01. (FGV) - “De origem ainda incerta, o pão, base da alimentação da quase totalidade dos seres humanos, é conhecido desde o período Neolítico. Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco”.
A função de linguagem predominante no texto 3 é:
a) metalinguística, pois explica a origem do vocábulo “pão”;
b) emotiva, pois mostra opiniões pessoais de quem escreve;
c) poética, pois constrói o texto com preocupações estéticas;
d) referencial, pois fornece dados reais sobre a história do pão;
e) conativa, pois tenta convencer o leitor das informações dadas.
02. (FGV) - Todas as frases abaixo mostram uma função da linguagem predominante; a frase em que predomina a função referencial, é:
a) A pobreza resulta do aumento dos desejos do homem, não da diminuição de sua propriedade;
b) Me dá pena ver que aquilo que os homens carecem é o que eles mais desejam;
c) Por que não deveríamos começar a colher os frutos espirituais de nossas conquistas materiais?
d) Felicidade é algo por que se luta sem saber claramente o que seja;
e) Faça como todos os homens sábios: mantenha-se solteiro.
03. (QUESTÃO) - Sobre funções da linguagem, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta:
(___) Emissor: quem fala, escreve, desenha, faz os gestos, etc.
(___) Receptor: quem ouve, lê, interpreta os gestos, etc.
(___) Mensagem: o conteúdo daquilo que o receptor comunica.
(___) Código: sistema utilizado pelo emissor para compor a mensagem. (Ex: língua oral / escrita, língua de sinais, pintura, placas de trânsito).
(___) Canal: meio, ou veículo pelo qual a mensagem é transmitida. (Ex: ar, papel, telefone, TV, internet).
a) V – V – V – F – F.
b) V – V – F – V – V.
c) V – V – V – V – F.
d) V – V – V – V – V.
e) V – V – F – F – V.
04. (QUESTÃO) - Sobre funções da linguagem, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.
Coluna I.
A- Função referencial.
B- Função emotiva.
C- Função conativa, ou apelativa.
Coluna II.
1- As principais características são a subjetividade, a fala em primeira pessoa, a visão e mensagem intimistas e as opiniões, ou relatos pessoais.
2- As principais características são a objetividade, a ênfase na informação e o foco em levar conhecimento e esclarecimento sobre algo para o receptor. Geralmente se utiliza da linguagem denotativa e possui uma visão unilateral.
3- As principais características são verbos no imperativo (compre, adquira, tenha, entre outros), as orações optativas que expressam desejo e a referência direta ao leitor.
a) A (2) – B (1) – C (3).
b) A (1) – B (2) – C (3).
c) A (3) – B (1) – C (2).
d) A (2) – B (3) – C (1).
e) A (1) – B (3) – C (2).
05. (QUESTÃO) - [...] e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Martin Claret, 2010, p. 78.
No trecho, está em evidência a função
a) metalinguística.
b) referencial.
c) apelativa.
d) emotiva.
e) fática.
06. (QUESTÃO) - Leia o texto a seguir com atenção.
“Cuidar da pele é essencial, e não importa o sexo, a idade e o tipo de pele. E fatores como poluição, estresse, tabagismo, clima, consumo de bebida alcoólica, exposição ao sol, alimentação e falta de alguns cuidados diários, associados ao processo de envelhecimento, contribuem para o surgimento de manchas, doenças e problemas que, a curto ou longo prazo, podem causar danos para a saúde.”
ABM+Saúde
Que tipo de função da linguagem prevalece no texto?
a) Emotiva.
b) Referencial.
c) Poética.
d) Conativa
e) Fática.
07. (QUESTÃO) - Leia:
“Quantas vezes, em sonho, as asas da saudade Solto para onde estás, e fico de ti perto! Como, depois do sonho, é triste a realidade! Como tudo, sem ti, fica depois deserto!” [...]
Predominam nesse texto as seguintes funções da linguagem:
a) Conativa e emotiva.
b) Poética e metalinguística.
c) Emotiva e poética.
d) Metalinguística e conativa.
e) Conotativa e metalinguística.
08. (QUESTÃO) - Marque a alternativa com a predominância correta da função da linguagem de cada um dos textos seguintes:
I - "Você, amigo livro, é como cada pessoa que passa em minha vida, mas com uma diferença, sempre me recebe de braços abertos. A cada página sua folheada recebo mais um abraço, nem sinto a vida passar, porque Você é o melhor amigo de quem quer crescer como ser humano".
(Renato Luiz de Oliveira Ferreira) - (Adaptado)
II - Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. (...) O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
(https://www.significados.com.br/educacao/)
a) Poética e Apelativa.
b) Apelativa e Metalinguística.
c) Referencial e Emotiva.
d) Emotiva e Poética.
e) Metalinguística e Fática.
14. (QUESTÃO) - Leia o excerto a seguir.
“Há três coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. O ‘amar os outros’ é tão vasto que inclui até perdão para mim mesma, com o que sobra. As três coisas são tão importantes que minha vida é curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida. Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.
E nasci para escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo. Eu tive desde a infância várias vocações que me chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever. E não sei por quê, foi esta que eu segui. Talvez porque para as outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida se vivendo em nós e ao redor de nós. É que não sei estudar. E, para escrever, o único estudo é mesmo escrever. Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a língua em meu poder. E no entanto cada vez que vou escrever, é como se fosse a primeira vez. Cada livro meu é uma estréia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda à medida que o tempo passa é o que eu chamo de viver e escrever.”
LISPECTOR, Clarice. As três experiências. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
No excerto, observa-se o predomínio da seguinte função da linguagem
a) metalinguística.
b) apelativa.
c) poética.
d) emotiva.
e) referencial.
10. (QUESTÃO) - Os elementos da comunicação verbal que dizem respeito ao contexto, ao emissor do discurso, ao enunciatário e a mensagem, estão, respectivamente, ligados a quais das funções da linguagem abaixo:
a) Função referencial, função denotativa, função poética e função expressiva.
b) Função conativa, função apelativa, função metalinguística e função expressiva.
c) Função metalinguística, função conativa, função referencial e função expressiva.
d) Função referencial, função expressiva, função conativa e função poética.
e) Nenhuma alternativa acima está correta.
11. (QUESTÃO) - O silêncio que sai do som da chuva espalha-se, num crescendo de monotonia cinzenta, pela rua estreita que fito. Estou dormindo desperto, de pé contra a vidraça, a que me encosto como a tudo. Procuro em mim que sensações são as que tenho perante esse cair de água sombriamente luminosa, que se destaca das fachadas sujas e, ainda mais, das janelas abertas. E não sei o que sinto, não sei o que quero sentir, não sei o que penso nem o que sou.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 77.
Ao analisar o texto, deduz-se que o autor utilizou
a) a função emotiva da linguagem.
b) a função referencial da linguagem.
c) estrutura narrativa não confessional.
d) elementos característicos do gênero descritivo-midiático.
e) uma estrutura semântica de caráter objetivo e impessoal.
12. (QUESTÃO) - A função de linguagem predominante no fragmento abaixo é:
“Poucas horas depois dos atentados que mataram 129 pessoas em Paris, uma mulher parou diante da boate Bataclan, um dos palcos das atrocidades, retirou um bloco de anotações da bolsa e leu em voz alta um poema do inglês John Donne: “Quando um homem morre eu sou atingido, porque pertenço à humanidade. Jamais me pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti”.
Adaptado de http://www.istoe.com.br/reportagens/441123_A+ BARBARIE+O+MEDO+E+A+COMOCAO+EM+UM +MUNDO+MAIS+PERIGOSO
a) fática.
b) conativa.
c) narrativa.
d) a referencial.
e) a metalinguagem.
13. (NOSSO RUMO) - Função da linguagem em que o emissor se preocupa de que maneira a mensagem será transmitida, por meio da escolha das palavras, das expressões e das figuras de linguagem. Por isso, o principal elemento comunicativo é a mensagem. Sua linguagem apresenta aspecto simbólico e subjetivo. O intuito principal dessa função é transmitir uma mensagem e utilizar o trabalho com a língua como ferramenta estilística e estética, para garantir maior impacto e força no conteúdo. Trata-se da seguinte função da linguagem:
a) poética.
b) referencial.
c) fática.
d) apelativa.
e) metalinguística.
14. (NOSSO RUMO) - A função fática da linguagem tem como principal objetivo:
a) informar ou referenciar algo.
b) explicar o conteúdo da mensagem.
c) convencer o leitor a fazer algo.
d) transmitir sentimentos e emoções.
e) estabelecer ou manter a comunicação.
15. (QUESTÃO) - A função de linguagem predominante no período abaixo é:
“Confirmada a morte do Rio Doce, o governo federal ainda não apresentou um plano de recuperação efetivo para a área (apenas uma carta de intenções)”.
http://www.istoe.com.br/reportagens/441106_A+LA MA+QUE+AINDA+SUJA+O+BRASIL, acesso em 27 de novembro de 2015.
a) conativa.
b) referencial.
c) fática.
d) poética.
e) metalinguística.
16. (QUESTÃO) - A presença algodoeira no Nordeste é antiga. Os indígenas alagoanos dominavam a produção dessa planta, mesmo antes do descobrimento do Brasil e, com ela, fabricavam redes, cordas e panos para vestimentas.
CARVALHO, Cícero Péricles de. Formação histórica de Alagoas. Maceió: Edufal, 2016. p. 210.
Pelas características do texto, qual a função predominante?
a) Fática.
b) Poética.
c) Emotiva.
d) Referencial.
e) Metalinguística.
17. (UNESC) - Sabendo que a função revela a intenção de que emite uma mensagem, marque a alternativa que identifica a função da linguagem predominante no trecho: "É importante informar que "Gatinhos" devem ser apresentados a diversos sons e situações para não ficarem medrosos, pois as primeiras semanas de vida dos felinos são muito importantes para os filhotes por vários motivos, dentre eles".
(Comportamento felino: evitando traumas - PetMag)
a) Apelativa.
b) Fática.
c) Emotiva.
d) Referencial.
e) Poética.
18. (QUESTÃO) - As funções da linguagem se referem ao conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados da língua.
Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto a três funções da linguagem e suas finalidades comunicativas.
Primeiramente, destaca-se a função _______________ que, por meio de sugestões, ordens, apelos propostos pelo emissor, o receptor é estimulado a expressar alguma reação diante de uma mensagem. Em segundo lugar, tem-se a função _______________ em que o emprego de cada palavra é cuidadosamente pensado pelo emissor que prioriza a elaboração de seu texto ao expor a mensagem. E, por último, a _______________ cuja linguagem tem a função de confirmar que a interação entre emissor e receptor se faz presente e são estabelecidas as condições para o sucesso dessa interação, caracterizando o vínculo social.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
a) emotiva / fática / poética
b) conativa / poética / fática
c) emotiva / poética / referencial
d) conativa / metalinguística / fática
e) fática / metalinguística / referencial
19. (IBADE) - Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.
Poeminho do ContraTodos esses que aí estãoAtravancando meu caminho,Eles passarão...Eu passarinho!
Mario Quintana
A função da linguagem predominante no texto é:
a) metalinguística.
b) referencial.
c) conativa.
d) poética.
e) fática.
20. (EXCELÊNCIA) - Relacione os fragmentos abaixo, às funções da linguagem predominantes e assinale CORRETA, obedecendo à ordem das frases:
I - “Beba Coca-Cola.”
II - “Serei sempre serena”.
III - “O que é uma entrevista? Trata-se de uma conversa entre uma ou mais pessoas com um fim determinado”.
a) Apelativa, emotiva e metalinguística.
b) Emotiva, poética e metalinguística.
c) Fática, emotiva e metalinguística.
d) Poética, apelativa e emotiva.
e) Nenhuma das alternativas.
GABARITO |
|||||||||
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
D |
A |
B |
A |
A |
B |
C |
B |
D |
D |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
A |
D |
A |
E |
B |
D |
D |
B |
D |
A |
Nenhum comentário:
Postar um comentário