01. (FUNDATEC) - A partir da década de 1950, os Estados Unidos e a ONU incentivaram a implantação de mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas em vários dos então chamados países subdesenvolvidos, muitos dos quais eram ex-colônias recém-independentes. Como ficou conhecido o conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária proposto aos países pobres para resolver o problema da fome?
A) Revolução Neolítica.
B) Terceira Revolução Industrial.
C) Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum.
D) Guerra Fria.
E) Revolução Verde.
02. (UEPB) - O Brasil é, atualmente, um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos. A mecanização da agricultura e o uso de outras técnicas modernas foi um dos fatores importantes para transformar o Brasil em um grande produtor mundial no setor agropecuário.
Com relação à agropecuária brasileira, sua produção e exportações, leia as proposições a seguir.
I- O agronegócio é responsável por toda a produção da agropecuária brasileira.
II- Soja, carnes e açúcar são alguns dos produtos agrícolas mais exportados pelo Brasil.
III- O Brasil exporta apenas os produtos que não são consumidos internamente por sua população.
IV- Apesar das técnicas modernas, algumas áreas agrícolas ainda permanecem atrasadas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
A) I, II e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) II, III e IV.
E) II e IV.
03. (FUNDATEC) - A geografia agrária é um dos campos mais importantes de estudos da produção intelectual da geografia brasileira. Sobre a questão agrária no Brasil, assinale a alternativa correta.
A) A fronteira agropecuária não é uma estrutura elementar na questão agrária no Brasil, sendo que o cerrado e a Amazônia não são regiões pertencentes à nova fronteira agropecuária do nosso país.
B) O campesinato do Sul é caracterizado pela agropecuária marcada pela monocultura e pelas migrações inter-regionais brasileiras.
C) Nos anos 50 e 60 do século XX, as ligas camponesas sacudiram o campo nordestino e ganharam projeção nacional, mas muitas de suas lideranças foram assassinadas.
D) Os governos militares não reprimiram os movimentos sociais do campo, implementaram o Estatuto da Terra para atender a uma série de reivindicações das Ligas Camponesas e do movimento sindical dos trabalhadores rurais.
E) A Lei de Terras de 1850 possibilitou o acesso da terra a todos os residentes no Brasil, incluindo a população negra liberta, os imigrantes e os pequenos agricultores.
04. (IDCAP) - A economia baiana começou a desenvolver-se ainda no Brasil colônia, tendo sido fortalecida neste período com o cultivo de produtos de suma importância para todo o país, com destaque para:
A) A cana-de-açúcar.
B) O feijão.
C) A soja.
D) O milho.
E) A pimenta-do-reino.
05. (CESPE) - Assinale a opção que apresenta o ecossistema com a maior parte de solos arenosos, aspecto que dificulta a prática da agricultura.
A) cerrado
B) amazônia
C) caatinga
D) campo
E) agreste
06. (IFTO) - Em relação à competitividade do agronegócio brasileiro, assinale a opção correta.
A) A competitividade do agronegócio brasileiro é predominantemente nacional.
B) A competitividade do agronegócio brasileiro deve-se à alta no preço dos insumos e dos preços das commodities agrícolas.
C) O agronegócio brasileiro está voltado para a agricultura de subsistência e para a agricultura familiar.
D) O agronegócio brasileiro ainda é pouco competitivo no mercado internacional.
E) O agronegócio brasileiro é um dos mais competitivos do mundo. Além dos fatores naturais como clima favorável, disponibilidade de terras ele também investiu em pesquisa, inovação e tecnologia nos últimos anos.
07. (FUNDATEC) - A expressão “MATOPIBA” é um acrônimo criado a partir das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, utilizado para designar a parte do território desses estados pertencente ao bioma Cerrado e onde se desenvolve uma agricultura de alta produtividade com uso intensivo de insumos modernos. Sobre a região, analise as assertivas abaixo:
I. O MATOPIBA é uma área de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, com área diversa em termos de ocupação e cobertura da terra, composta exclusivamente por agricultura empresarial, com elevado uso de tecnologia.
II. A região apresenta condições propícias para a agricultura, pois possui áreas planas e extensas, com solos de alto potencial produtivo, disponibilidade de água e clima favorável, com elevada intensidade de sol.
III. Com o crescimento da produção agrícola, nos últimos anos, na região do MATOPIBA, pode-se observar um elevado crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região. Porém, a distribuição de renda não apresentou melhoria proporcional ao aumento da riqueza.
IV. O MATOPIBA possui área total superior a 70 milhões de hectares – sendo que 80% da área total está em dois estados, Bahia e Tocantins.
Quais estão corretas?
A) Apenas I e III.
B) Apenas II e III.
C) Apenas II e IV.
D) Apenas I, II e IV.
E) Apenas I, III e IV.
08. (MSC) - A agricultura intensiva é um sistema de produção moderno, com elevados investimentos tecnológicos, que visa atender o mercado internacional. Por isso, esse setor do campo tem relações diretas com as áreas urbanas industrializadas. Marque a alternativa que apresenta as principais características do Sistema Agrícola Intensivo.
A) O Sistema Agrícola Intensivo tem como características a policultura, o uso de insumos, fertilizantes, agrotóxicos, o trabalho mecanizado e a mão de obra qualificada.
B) O Sistema Agrícola Intensivo tem como características a monocultura, a utilização de animais de tração, o uso de insumos, fertilizantes, agrotóxicos e a mão de obra qualificada.
C) O Sistema Agrícola Intensivo tem como características a monocultura, a utilização de animais de tração, o uso de insumos, fertilizantes, agrotóxicos, o trabalho mecanizado e a mão de obra pouco qualificada.
D) O Sistema Agrícola Intensivo tem como características a monocultura, o uso de insumos, fertilizantes, agrotóxicos, o trabalho mecanizado e a mão de obra desqualificada.
E) O Sistema Agrícola Intensivo tem como características a monocultura, o uso de insumos, fertilizantes, agrotóxicos, o trabalho mecanizado e a mão de obra qualificada.
09. (FUNDATEC) - Relativo aos diversos tipos de agricultura existentes no planeta, analise as assertivas a seguir:
I. Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores comuns: o capital, a terra e o trabalho.
II. A agricultura hoje conhecida como “moderna” surgiu na Ásia, principalmente no cultivo de arroz, que é cultivado em planícies inundáveis e até em áreas montanhosas, onde são construídos terraços.
III. O Brasil é um grande produtor agrícola, pode-se destacar a produção brasileira de soja, café e trigo – produtos em que o país fica entre os três maiores produtores de todo o globo.
IV. O sistema conhecido como plantation é típico de países subdesenvolvidos, utilizado principalmente na colonização europeia na África, América e Ásia. As características atuais compreendem o latifúndio, a monocultura, a mão de obra barata e a produção voltada, principalmente, para a exportação.
Quais estão corretas?
A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas III e IV.
E) I, II e III.
10. (MPEGO) - Assinale a alternativa correta:
I- Os sistemas agrícolas extensivos ostentam baixa produtividade e estão associados a modelos mais tradicionais de produção, característico de regiões mais subdesenvolvidas do mundo.
II- O processo de modernização do sistema agrícola brasileiro é considerado conservador porque restringiu a capacidade produtiva do campo.
III- O agronegócio constitui o conjunto de atividades econômicas englobadas pelas indústrias de insumos, produção agrícola e transformação de matérias-primas na agroindústria, bem como as relações de comércio e serviços envolvidas nessa atividade. Desse modo, o agronegócio não se limita à agricultura e à pecuária.
IV- A fronteira agrícola brasileira atual avança em direção a uma região conhecida como “Mapitoba” ou “Matopiba”. O nome deriva do acrônimo formado pelas iniciais dos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A principal lavoura cultivada na região é café e tabaco.
A) Todos os itens estão corretos.
B) Somente os itens I e II estão corretos.
C) Somente os itens II e IV estão corretos.
D) Somente os itens I e III estão corretos.
E) Somente os itens II e III estão corretos.
11. (MPEGO) - Assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:
I – O termo “agronegócio” é uma adaptação para o português do verbete em inglês, agribusiness. Refere-se a todo segmento ligado direta e indiretamente à agricultura, como a própria produção, os transportes, o armazenamento, os insumos, as ferramentas e máquinas agrícolas, a tecnologia e o processamento dos gêneros derivados, que implica um efeito multiplicador da agricultura e pecuária.
II – Como o desenvolvimento agrícola e a expansão capitalista no campo não foram acompanhados por uma recomposição fundiária, apenas uma parcela dos proprietários rurais beneficia-se dessa modernização.
III – A soja é a principal commodity brasileira e garante ao Brasil o destaque de principal exportador mundial do produto. É cultivada principalmente na região do Nordeste, onde o clima e a correção dos solos alcalinos são favoráveis ao seu plantio.
A) Apenas o item I está correto.
B) Apenas os itens I e II estão corretos.
C) Apenas os itens I e III estão corretos.
D) Os itens I, II e III estão corretos.
E) Apenas os itens II e III estão corretos.
12. (CETAP) - Leia atentamente o excerto: "A _____________ é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. É constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, extrativistas e pescadores". Qual alternativa completa a frase anteriormente?
A) agricultura industrial.
B) agricultura familiar.
C) produção agrícola.
D) empresa agrícola.
E) empresa rural.
13. (CESGRANRIO) - O ciclo hidrológico é um tema essencial para a hidrologia, descrevendo a circulação contínua da água na Terra.
Um processo do ciclo hidrológico natural que ocorre nas folhas da cobertura vegetal, nos caules, nos ramos e no material vegetal em decomposição sobre o solo é a
A) percolação
B) fotossíntese
C) infiltração
D) interceptação
E) irrigação
14. (AOCP) - Durante parte do século XVIII, a mineração de ouro foi um dos aspectos-chaves da economia da então capitania de Goiás, porém isso se alterou no começo do século XIX. Assinale a alternativa que apresenta a principal e mais intensa atividade econômica no território de Goiás no século XIX.
A) Atividade carvoeira.
B) Produção de materiais fabris.
C) Produção de calçados.
D) Produção de utensílios domésticos.
E) Agropecuária.
15. (VUNESP) - A rápida expansão da agricultura tecnificada de grãos e fibras no cerrado brasileiro se deve a um conjunto de fatores, sendo um deles
A) a alta qualidade dos solos agrícolas que apresentam forte concentração de argilas, calcários e nutrientes.
B) o baixo valor das terras nos campos limpos e cerrados, ocupados anteriormente pela pecuária extensiva.
C) à possibilidade de ocupar os solos, elevar a produtividade e não provocar fortes impactos ambientais.
D) a presença de grupos de goianos e mato-grossenses com grandes somas de capitais para investir localmente.
E) a antiga e densa rede urbana que garantiu a formação de empresas de agronegócios de importância nacional.
16. (FUVEST) - Sobre a produção agropecuária no campo brasileiro, é correta a seguinte afirmação:
A) As pequenas propriedades que introduziram a cana de açúcar e a pecuária bovina foram bem sucedidas, pois usaram adubos naturais e vacinaram o rebanho.
B) Setores capitalistas no campo foram os responsáveis pela recente elevação da produção de alimentos que vão para a mesa, graças ao manejo bem planejado.
C) A terra tem adquirido papel fundamental na economia brasileira, pela introdução da medida que diminuiu a porcentagem de terra improdutiva nos latifúndios.
D) As pequenas unidades camponesas são as responsáveis diretas pela maior parte do volume de produção de alimentos e matérias-primas industriais.
E) O avanço do capitalismo no campo abriu portas para expandir a produção de grãos voltada ao mercado interno e para alimentar a população rural.
17. (FACAPE) - Identifique os tipos de produção agrícola.
I. Sistema agrícola arcaico, baseado em técnicas rudimentares (queimadas, enxadas), com esgotamento e abandono do solo onde são cultivados produtos de subsistência.
II. Sistema tradicional que utiliza técnicas mais aprimoradas (adubação e terraceamento) e caracteriza-se por propriedades pequenas e mão-de-obra numerosa.
III. Sistema agrícola baseado na monocultura e no latifúndio, com mão-de-obra numerosa e produção em larga escala, voltada para o mercado externo.
A) I. Agricultura itinerante/ II. Agricultura de jardinagem/ III. Agricultura de plantation.
B) I. Agricultura de subsistência/ II. Agricultura de plantation/ III. Agricultura itinerante.
C) I. Agricultura de plantation/ II. Agricultura de jardinagem/ III. Agricultura itinerante.
D) I. Agricultura coletiva/ II. Agricultura de roça/ III. Agricultura jardinagem.
E) I. Agricultura de jardinagem/ II. Agricultura coletiva/ III. Agricultura de subsistência.
18. (FUNDATEC) - É uma Agricultura com origem no Sul e no Sudeste da Ásia, onde há uma enorme produção de arroz em planícies inundáveis, com a utilização de mão de obra. Tal como a agricultura de subsistência, esse sistema é praticado em pequenas e médias propriedades cultivadas pelo dono da terra e sua família. Trata-se da agricultura
A) de exportação.
B) de jardinagem.
C) de plantation.
D) moderna.
E) oriental.
19. (FGV) - A agricultura familiar apresenta dinâmica e características distintas da agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, o valor da produção da agricultura familiar equivale a quase 25% de toda a produção agropecuária brasileira.
Considerando o total de pessoas ocupadas no setor agropecuário, a macrorregião brasileira que apresenta o maior percentual na agricultura familiar é a região
A) Sul.
B) Norte.
C) Sudeste.
D) Nordeste.
E) Centro-Oeste.
20. (AGIRH) - A Revolução Verde:
A) Consistia no investimento de recursos do governo para o trabalhador rural dependente de agricultura de subsistência para reduzir os efeitos deletérios da agricultura intensiva.
B) Baseia-se no uso de técnicas rudimentares, obtendo altos índices de produtividade.
C) Apoia a sustentabilidade dos sistemas agrícolas com renovação de solo pela queimada e a agricultura de jardinagem.
D) Consistia na modernização das práticas agrícolas e na mecanização do preparo do solo – do cultivo e da colheita – visando ao aumento da produção de alimentos.
E) Nenhuma das alternativas acima está correta.
21. (FEPESE) - O uso inadequado do solo para as lavouras obriga os agricultores a mudar constantemente de área de plantio. É a chamada agricultura:
A) familiar.
B) intensiva
C) extensiva.
D) itinerante.
E) plantation.
22. (FGV) - A respeito da produção agrícola brasileira e da expansão da área plantada, analise o gráfico a seguir.
A partir do gráfico, assinale a afirmativa correta.
A) O aumento da produção agrícola é explicado pela ampliação da área cultivada.
B) O decréscimo da área cultivada na última década é explicado pelas pressões dos grupos ambientalistas.
C) A instabilidade das safras está relacionada às crises do mercado externo, devido à desvalorização do real frente ao dólar.
D) O aumento da produção agrícola deveu-se à intensificação das técnicas agrícolas (aumento da produção por hectare).
E) O aumento da produção está relacionado ao crescimento do mercado interno, devido ao aumento do nível de renda da população.
23. (AOCP) - Período que consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos. O enunciado diz respeito ao/à
A) Agroecologia.
B) Feudalismo.
C) Veganismo.
D) Inovação macroalimentar.
E) Revolução verde.
24. (FUNDATEC) - São características do sistema agrícola intensivo, EXCETO:
A) Utilização de modernas tecnologias.
B) Baixa produtividade.
C) Pesquisas em genética.
D) Mão de obra qualificada.
E) Uso de defensivos agrícolas.
25. (FADENOR) - A agricultura é a atividade de cultivar a terra. Pode ser de subsistência ou comercial. No Brasil, devido ao seu tamanho, a agricultura é muito diversificada. Sobre a agricultura, é CORRETO afirmar:
A) A agricultura de subsistência destina-se ao comércio.
B) A agricultura fornece mão de obra especializada à indústria.
C) A pecuária é um tipo de atividade agrícola.
D) A policultura é o cultivo de vários produtos.
E) A pequena propriedade é típica da agricultura comercial.
26. (IDCAP) - Esse sistema é um modelo de produção agrícola baseado na monocultura, na exportação desses produtos e na utilização de grandes latifúndios com mão de obra escrava. Ocorreu durante a colonização da América e outros continentes que eram colonizados por países europeus, assim como a Ásia e a África.
Na monocultura, as matérias primas mais produzidas nas lavouras tropicais eram: o café, a banana, o cacau, o algodão e a cana-de-açúcar. Eram plantadas quantidades volumosas de determinado gênero, já que a adaptação ao clima e o solo eram boas. Como essa produção era voltada ao mercado externo, pouco ficava no país e o que sobrava eram produtos de baixa qualidade.
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/ (Fragmento)
Referenciando-se pelo exposto acima e considerando os mais diversos sistemas agrícolas existentes no Brasil, o modelo de produção descrito denomina-se:
A) Plantation.
B) Agricultura moderna.
C) Agricultura de subsistência.
D) Hidroponia.
E) Agricultura itinerante.
27. (FEPESE) - A agricultura moderna no Brasil promove o aumento da produtividade e a geração de riqueza com a expansão do agronegócio e o uso de biocombustíveis.
Sobre a importância do agronegócio no Brasil, é correto afirmar:
1. O agronegócio constitui uma atividade econômica em plena expansão no Brasil e pode ser definido como cadeia produtiva.
2. A cadeia produtiva envolve a produção agropecuária, a transformação dos gêneros agropecuários em produtos industrializados e a distribuição e a venda desses produtos.
3. O agronegócio envolve a aplicação de altos investimentos na aquisição e utilização de técnica moderna de produção, com o uso intensivo de máquinas e insumos agrícolas.
4. O aumento da produtividade do agronegócio possibilita o aumento da exportação de produtos agrícolas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
28. (CESPE) - Assinale a opção correta, a respeito do uso de agrotóxicos na agricultura.
A) Na agricultura sustentável, são usados agrotóxicos para combater pragas e doenças, o que é fundamental para que a produção seja viável, embora cause poluição do solo e de corpos d'água.
B) Ao contrário dos agrotóxicos, principais causadores da degradação do solo, os adubos químicos são absorvidos pelas plantas e, por isso, não contaminam o solo nem a água.
C) O modelo agroflorestal é ideal para a proteção da biodiversidade do solo, pois impede o efeito de queimadas e os impactos do desmatamento e dos agrotóxicos.
D) Resíduos de agrotóxicos possuem elevada mobilidade no solo, motivo pelo qual facilmente contaminam o lençol freático, porém produzem efeitos reduzidos na biodiversidade de organismos nas camadas superficiais do solo.
E) Os agrotóxicos fragilizam e reduzem a fertilidade do solo com o tempo, além de poderem diminuir a biodiversidade e ocasionar acidez do solo.
29. (OMNI) - O termo “Fronteira Agrícola” é utilizado para:
A) Designar o avanço da produção agropecuária sobre o meio natural.
B) Designar o avanço do meio natural sobre a produção agropecuária.
C) Divisa entre Países com diferentes tipos de produção.
D) Divisa entre Estados com diferentes tipos de produção.
E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
30. (FUNDATEC) - A intervenção humana tem impactos significativos sobre os solos. Um milênio atrás, os agricultores ao redor do mundo aprenderam a plantar nas encostas “utilizando o contorno” ao fazer sulcos ou montes que percorriam a encosta. Cada um desses sulcos descrevia uma elevação, em vez de seguir verticalmente para cima ou para baixo da vertente. O cultivo com linhas de contorno evita o fluxo superficial e, dessa maneira, reduz a erosão do solo.
O trecho acima descreve qual tipo de agricultura?
A) Plantation.
B) Jardinagem.
C) Arado.
D) Agricultura de Subsistência.
E) Agricultura Orgânica.
GABARITO |
||||||||||||||
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
E |
E |
C |
A |
B |
E |
B |
E |
C |
D |
B |
B |
D |
E |
B |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
D |
A |
B |
D |
D |
D |
D |
E |
B |
D |
A |
E |
E |
A |
B |
Nenhum comentário:
Postar um comentário