Teoria Musical para concurso Militares - 30 Exercícios de Revisão Gabaritados

(01. QUESTÃO) Em uma escala diatônica menor primitiva (ou natural), os intervalos de semitom encontram-se entre os graus:
Assinale a alternativa correta:
a) I - II e V - VI.
b) II - III e V - VI.
c) III – IV e V – VI.
d) IV e VII – VIII.
e) V – VI e VII – VIII.

(02. QUESTÃO) - Relacione a COLUNA I de acordo com a COLUNA II:
COLUNA I
(1) Glissando 
(2) Floreio   
(3) Arpejo    
(4) Mordente  
(5) Portamento 
COLUNA II
(___) Série de sons de um acorde tocados rápido e sucessivamente.
(___) Uma colcheia que antecipa a nota real, tendo a mesma entoação desta.
(___) Consiste em um grupo de notas intercalado entre duas notas reais.
(___) Deslizar rapidamente uma sucessão de sons entre duas notas reais.
(___) Duas notas que precedem a nota real, sendo a primeira nota da mesma altura da nota real e a segunda um grau acima ou abaixo dela.

Considerando a relação feita anteriormente, a sequência correta é:
a) (3), (5), (4), (1) e (2).
b) (3), (2), (5), (4) e (1).
c) (3), (5), (2), (1) e (4).
d) (4), (3), (2), (5) e (1).
e) (3), (5), (4), (2) e (1).

(03. QUESTÃO) Considere as afirmativas abaixo a respeito de acordes:
I. A nota mais grave é a fundamental do acorde.
II. A nota mais grave é a terça do acorde.
III. A nota mais grave é a quinta do acorde.
IV. A nota mais grave é a sétima do acorde.
Qual das opções abaixo classifica corretamente esses acordes em relação à quantidade de sons e ao estado em que se encontram?
a) Tríade ou tétrade no estado fundamental; tríade ou tétrade na 1ª inversão; tríade ou tétrade na 2ª inversão; tétrade na 3ª inversão.
b) Tríade ou tétrade na 2ª inversão; tríade ou tétrade na 1ª inversão; tríade na 3ª inversão; tríade ou tétrade no estado fundamental.
c) Tríade na 3ª inversão; tríade na 2ª inversão; tétrade na 1ª inversão; tríade no estado fundamental.
d) Tríade ou tétrade no estado fundamental; tríade ou tétrade na 1ª inversão; tríade ou tétrade na 2ª inversão; tríade ou tétrade na 3ª inversão.
e) Tétrade no estado fundamental; tétrade na 1ª inversão; tétrade na 2ª inversão; tríade na 3ª inversão.
 
(04. QUESTÃO) A escala artificial ou cromática é uma sequência de quantos semitons consecutivos?
a) Nove.
b) Dez.
c) Onze.
d) Doze.
e) Treze.
 
(05. QUESTÃO) Sobre as propriedades físicas do som, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Intensidade é a propriedade do som de ser forte ou fraco.
II - Altura é a propriedade do som de ser agudo, médio ou grave.
III - O timbre é a “cor” do som de cada instrumento ou voz, derivado dos sons harmônicos que acompanham os sons principais.
a) Somente os itens I e II estão corretos.
b) Os itens I e II estão incorretos.
c) Somente os itens II e III estão corretos.
d) Todos os itens estão incorretos.
e) Todos os itens estão corretos.

(06. QUESTÃO) Na escala de Mi Maior, a distância entre as notas Mi e Si é de:
a) 4 tons.
b) 2 tons
c) 3 tons e 1/2
d) 2 tons e 1/2
e) 3 tons.

(07. QUESTÃO) Sobre a Unidade de Tempo (UT) e a Unidade de Compasso (UC), assinalar a alternativa correta:
a) UT utiliza-se para marcar tempos em compassos binários
b) UT é a figura que multiplicada por 2 (dois) preenche todo o compasso
c) O regente da orquestra move as mãos, na maioria dos casos, baseado na UC.
d) UC utiliza-se para marcar tempos em compassos ternários.
e) UC é a figura que sozinha preenche todo o compasso.

(08. QUESTÃO) Em relação ao conceito de contratempo, marcar C para as afirmativas corretas, E para as erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência correta:
(___) As notas são executadas nos tempos fracos ou nas partes fracas dos tempos.
(___) A nota e a pausa têm sempre a mesma duração.
(___) As notas são executadas no tempo forte.
a) C - C - E.
b) E - E - C.
c) C - E - C.
d) C - E - E.
e) E – C – E

(09. QUESTÃO) Das afirmativas abaixo, assinale a única alternativa correta.
a) A única diferença entre uma escala maior e a parte ascendente de sua homônima menor melódica é a terça.
b) Uma escala maior tem a mesma estrutura de sua escala relativa menor.
c) Uma escala maior e a sua homônima menor harmônica compartilham do mesmo acorde de subdominante.
d) A parte ascendente da escala menor melódica é igual à escala menor natural.
e) Existem cinco escalas maiores com sustenidos e cinco com bemóis.

(10. QUESTÃO) Das afirmativas abaixo, assinale a única alternativa incorreta.
a) Os modos eólio e jônio deram origem às escalas maiores e menores do sistema tonal.
b) Os modos dórico, frígio, lídio e mixolídio foram usados na música litúrgica da Idade Média.
c) Os modos lídio e mixolídio são modos maiores.
d) Os modos litúrgicos são exemplos de escala diatônica.
e) Os modos litúrgicos têm os mesmos nomes e estruturas dos modos da Grécia Antiga.

(11. QUESTÃO) Das afirmativas abaixo, assinale a única alternativa correta.
a) Um semitom cromático possui notas com nomes e acidentes diferentes.
b) O acidente de precaução é usado para evitar equívocos na leitura musical.
c) O acidente ocorrente vale para todas as alturas da mesma nota, mas somente no mesmo compasso.
d) A ligadura entre uma nota alterada e uma nota não alterada no compasso seguinte prolonga o acidente até o fim do próximo compasso.
e) O símbolo do bequadro significa que a nota deve ser abaixada em um semitom

(12. QUESTÃO) Arnold Schoenberg, e seus discípulos Alban Berg e Anton Webern, são os principais compositores que se baseiam em uma técnica que parecia a destruição completa da música ocidental.
Como ficou conhecido esse novo modelo de composição musical?
a) Impressionismo.
b) Expressionismo.
c) Música aleatória.
d) Dodecafonismo.
e) Música concreta

(13. QUESTÃO) Segunfo o Manual de Harmonia (Paulo Silva, Pag 28), o intervalo evitado e considerado perigoso pela igreja, nos séculos passados, ficou conhecido como diabolus in musica. Em sua estrutura, ele forma o que se chama:
a) Quarto de tom.
b) Trítono.
c) Hexacorde.
d) Tetracorde.
e) Intervalo superdiminuto.

(14. QUESTÃO) Quanto à origem dos nomes das notas musicais, pode-se afirmar que foi fruto de um extraordinário espírito inventivo, pois a partir das primeiras sílabas das palavras de um hino, passou-se a
designar a sua atual nomenclatura. Assinale a alternativa em que estão apresentados o nome dessa mente inventiva e o hino escolhido para tal façanha.
a) Guido D’Arezzo / Hino a São João.
b) Papa Gregório /Hino a São João.
c) Guido D’Arezzo /Hino a nossa Senhora.
d) PapaGregório /Hino à Santa Cecília.
e) Orfeu /Hino à Santa Cecília

(15. QUESTÃO) A sensação de deslocamento do acento métrico, causada por um som executado no tempo fraco ou parte do tempo fraco, prolongada ao tempo forte ou parte do tempo forte seguinte, é um(a):
a) Sestina.
b) Quiáltera.
c) Contraponto.
d) Suspensão.
e) Síncope.

(16. QUESTÃO) Dos termos musicais abaixo, assinale a alternativa em que apenas dois são ornamentos.
a) Grupeto, apojatura e suspensão.
b) Trinado, mordente e grupeto.
c) Tacet, suspensão e contratempo.
d) Floreio, grupeto e mordente.
e) Portamento, glissando e cadência melódica.

(17. QUESTÃO) Na escala menor harmônica, em que grau é encontrado o intervalo de 2ª aumentada?
a) Do II para o III.
b) Do VI para o VII.
c) Do IV para o V.
d) Do VII para o VIII.
e) Do V para o VI

(18. QUESTÃO) Sobre os modos litúrgicos, pode-se afirmar que: no modo Dórico (de Ré a Ré), todas as notas são iguais a uma escala de Ré menor na forma primitiva, excetuando o:
a) 2º grau.
b) 3º grau.
c) 4º grau.
d) 5º grau.
e) 6º grau.

(19. QUESTÃO) No modo Lídio (de Fá a Fá), qual o único grau que difere da escala maior de Fá maior?
a) 3º grau.
b) 4º grau.
c) 5º grau.
d) 6º grau.
e) 7º grau

(20. QUESTÃO) Flauta transversal, oboé, saxofone tenor, saxofone alto e saxofone barítono. Sobre esta listagem de instrumentos de sopro utilizados nas bandas de música do Exército é correto afirmar que:
a) Todos são transpositores.
b) Um é transpositor e quatro não são transpositores.
c) Dois são transpositores e três não são transpositores.
d) Três são transpositores e dois não são transpositores.
e) Quatro são transpositores e um não é transpositor.

(21. QUESTÃO) Segundo Alan Gomes (harmonia I), com as notas: mi, sol#, si e ré, em terças sobrepostas, forma-se o seguinte acorde:
a) G7
b) G#7.
c) E7.
d) B7.
e) A7. 

(22. QUESTÃO) Segundo Alan Gomes (harmonia I), a inversão dos acordes proporciona novas sonoridades a amplia as possibilidades e combinações melódicas e harmônicas. Identifique, a seguir, a primeira inversão do acorde de sol Maior com sexta e a segunda inversão do acorde de Lá Maior com sexta.
a) G6/B, C#/E.
b) B/G, E/A6.
c) G6/B, A6/E.
d) G6, A6/E.
e) B/A, G/C#.

(23. QUESTÃO) Nos itens a seguir, preencha as lacunas tornando verdadeiras as afirmativas. 
I. Os tempos dos compassos obedecem a diversas acentuações, isto é, umas fortes, outras fracas. Essas acentuações constituem o _____________________.
II. O "legato" e o "staccato" são sinais que determinam como deve ser feita a ____________ dos sons.
III. O III grau (mediante) e o VI grau (superdominante) são chamados ______________________.
IV. As armaduras de clave das _________________ diferem por três alterações.
A sequência correta está na alternativa:
a) acento métrico/articulação/graus modais/escalas homônimas
b) contratempo/articulação/graus modais/escalas diatônicas
c) acento métrico/articulação/graus tonais/escalas diatônicas
d) contratempo/síncope/graus tonais/escalas diatônicas
e) intervalo superdiminuto/articulação/graus tonais/escalas homônimas

(24. QUESTÃO) Nos itens a seguir, preencha as lacunas tornando verdadeiras as afirmativas. 
I. Para se achar o correspondente composto de um compasso simples, multiplica-se o numerador por _________ e o denominador por __________.
II. Quando um trecho musical deve ser executado duas vezes usa-se o sinal chamado ____________.
III. Na descida das escalas menores na forma melódica o VII grau passa a chamar-se_________________, porquanto desaparece o intervalo de semitom do VIII grau para o VII, intervalo este que caracteriza a atração entre esses dois graus e que dá ao VII grau o nome de __________________.

A sequência correta está na alternativa:
a) 3 (três)/ 5 (cinco)/ sustenido/ subtônica/ sensível.
b) 2 (dois)/ 5 (cinco)/ ritornelo/ subtônica/ sensível.
c) 2 (dois)/ 3 (três)/ ritornelo/ tônica/ subtônica.
d)  3 (três)/ 2 (dois)/  sustenido/ supertônica/ sensível.
e) 3 (três)/ 2 (dois)/ ritornelo/ subtônica/ sensível.

(25. QUESTÃO) Assinale o termo musical que completa corretamente a frase:   
Os tons e semitons na escala diatônica podem ser dispostas de duas maneiras diferentes. E é a esses dois modos de dispor os tons e semitons na escala que se dá genericamente, o nome de ___________. 
a) alterações fixas.     
b) mediante.     
c) graus tonais.     
d) graus modais.     
e) modos da escala.

(26. QUESTÃO) De acordo com o número de tons e semitons que compõem o intervalo ele pode ser classificado como: 
a) maior - menor - justo - aumentado e invertido
b) maior - menor - justo - aumentado e diminuto
c) maior - menor - justo - ascendente e descendente
d) ascendente - descendente - justo - aumentado e invertido
e) maior - menor - aumentado - diminuto e simples

(27. QUESTÃO) Assinale o termo musical que completa corretamente a frase:   
Se uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca de tempo for prolongada ao tempo forte ou parte forte do tempo seguinte, teremos o que se chama ___________. 
a) Síncope.     
b) Staccato.     
c) Contratempo.     
d) Deslocamento.     
e) Fermata.

(28. QUESTÃO) Segundo Priolli, o sinal que indica que os sons devem ser articulados de modo seco é:
a) o staccato
b) o legato 
c) a fermata
d) a linha de 8ª
e) a síncope

(29. QUESTÃO) De acordo com Priolli, a fermata em notação musical indica:
a) Que a nota ou pausa deve ser tocada duas vezes mais forte.
b) Que a nota ou pausa deve ser mantida além do seu valor normal.
c) Que a nota deve ser ligada à próxima.
d) Que a nota deve ser tocada staccato.
e) Que a nota deve ser repetida em eco.

(30. QUESTÃO) As opções abaixo representam ornamentos musicais, exceto:
a) Mordente.
b) Arpejo.
c) Trinado.
d) Apojatura.
e) Ligadura.


GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

B

C

A

D

E

C

E

D

A

E

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