(01. QUESTÃO) - Em uma escala diatônica menor primitiva (ou natural), os intervalos de semitom encontram-se entre os graus:
Assinale a alternativa correta:
a) I - II e V - VI.
b) II - III e V - VI.
c) III – IV e V – VI.
d) IV e VII – VIII.
e) V – VI e VII – VIII.
COLUNA I
(1) Glissando
(2) Floreio
(3) Arpejo
(4) Mordente
(5) Portamento
COLUNA II
(___) Série de sons de um acorde tocados rápido e sucessivamente.
(___) Uma colcheia que antecipa a nota real, tendo a mesma entoação desta.
(___) Consiste em um grupo de notas intercalado entre duas notas reais.
(___) Deslizar rapidamente uma sucessão de sons entre duas notas reais.
(___) Duas notas que precedem a nota real, sendo a primeira nota da mesma altura da nota real e a segunda um grau acima ou abaixo dela.
Considerando a relação feita anteriormente, a sequência correta é:
a) (3), (5), (4), (1) e (2).
b) (3), (2), (5), (4) e (1).
c) (3), (5), (2), (1) e (4).
d) (4), (3), (2), (5) e (1).
e) (3), (5), (4), (2) e (1).
(03. QUESTÃO) - Considere as afirmativas abaixo a respeito de acordes:
I. A nota mais grave é a fundamental do acorde.
II. A nota mais grave é a terça do acorde.
III. A nota mais grave é a quinta do acorde.
IV. A nota mais grave é a sétima do acorde.
Qual das opções abaixo classifica corretamente esses acordes em relação à quantidade de sons e ao estado em que se encontram?
a) Tríade ou tétrade no estado fundamental; tríade ou tétrade na 1ª inversão; tríade ou tétrade na 2ª inversão; tétrade na 3ª inversão.
b) Tríade ou tétrade na 2ª inversão; tríade ou tétrade na 1ª inversão; tríade na 3ª inversão; tríade ou tétrade no estado fundamental.
c) Tríade na 3ª inversão; tríade na 2ª inversão; tétrade na 1ª inversão; tríade no estado fundamental.
d) Tríade ou tétrade no estado fundamental; tríade ou tétrade na 1ª inversão; tríade ou tétrade na 2ª inversão; tríade ou tétrade na 3ª inversão.
e) Tétrade no estado fundamental; tétrade na 1ª inversão; tétrade na 2ª inversão; tríade na 3ª inversão.
(04. QUESTÃO) - A escala artificial ou cromática é uma sequência de quantos semitons consecutivos?
a) Nove.
b) Dez.
c) Onze.
d) Doze.
e) Treze.
(05. QUESTÃO) - Sobre as propriedades físicas do som, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Intensidade é a propriedade do som de ser forte ou fraco.
II - Altura é a propriedade do som de ser agudo, médio ou grave.
III - O timbre é a “cor” do som de cada instrumento ou voz, derivado dos sons harmônicos que acompanham os sons principais.
a) Somente os itens I e II estão corretos.
b) Os itens I e II estão incorretos.
c) Somente os itens II e III estão corretos.
d) Todos os itens estão incorretos.
e) Todos os itens estão corretos.
(06. QUESTÃO) - Na escala de Mi Maior, a distância entre as notas Mi e Si é de:
a) 4 tons.
b) 2 tons
c) 3 tons e 1/2
d) 2 tons e 1/2
e) 3 tons.
(07. QUESTÃO) - Sobre a Unidade de Tempo (UT) e a Unidade de Compasso (UC), assinalar a alternativa correta:
a) UT utiliza-se para marcar tempos em compassos binários
b) UT é a figura que multiplicada por 2 (dois) preenche todo o compasso
c) O regente da orquestra move as mãos, na maioria dos casos, baseado na UC.
d) UC utiliza-se para marcar tempos em compassos ternários.
e) UC é a figura que sozinha preenche todo o compasso.
(08. QUESTÃO) - Em relação ao conceito de contratempo, marcar C para as afirmativas corretas, E para as erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência correta:
(___) As notas são executadas nos tempos fracos ou nas partes fracas dos tempos.
(___) A nota e a pausa têm sempre a mesma duração.
(___) As notas são executadas no tempo forte.
a) C - C - E.
b) E - E - C.
c) C - E - C.
d) C - E - E.
e) E – C – E
(09. QUESTÃO) - Das afirmativas abaixo, assinale a única alternativa correta.
a) A única diferença entre uma escala maior e a parte ascendente de sua homônima menor melódica é a terça.
b) Uma escala maior tem a mesma estrutura de sua escala relativa menor.
c) Uma escala maior e a sua homônima menor harmônica compartilham do mesmo acorde de subdominante.
d) A parte ascendente da escala menor melódica é igual à escala menor natural.
e) Existem cinco escalas maiores com sustenidos e cinco com bemóis.
(10. QUESTÃO) - Das afirmativas abaixo, assinale a única alternativa incorreta.
a) Os modos eólio e jônio deram origem às escalas maiores e menores do sistema tonal.
b) Os modos dórico, frígio, lídio e mixolídio foram usados na música litúrgica da Idade Média.
c) Os modos lídio e mixolídio são modos maiores.
d) Os modos litúrgicos são exemplos de escala diatônica.
e) Os modos litúrgicos têm os mesmos nomes e estruturas dos modos da Grécia Antiga.
(11. QUESTÃO) - Das afirmativas abaixo, assinale a única alternativa correta.
a) Um semitom cromático possui notas com nomes e acidentes diferentes.
b) O acidente de precaução é usado para evitar equívocos na leitura musical.
c) O acidente ocorrente vale para todas as alturas da mesma nota, mas somente no mesmo compasso.
d) A ligadura entre uma nota alterada e uma nota não alterada no compasso seguinte prolonga o acidente até o fim do próximo compasso.
e) O símbolo do bequadro significa que a nota deve ser abaixada em um semitom
(12. QUESTÃO) - Arnold Schoenberg, e seus discípulos Alban Berg e Anton Webern, são os principais compositores que se baseiam em uma técnica que parecia a destruição completa da música ocidental.
Como ficou conhecido esse novo modelo de composição musical?
a) Impressionismo.
b) Expressionismo.
c) Música aleatória.
d) Dodecafonismo.
e) Música concreta
(13. QUESTÃO) - Segunfo o Manual de Harmonia (Paulo Silva, Pag 28), o intervalo evitado e considerado perigoso pela igreja, nos séculos passados, ficou conhecido como diabolus in musica. Em sua estrutura, ele forma o que se chama:
a) Quarto de tom.
b) Trítono.
c) Hexacorde.
d) Tetracorde.
e) Intervalo superdiminuto.
(14. QUESTÃO) - Quanto à origem dos nomes das notas musicais, pode-se afirmar que foi fruto de um extraordinário espírito inventivo, pois a partir das primeiras sílabas das palavras de um hino, passou-se a
designar a sua atual nomenclatura. Assinale a alternativa em que estão apresentados o nome dessa mente inventiva e o hino escolhido para tal façanha.
a) Guido D’Arezzo / Hino a São João.
b) Papa Gregório /Hino a São João.
c) Guido D’Arezzo /Hino a nossa Senhora.
d) PapaGregório /Hino à Santa Cecília.
e) Orfeu /Hino à Santa Cecília
(15. QUESTÃO) - A sensação de deslocamento do acento métrico, causada por um som executado no tempo fraco ou parte do tempo fraco, prolongada ao tempo forte ou parte do tempo forte seguinte, é um(a):
a) Sestina.
b) Quiáltera.
c) Contraponto.
d) Suspensão.
e) Síncope.
(16. QUESTÃO) - Dos termos musicais abaixo, assinale a alternativa em que apenas dois são ornamentos.
a) Grupeto, apojatura e suspensão.
b) Trinado, mordente e grupeto.
c) Tacet, suspensão e contratempo.
d) Floreio, grupeto e mordente.
e) Portamento, glissando e cadência melódica.
(17. QUESTÃO) - Na escala menor harmônica, em que grau é encontrado o intervalo de 2ª aumentada?
a) Do II para o III.
b) Do VI para o VII.
c) Do IV para o V.
d) Do VII para o VIII.
e) Do V para o VI
(18. QUESTÃO) - Sobre os modos litúrgicos, pode-se afirmar que: no modo Dórico (de Ré a Ré), todas as notas são iguais a uma escala de Ré menor na forma primitiva, excetuando o:
a) 2º grau.
b) 3º grau.
c) 4º grau.
d) 5º grau.
e) 6º grau.
(19. QUESTÃO) - No modo Lídio (de Fá a Fá), qual o único grau que difere da escala maior de Fá maior?
a) 3º grau.
b) 4º grau.
c) 5º grau.
d) 6º grau.
e) 7º grau
(20. QUESTÃO) - Flauta transversal, oboé, saxofone tenor, saxofone alto e saxofone barítono. Sobre esta listagem de instrumentos de sopro utilizados nas bandas de música do Exército é correto afirmar que:
a) Todos são transpositores.
b) Um é transpositor e quatro não são transpositores.
c) Dois são transpositores e três não são transpositores.
d) Três são transpositores e dois não são transpositores.
e) Quatro são transpositores e um não é transpositor.
(21. QUESTÃO) - Segundo Alan Gomes (harmonia I), com as notas: mi, sol#, si e ré, em terças sobrepostas, forma-se o seguinte acorde:
a) G7
b) G#7.
c) E7.
d) B7.
e) A7.
(22. QUESTÃO) - Segundo Alan Gomes (harmonia I), a inversão dos acordes proporciona novas sonoridades a amplia as possibilidades e combinações melódicas e harmônicas. Identifique, a seguir, a primeira inversão do acorde de sol Maior com sexta e a segunda inversão do acorde de Lá Maior com sexta.
a) G6/B, C#/E.
b) B/G, E/A6.
c) G6/B, A6/E.
d) G6, A6/E.
e) B/A, G/C#.
(23. QUESTÃO) - Nos itens a seguir, preencha as lacunas tornando verdadeiras as afirmativas.
I. Os tempos dos compassos obedecem a diversas acentuações, isto é, umas fortes, outras fracas. Essas acentuações constituem o _____________________.
II. O "legato" e o "staccato" são sinais que determinam como deve ser feita a ____________ dos sons.
III. O III grau (mediante) e o VI grau (superdominante) são chamados ______________________.
IV. As armaduras de clave das _________________ diferem por três alterações.
A sequência correta está na alternativa:
a) acento métrico/articulação/graus modais/escalas homônimas
b) contratempo/articulação/graus modais/escalas diatônicas
c) acento métrico/articulação/graus tonais/escalas diatônicas
d) contratempo/síncope/graus tonais/escalas diatônicas
e) intervalo superdiminuto/articulação/graus tonais/escalas homônimas
(24. QUESTÃO) - Nos itens a seguir, preencha as lacunas tornando verdadeiras as afirmativas.
I. Para se achar o correspondente composto de um compasso simples, multiplica-se o numerador por _________ e o denominador por __________.
II. Quando um trecho musical deve ser executado duas vezes usa-se o sinal chamado ____________.
III. Na descida das escalas menores na forma melódica o VII grau passa a chamar-se_________________, porquanto desaparece o intervalo de semitom do VIII grau para o VII, intervalo este que caracteriza a atração entre esses dois graus e que dá ao VII grau o nome de __________________.
A sequência correta está na alternativa:
a) 3 (três)/ 5 (cinco)/ sustenido/ subtônica/ sensível.
b) 2 (dois)/ 5 (cinco)/ ritornelo/ subtônica/ sensível.
c) 2 (dois)/ 3 (três)/ ritornelo/ tônica/ subtônica.
d) 3 (três)/ 2 (dois)/ sustenido/ supertônica/ sensível.
e) 3 (três)/ 2 (dois)/ ritornelo/ subtônica/ sensível.
(25. QUESTÃO) - Assinale o termo musical que completa corretamente a frase:
Os tons e semitons na escala diatônica podem ser dispostas de duas maneiras diferentes. E é a esses dois modos de dispor os tons e semitons na escala que se dá genericamente, o nome de ___________.
a) alterações fixas.
b) mediante.
c) graus tonais.
d) graus modais.
e) modos da escala.
(26. QUESTÃO) - De acordo com o número de tons e semitons que compõem o intervalo ele pode ser classificado como:
a) maior - menor - justo - aumentado e invertido
b) maior - menor - justo - aumentado e diminuto
c) maior - menor - justo - ascendente e descendente
d) ascendente - descendente - justo - aumentado e invertido
e) maior - menor - aumentado - diminuto e simples
(27. QUESTÃO) - Assinale o termo musical que completa corretamente a frase:
Se uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca de tempo for prolongada ao tempo forte ou parte forte do tempo seguinte, teremos o que se chama ___________.
a) Síncope.
b) Staccato.
c) Contratempo.
d) Deslocamento.
e) Fermata.
(28. QUESTÃO) - Segundo Priolli, o sinal que indica que os sons devem ser articulados de modo seco é:
a) o staccato
b) o legato
c) a fermata
d) a linha de 8ª
e) a síncope
(29. QUESTÃO) - De acordo com Priolli, a fermata em notação musical indica:
a) Que a nota ou pausa deve ser tocada duas vezes mais forte.
b) Que a nota ou pausa deve ser mantida além do seu valor normal.
c) Que a nota deve ser ligada à próxima.
d) Que a nota deve ser tocada staccato.
e) Que a nota deve ser repetida em eco.
(30. QUESTÃO) - As opções abaixo representam ornamentos musicais, exceto:
a) Mordente.
b) Arpejo.
c) Trinado.
d) Apojatura.
e) Ligadura.
GABARITO |
|||||||||
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
B |
C |
A |
D |
E |
C |
E |
D |
A |
E |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
B |
D |
B |
A |
E |
A |
B |
E |
B |
D |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
C |
C |
A |
E |
E |
B |
A |
A |
B |
E |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por nos visitar! Deixe aqui seu comentário.