 1ª, 4ª e 5ª
b) 2ª e 7ª
c) 2ª, 3ª, 6ª e 7ª
d) 2ª, 3ª e 5ª
e) 4ª, 5ª e 8ª

(33. QUESTÃO) - Assinale a alternativa correta: 
a) Os intervalos de 4ª, 5ª e 8ª podem ser maiores, justos, aumentados e diminutos. 
b) Os intervalos de 2ª, 3ª, 4ª e 7ª podem ser maiores, menores, aumentados e diminutos. 
c) Os intervalos de 2ª, 3ª 6ª e 7ª podem ser menores, maiores, aumentados e diminutos. 
d) Os intervalos de 4ª, 5ª e 8ª podem ser menores, justos, aumentados e diminutos.
e) Os intervalos de 2ª, 3ª 6ª e 7ª podem ser menores, maiores, aumentados e justos.

(34. QUESTÃO) - Assinale a opção que elenca corretamente os graus tonais de uma escala: 
a) Mediante, subdominante e tônica.
b) Subdominante, dominante e sensível.
c) Tônica, subdominante e dominante.
d) Tônica, supertônica e mediante.
e) Dominante, sensível e mediante.

(35. QUESTÃO) - De acordo com o professor Bohumil Med, a palavra modulação vem do Latim e significa “ajustar”. Assinale a opção CORRETA que representa uma das formas de reconhecer o tom de um trecho musical:
a) Pelas notas comuns.
b) Pela terminação masculina.
c) Pela terminação feminina.
d) Analisando os acidentes ocorrentes.
e) Pelo caráter transitório.

(36. QUESTÃO) - A voz que possui a extensão do Lá1 ao Fá3 é o:
a) Contralto.
b) Barítono.
c) Meio-Soprano.
d) Tenor.
e) Soprano.

(37. QUESTÃO) - Tomando-se como base a escala diatônica de Si Maior, é CORRETO afirmar que na transposição para o modo lídio conservar-se-á:
a) O intervalo de terça maior entre os graus I e III e o intervalo característico de quarta aumentada entre os graus I e IV.
b) O intervalo de terça menor entre os graus I e III e o intervalo característico de sexta maior entre os graus I e VI.
c) O intervalo de terça menor entre os graus I e III e o intervalo característico de quarta aumentada entre os graus I e IV. 
d) O intervalo de terça maior entre os graus I e III e o intervalo característico de sexta maior entre os graus I e VI. 
e) O intervalo de terça maior entre os graus I e III e o intervalo característico de quarta justa entre os graus I e IV.

(38. QUESTÃO) - De acordo com o professor Bohumil Med, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Tons vizinhos são aqueles que têm a mesma armadura do tom principal ou diferem dele por um acidente a mais ou a menos.
b) Cada tom tem cinco tons vizinhos, sendo: três indiretos e dois diretos.
c) O tom homônimo do principal, cuja armadura difere por três alterações, é considerado tom próximo.
d) Com exceção do VII grau, todos os graus da escala do tom principal, em tom maior, são tônicas dos tons vizinhos.
e) Tons afastados diferem do tom principal por dois ou mais acidentes na armadura de clave.

(39. QUESTÃO) - Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.
Segundo o professor Bohumil Med, em seu livro “Teoria da Música”, andamento é a____________________ da velocidade que se imprime à____________________ de um trecho musical.
a) forma / qualidade
b) indicação / execução
c) característica / formação
d) complexidade / condução
e) base / graduação

(40. QUESTÃO) - Na Série Harmônica se encontram os Acordes Consonantes Perfeito Maior e Perfeito Menor. Em quais sons da referida série é encontrado o Acorde Consonante Perfeito Menor?
a) 4º, 5º e 6º.
b) 6º, 7º e 9º.
c) 5º, 6º, 7º e 9º.
d) 4º, 5º, 6º, 7º e 9º.
e) 5º, 6º e 7º.

(41. QUESTÃO) - Assinale a opção que NÃO corresponde a um tom vizinho de Ré Maior.
a) Si menor.
b) Mi Maior.
c) Sol Maior.
d) Lá Maior.
e) Fá # menor.

(42. QUESTÃO) - Em relação aos modos da escala, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.
(___) Modo é a maneira como os tetracordes são distribuídos na escala.
(___) No Modo Maior são encontrados intervalos de Tom do II para o III e do VI para o VII graus.
(___) No Modo menor primitivo são encontrados intervalos de tom do III para o IV e do VI para o VII graus.
(___) A Escala menor tem 2 formas: Harmônica e Melódica.
(___) O que caracteriza a Escala menor Harmônica são os intervalos de 2ª aumentada, do VI para o VII grau nas formas ascendente e descendente.
a) (V) (V) (V) (V) (F)
b) (F) (F) (V) (V) (V)
c) (V) (V) (F) (V) (F)
d) (V) (F) (V) (V) (F)
e) (F) (V) (V) (V) (V)

(43. QUESTÃO) - Assinale a opção que se refere a um ligeiro relaxamento da tensão rítmica à vontade do executante.
a) Ritenuto.
b) Rallentando.
c) Stringendo.
d) Ad libitum.
e) Rubato.

(44. QUESTÃO) - Das alternativas a seguir, assinale a que contém apenas figuras de ornamentos.
a) Apogiatura, mordente, trítono, trinado, floreio, portamento, arpejo, cadência, glissando
b) Apogiatura, anacruse, grupeto, trinado, floreio, portamento, arpejo, cadência, glissando
c) Apogiatura, mordente, grupeto, trinado, trítono, portamento, arpejo, cadência, glissando
d) Apogiatura, mordente, grupeto, trinado, floreio, portamento, anacruse, cadência, glissando
e) Apogiatura, mordente, grupeto, trinado, floreio, portamento, arpejo, cadência, glissando

(45. QUESTÃO) - As notas musicais possuem altura definida em função das claves. Elas podem ser escritas em linhas ou em espaços do pentagrama. Na clave de sol, a nota escrita no segundo espaço é:
a) Dó.
b) Mi.
c) Lá.
d) Si.
e) Ré.

(46. QUESTÃO) - Segundo Priolli, chama-se enarmonia a relação entre 2 sons cuja diferença de altura rigorosamente matemática, seja uma coma. Sobre a Enarmonia, é INCORRETO afirmar que:
a) No modo menor, tem a mesma entoação: Sol# Maior e Láb menor.
b) Podemos enarmonizar um intervalo fazendo enarmonia de uma ou ambas as notas do intervalo.  
c) Se apenas uma nota for enarmonizada o intervalo muda de classificação.
d) No modo maior, tem a mesma entoação: Fá# Maior e Solb Maior.
e) Pela enarmonia, ficam as escalas reduzidas a 24.

(47. QUESTÃO) - Sobre a Enarmonia, é INCORRETO afirmar que:
Sobre a Enarmonia, é incorreto afirmar que:
a) Só é possível enarmonizar um intervalo fazendo enarmonia de ambas as notas do intervalo.
b) Podemos enarmonizar um acorde fazendo a enarmonia de uma ou mais notas do seu conjunto.
c) O acorde enarmonizado nunca muda a sua classificação, embora mude sempre de tom.
d) Fazendo-se a enarmonia de uma ou várias notas, o acorde enarmonizado mudará de estado.
e) Fazendo-se a enarmonia de todas as notas, o acorde enarmonizado conservará o mesmo estado e a mesma posição.

(48. QUESTÃO) - Segundo Priolli, somando-se as alterações da armadura da clave de dois tons enarmônicos verifica-se que o total é sempre igual a:
a) 6
b) 12
c) 18
d) 24
e) 48

(49. QUESTÃO) - Sobre a Enarmonia, não podemos afirmar que:
a) Chama-se enarmonia a relação entre 2 sons cuja diferença de altura seja uma coma. 
b) Podemos enarmonizar um intervalo fazendo enarmonia de uma ou ambas as notas. 
c) Pela enarmonia, ficam as escalas reduzidas a 24. 
d) Podemos enarmonizar um acorde fazendo a enarmonia de uma ou mais notas de seu conjunto. 
e) Se fizermos a enarmonia parcial, o acorde enarmonizado continuará no mesmo estado ou na mesma inversão.

(50. QUESTÃO) - Com relação aos ornamentos, associe a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a opção correta:

(I) Grupeto
(II) Trinado
(III) Apogiatura
(IV) Floreio
(V) Portamento
(VI) Mordente

(___) Consiste na repetição rápida e alternada de duas notas consecutivas.
(___) Formado por duas notas, sendo a primeira de som igual à nota real e a segunda, uma 2ª maior ou menor, acima ou abaixo da nota real.
(___) Não possui forma definida. É constituído por uma ou mais notas, cujo número pode variar indeterminadamente.
(___) Constituído pelo agrupamento de 3 ou 4 notas dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar a 2ª superior ou inferior da nota real.
(___) Formado por uma ou duas notas separadas da nota real por intervalo de tom ou semitom diatônico.
(___) Consiste na rápida antecipação da nota real.
(___) Consiste na passagem sobrecarregada de notas.

a) (VI) (V) (–) (I) (III)(II)(IV)
b) (II)(IV) (V) (VI) (III)(–) (I)
c) (–) (I) (II) (III) (V) (IV)(VI)
d) (II)(VI) (IV) (I) (III) (V) (–)
e) (II) (I)(III) (VI) (V) (–) (IV)