Arcadismo Brasileiro - 20 Exercícios Gabaritados

01. (ESPCEX) Influenciados pelo poeta latino Horácio, os poetas árcades costumam reaproveitar dois temas da tradição clássica: o fugere urbem e o aurea mediocritas
Assinale o trecho de Cláudio Manuel da Costa que apresenta essas características:
a) “Como, ó Céus, para os ver terei constância, / Se cada flor me lembra a formosura / Da bela causadora de minha ânsia?” 
b) “Se o bem desta choupana pode tanto, / Que chega a ter mais preço, e mais valia, / Que da cidade o lisonjeiro encanto;” 
c) “Enfim serás cantada, Vila Rica, / Teu nome alegre notícia, e já clamava; / Viva o senado! viva! Repetia / Itamonte, que ao longe o eco ouvia.” 
d) “Já rompe, Nise, a matutina aurora / O negro manto, com que a noite escura, / Sufocado do Sol a face pura, / Tinha escondido a chama brilhadora.” 
e) “Destes penhascos fez a natureza / O berço, em que nasci: oh quem cuidara, / Que entre penhas tão duras se criara / Uma alma terna, um peito sem dureza.”

02. (ESA) O Arcadismo brasileiro originou-se e teve maior expressão em (no) 
a) Rio de Janeiro 
b) Minas Gerais 
c) Ceará 
d) Mato Grosso do Sul 
e) São Paulo

03. (QUESTÃO) As características abaixo: Antropocentrismo/Racionalismo, busca do equilíbrio/Paganismo; elementos da cultura greco-latina/Imitação dos clássicos renascentistas/Idealização amorosa, neoplatonismo, convencionalismo amoroso/Fugere urbem, carpe diem, aurea mediocritas/Busca da clareza das ideias/Pastoralismo/bucolismo/Universalismo/Ideias iluministas, 
pertencem ao
a) Arcadismo
b) Barroco
c) Quinhentismo
d) Humanismo
e) Romantismo

04. (QUESTÃO) O Arcadismo brasileiro originou-se e teve expressão principalmente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), Minas Gerais, e seu aparecimento teve relação direta com o grande crescimento urbano verificado no século XVIII nas cidades mineiras, cuja vida econômica girava em torno da extração de ouro.
A primeira obra árcade publicada no Brasil é Obras poéticas, em 1768, de: 
a) Cláudio Manuel da Costa
b) Pe. Antônio Vieira
c) Tomás Antônio Gonzaga
d) Basílio da Gama
e) Santa Rita Durão

05. (CESPE) Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, 
Que viva de guardar alheio gado; 
De tosco trato, de expressões grosseiro, 
Dos frios gelos, e dos sóis queimado. 
Tenho próprio casal, e nele assisto; 
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; 
Das brancas ovelhinhas tiro o leite, 
E mais as finas lãs, de que me visto. 

Graças, Marília bela, 
Graças à minha Estrela!

Eu vi o meu semblante numa fonte, 
Dos anos inda não está cortado: 
Os pastores, que habitam este monte, 
Respeitam o poder do meu cajado. 
Com tal destreza toco a sanfoninha, 
Que inveja até me tem o próprio Alceste: 
Ao som dela concerto a voz celeste; 
Nem canto letra, que não seja minha, 

Graças, Marília bela, 
Graças à minha Estrela!
Tomás Antônio Gonzaga. Lira I. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 573.

Considerando-se as características do poema apresentado, é correto afirmar que ele pertence ao
a) pós-modernismo, por utilizar técnicas como a sátira e o pastiche.
b) parnasianismo, por tratar de objetos poéticos de forma distanciada.
c) barroco, por explorar dualidades na alma do eu lírico.
d) arcadismo, por representar o poeta e sua amada em um ambiente pastoril e idílico.
e) modernismo, por quebrar as tradições do verso em língua portuguesa.

06. (PROGESP- UFRR) Sobre o Arcadismo, é correto afirmar que:
a) é marcado pelo rebuscamento das formas, pela riqueza de detalhes e pelos contrastes. Influenciado pela Contrarreforma, foi concebido como uma reação ao Renascimento;
b) é também chamado de Neoclassicismo, surge como uma releitura do Renascimento (ou Classicismo), preconizando uma arte pautada pela observância das formas clássicas e dos ideais humanistas. O bucolismo e o pastoralismo podem ser citados como características do Estilo no Brasil;
c) expressa a sociedade medieval, teocêntrica, de caráter servil e fortemente religioso. Ao mesmo tempo, é marcado pelo surgimento de formas de expressões artísticas de caráter popular, vinculadas a classes sociais consideradas “inferiores” à época;
d) surge como reação direta à arte e às concepções de mundo medievais, valorizando o passado greco-latino e a explicação científica do mundo; é teocêntrico, em contraponto ao antropocentrismo difundido pela Igreja;
e) é marcado pelo rebuscamento das formas, pela riqueza de detalhes e pelos contrastes. Expressa a sociedade medieval, teocêntrica, de caráter servil e fortemente religioso. Surge como reação direta à arte e às concepções de mundo medievais e é marcado pelo surgimento de formas de expressões artísticas de caráter popular, vinculadas a classes sociais consideradas “inferiores” à época.

07. (QUESTÃO) A reforma pombalina, que tantas modificações provocara entre os portugueses, teve repercussão também entre os brasileiros, fazendo consolidar o Neoclassicismo. De fato, foi a primeira manifestação de cunho artístico organizada em terras nacionais, pois nossos artistas da época, por uma questão de convivência com o clima neoclássico português, transferiam para cá as novas tendências.
O marco inicial do Arcadismo brasileiro foi a publicação de Obras poéticos, em 1768, escrita pelo mineiro:
a) Cláudio Manuel da Costa
b) Alvarenga Peixoto
c) Tomás Antônio Gonzaga
d) Basílio da Gama
e) Santa Rita Durão

08. (QUESTÃO) São representantes do Arcadismo:
a) Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa.
b) Castro Alves e Silva Alvarenga.
c) Tomás Antônio Gonzaga e Álvares de Azevedo.
d) Alvarenga Peixoto e Gregório de Matos Guerra.
e) Tomás Antônio Gonzaga e Machado de Assis.

09. (CETREDE) Analise as afirmativas a seguir sobre literatura e assinale a INCORRETA.
a) O Trovadorismo é o período da literatura que ocorreu entre 1189 e 1434.
b) O Brasil não teve a fase literária do Classicismo, mas um momento influenciado por ele, chamado Quinhentismo.
c) O Arcadismo brasileiro tem início com a publicação de “Obras Poéticas” de Tomaz Antônio Gonzaga.
d) O Romantismo brasileiro data de 1836 com Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães.
e) Marco inicial do Naturalismo brasileiro, 1881, é O Mulato de Aluisio Azevedo.

10. (IBADE) Representante da poesia Árcade brasileira:
a) Antônio Gonçalves Dias
b) Frei Luis de Souza
c) Camilo Castelo Branco
d) Alexandre Herculano
e) Cláudio Manuel da Costa

11. (IBFC) Sobre o Arcadismo analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. Identifica-se com os ideais do Iluminismo. 
II. Sob o ponto de vista ideológico, o Arcadismo pode ser visto como uma arte conservadora, entretanto, sob o ponto de vista estético, é uma arte revolucionária. 
III. Há o gosto pelo dia e pela claridade. 
IV. Os autores fazem uso do subjetivismo e pessoalidade. 
V. Os elementos da mitologia greco-latina são trazidos novamente aos poemas. 
VI. É feito o uso do decassílabo e do soneto. 
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III apenas
b) III, IV, V e VI apenas
c) I, III, IV, V e VI apenas
d) I, III, V e VI apenas
e) III e V apenas

12. (QUESTÃO) “Simplicidade, clareza e equilíbrio; volta aos modelos clássicos greco-romanos; pastoralismo; bucolismo; poesia descritiva e objetiva”.
Essas são algumas características do:
a) Realismo.
b) Romantismo.
c) Arcadismo.
d) Barroco.
e) Naturalismo.

13. (UECE-CEV) Atente ao que se diz a seguir sobre os principais poetas do Arcadismo Brasileiro e assinale a afirmação verdadeira.
a) Basílio da Gama escreveu o poema épico O Uraguai, que trata da guerra que portugueses e espanhóis moveram contra indígenas e jesuítas em Sete Povos das Missões, no Uruguai, em 1759. Adotou o pseudônimo árcade de Termindo Sipílio.
b) Tomás Antônio Gonzaga, o maior sonetista neoclássico brasileiro, com influência bastante acentuada de Camões, inaugurou o Arcadismo no Brasil com Obras Poéticas, publicado em 1768. Seu pseudônimo árcade era Glauceste Sartúnio.
c) Cláudio Manuel da Costa: escreveu Liras, com características pré-românticas, e Cartas Chilenas, sátira contundente contra as arbitrariedades praticadas pelo governador Luís da Cunha Meneses. Dirceu era seu pseudônimo árcade.
d) Santa Rita Durão escreveu o poema épico Caramuru, que fala dos acontecimentos lendários-históricos do naufrágio, salvamento e aventuras de Diogo Álvares Correia, o Caramuru. Critilo Doroteu era seu pseudônimo árcade.

14. (UECE-CEV) Considerando que, durante o Barroco, os poetas escreviam praticamente para si mesmos e que, no Arcadismo, a intenção é divulgar as ideias em textos acessíveis ao maior número de leitores, identifique as características desses estilos, listadas a seguir, escrevendo 
(1) para as características do Barroco e 
(2) para as características do Arcadismo.
(  ) Volta à Idade Média.
(  ) Volta ao Renascimento.
(  ) Autêntico, ainda que paradoxal.
(  ) Celeste, espiritual, místico.
(  ) Campestre, pastoril, bucólico.
(  ) Todo conhecimento vem da experiência e da reflexão.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 2, 1, 2, 1, 2, 1.
b) 1, 2, 2, 1, 2, 2.
c) 2, 2, 1, 2, 1, 1.
d) 1, 2, 1, 1, 2, 2. 
e) 1, 1, 1, 2, 2, 2

15. (UECE-CEV) No que diz respeito ao Arcadismo no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
a) O movimento arcádico inicia-se no Brasil com a publicação das “Obras Poéticas”, de Tomás Antônio Gonzaga.
b) O Neoclassicismo ou Arcadismo no Brasil surgiu em meio aos ideais revolucionários de jovens intelectuais, que inspirados na Revolução francesa, deflagraram o movimento conhecido como inconfidência Mineira, que pretendia conquistar independência política e cultural para a explorada colônia.
c) O Arcadismo representou uma transição para o Romantismo, sobretudo representado por Tomás Antônio Gonzaga. Este Pré-Romantismo recebe o nome de Rococó, caracterizado pela emoção, sensualismo, afetação, linguagem melodiosa e graciosa, excessivo apego à natureza. Assim, o Rococó seria uma fase de saturação de uma época, o que por isso mesmo constitui o germe de novos ideais.
d) O Arcadismo, um movimento eminentemente poético, de repúdio às demasias perpetradas pelo Barroco, arregimentou pela primeira vez na história literária brasileira um grupo de escritores mais ou menos coeso em seus desígnios e com um relativo sentido corporativo: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto, Basílio da Gama, Frei José de Santa Rita Durão, Bocage e Gonçalves Dias.

16. (QUESTÃO) Assinale a opção correta acerca do papel do Arcadismo brasileiro como movimento paralelo à Inconfidência Mineira.
a) A poesia social do Arcadismo brasileiro sofreu influência do Iluminismo europeu, mas não chegou a repercutir nos movimentos nacionalistas posteriores que culminaram na Independência em 1822.
b) As Cartas Chilenas situam-se no panorama da literatura árcade brasileira como exemplo de obra em que predomina a visão utópica dos nativistas, transfiguradores da realidade concreta do país.
c) Os poetas árcades brasileiros, apesar de escreverem obras de teor crítico à situação política da época, mantiveram-se distantes das ações concretas contra o domínio português.
d) A literatura brasileira, desde o período árcade, foi uma literatura de dois gumes, porque tanto impôs os padrões culturais europeus, quanto revelou as contradições da colonização.
e) O fracasso da Inconfidência Mineira evidencia a imaturidade dos eruditos brasileiros, que, à época, não estavam aptos a compreender as profundas desarmonias entre colônia e metrópole.

17. (QUESTÃO) No que se refere ao Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta.
a) No Arcadismo brasileiro, o cenário de locus amoenus é construído a partir da representação da dominação indígena.
b) Na poesia árcade brasileira, a referência à mitologia clássica é o elemento por meio do qual o poeta procura vincular seu texto à tradição clássica.
c) No Arcadismo brasileiro, os indígenas não foram representados literariamente, ao contrário do Romantismo, que inaugurou a exploração dessa temática.
d) O predomínio do verso branco e a descrição da natureza como sombria e melancólica são características marcantes do movimento árcade no Brasil.
e) Na poesia árcade brasileira, predomina o rebuscamento da linguagem, revelado pela prevalência da ordem indireta dos versos e pela complexidade das ideias.

18. (CEPROS) No Brasil, o arcadismo foi não apenas uma escola literária que predominou ao longo de toda a segunda metade do século XVIII, mas também um dos pontos mais altos da literatura em língua portuguesa. Sobre a estética árcade e a sua poética, é correto afirmar o que segue.
1) Há uma busca pelo natural e pelo simples. 
2) Há uma busca por temas bucólicos. 
3) Há uma busca pelo claro e pelo regular. 
4) Exalta-se a natureza pátria e os valores nacionais. 
5) A cidade e a vida urbana são as matérias dos poetas.
Estão corretas, apenas
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 4.
c) 2, 3 e 5.
d) 1, 2 e 3.
e) 3, 4 e 5.

19. (FATEC) "Voltaram à baila os deuses esquecidos, as ninfas esquivas, as náiades, as oréadas e os pastores enamorados, as pastoras insensíveis e os rebanhos numerosos das bucólicas de Teócrito e Virgílio." (Ronald de Carvalho, PEQUENA HISTÓRIA DE LITERATURA BRASILEIRA) 
O trecho acima refere-se ao seguinte movimento literário: 
a) Romantismo. 
b) Barroco. 
c) Arcadismo. 
d) Parnasianismo. 
e) Naturalismo.

20. (FEI) Leia com atenção: "A poesia desta época, localizada em fins do século XVIII e início do XIX, caracteriza-se pelo lirismo. Fiéis ao espírito bucólico e pastoril, os poetas adotavam pseudônimos e, em seus textos, falavam e agiam como pastores, tratando de pastoras suas amadas. O mundo greco-romano vem completar o quadro lírico das composições da época". 
Assinalar a alternativa que contém o período literário a que se refere o trecho acima: 
a) Romantismo 
b) Simbolismo 
c) Parnasianismo 
d) Arcadismo 
e) Barroco.







  
01. b) “Se o bem desta choupana pode tanto, / Que chega a ter mais preço, e mais valia, / Que da cidade o lisonjeiro encanto;” 
02. b) Minas Gerais
03. a) Arcadismo
04. a) Cláudio Manuel da Costa
05. d) arcadismo, por representar o poeta e sua amada em um ambiente pastoril e idílico.
06. b) é também chamado de Neoclassicismo, surge como uma releitura do Renascimento (ou Classicismo), preconizando uma arte pautada pela observância das formas clássicas e dos ideais humanistas. O bucolismo e o pastoralismo podem ser citados como características do Estilo no Brasil;
07. a) Cláudio Manuel da Costa
08. a) Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa.
09. c) O Arcadismo brasileiro tem início com a publicação de “Obras Poéticas” de Tomaz Antônio Gonzaga.
10. e) Cláudio Manuel da Costa
11. d) I, III, V e VI apenas
12. c) Arcadismo.
13. a) Basílio da Gama escreveu o poema épico O Uraguai, que trata da guerra que portugueses e espanhóis moveram contra indígenas e jesuítas em Sete Povos das Missões, no Uruguai, em 1759. Adotou o pseudônimo árcade de Termindo Sipílio.
14. d) 1, 2, 1, 1, 2, 2.
15. c) O Arcadismo representou uma transição para o Romantismo, sobretudo representado por Tomás Antônio Gonzaga. Este Pré-Romantismo recebe o nome de Rococó, caracterizado pela emoção, sensualismo, afetação, linguagem melodiosa e graciosa, excessivo apego à natureza. Assim, o Rococó seria uma fase de saturação de uma época, o que por isso mesmo constitui o germe de novos ideais.
16. d) A literatura brasileira, desde o período árcade, foi uma literatura de dois gumes, porque tanto impôs os padrões culturais europeus, quanto revelou as contradições da colonização.
17. b) Na poesia árcade brasileira, a referência à mitologia clássica é o elemento por meio do qual o poeta procura vincular seu texto à tradição clássica.
18. d) 1, 2 e 3.
19. c) Arcadismo. 
20. d) Arcadismo