Simbolismo Brasileiro - 40 Exercícios Gabaritados

01. (ESPCEX) - Quanto ao simbolismo, assinale a alternativa correta.
a) O objetivo declarado dos poetas desse movimento literário era um só: desenvolver a beleza formal à poesia, eliminando o que consideravam os excessos sentimentalistas românticos que comprometiam a qualidade artística dos poemas. Na base desse projeto estava a crença de que a função essencial da arte era produzir o belo. O lema adotado – a arte pela arte – traduz essa crença.
b) A preocupação dos artistas desse período não é mais a análise da sociedade. O principal interesse é a sondagem do “eu”, a decifração dos caminhos que a intuição e a sensibilidade podem descortinar, A busca é do eterno místico, não-consciente, espiritual, imaterial.
c) O desejo de dar um caráter científico à obra literária define as condições de produção dos textos dessa estética, Os escritores acompanham com interesse as discussões feitas no campo da biologia e da medicina, acreditando na possibilidade de tornar esse conhecimento como base para a criação de seus romances.
d) Essa estética substitui a exaltação da nobreza pela valorização do indivíduo e de seu caráter. Em lugar de louvar a beleza clássica, que exige uma natureza e um físico perfeito, o artista desse período literário elogia o esforço individual, a sinceridade, o trabalho. Pouco a pouco, os valores burgueses vão sendo apresentados como modelos de comportamento social nas obras de arte que começam a ser produzidas.
e) O modelo de vida ideal adotado pelos autores do período envolve a representação idealizada da Natureza como um espaço acolhedor, primaveril, alegre. Os poemas apresentam cenários em que a vida rural é sinônimo de tranquilidade e harmonia.

02. (ITA) - Leia os seguintes versos:
Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da tua voz deliciava...
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo perfumava.
Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguida espiral que iluminava,
Brancas sonoridades de cascatas...
Tanta harmonia melancolizava.
(SOUZA, Cruz e. “Cristais”, in Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.)

Assinale a alternativa que reúne as características simbolistas presentes no texto:
a) Sinestesia, aliteração, sugestão.
b) Clareza, perfeição formal, objetividade.
c) Aliteração, objetividade, ritmo constante.
d) Perfeição formal, clareza, sinestesia.
e) Perfeição formal, objetividade, sinestesia.

03. (UNID-SP) - Não corresponde ao Simbolismo a afirmativa:
a) No Brasil, o Simbolismo  começa em 1893 com a publicação de Missal e Broquéis, ambos de Cruz e Souza.
b) Olavo Bilac, um dos poetas mais festejados do período, escreveu o poema formal Profissão de fé.
c) Os versos “Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas...” fazem parte do poema “Violões que choram”.
d) O autor mais representativo desse movimento – Cruz e Souza – também é chamado de Cisne Negro.
e) Alphonsus de Guimarães é o autor de Ismália.

04. (ESA) - Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura; desejo de transcendência e integração cósmica; linguagem vaga, fluida que busca sugerir em vez de nomear. Essas são características que identificam as obras de autores
a) naturalistas.
b) parnasianistas.
c) simbolistas.
d) quinhentistas.
e) realistas.

05. (ESA) - Leia os versos a seguir, e assinale a alternativa que os analisa corretamente:
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos  vórtices de vozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

a) os versos decassílabos apresentam os paradoxos característicos do Barroco.
b) a expressão objetiva aponta para a racionalidade dos poetas do Realismo.
c)  a linguagem dos versos materializa no texto a visão bucólica do Arcadismo.
d) as metáforas insólitas traduzem a crítica social própria do Modernismo.
e) a combinação vocabular provoca a ênfase na sonoridade típica do Simbolismo.

06. (UNIFESP-SP) - O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Com esse movimento, nota-se o despontar de uma poesia nova, que ressuscitava o culto do vago em substituição ao culto da forma e do descritivo.
(Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1994. Adaptado.)

Considerando esta breve caracterização, assinale a alternativa em que se verifica o trecho de um poema simbolista.
a) “É um velho paredão, todo gretado, Roto e negro, a que o tempo uma oferenda Deixou num cacto em flor ensanguentado E num pouco de musgo em cada fenda.”
b) “Erguido em negro mármor luzidio, Portas fechadas, num mistério enorme, Numa terra de reis, mudo e sombrio, Sono de lendas um palácio dorme.”
c) “Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado.”
d) “Sobre um trono de mármore sombrio, Num templo escuro e ermo e abandonado, Triste como o silêncio e inda mais frio, Um ídolo de gesso está sentado.”
e) “Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras...”

07. (ESPM-SP) - Do léxico de Cruz e Sousa, especialmente o dos primeiros livros, já se disse que, além da presença explicável de termos litúrgicos, traía a obsessão do branco, fator comum a tantas de suas metáforas (…) Ao que se pode acrescer a não menor frequência de objetos luminosos ou translúcidos.
(Alfredo Bosi, História Concisa da Literatura Brasileira)

Os versos que confirmam de modo mais preciso as características apontadas no texto são:
a) Alma! Que tu não chores e não gemas, Teu amor voltou agora. Ei-lo que chega das mansões extremas, Lá onde a loucura mora! (“Ressurreição”)
b) Nesse lábio mordente e convulsivo, Ri, ri risadas de expressão violenta O Amor, trágico e triste, e passa, lenta, A morte, o espasmo gélido, aflitivo... (“Lésbia”)
c) As minhas carnes se dilaceraram E vão, das llusões que flamejaram, Com o próprio sangue fecundando as terras...(“Clamando”)
d) Para as Estrelas de cristais gelados As ânsias e os desejos vão subindo, Galgando azuis e siderais noivados De nuvens brancas a amplidão vestindo. (“Siderações”)
e) Ó Formas alvas, brancas. Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras... (“Antífona”)

08. (PUC) - No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características:
a) inovações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de sequência temporal e descritor-observador.
b) Explicações, sequência de traços, estaticidade, sequência temporal e narrador-personagem.
c) Explicações, sequência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
d) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
e) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, sequência  temporal e descritor-observador.

09. (FUVEST) -
"Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranquila,
– Perdida voz que de entre as mais se exila,
– Festões de som dissimulando a hora."

Os versos acima são marcados pela presença ..... e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ..... .
Assinale a alternativa que completa os espaços.
a) da comparação/romântica.
b) da aliteração/simbolista
c) do paralelismo/trovadoresca
d) de antítese/barroca
e) do polissíndeto/modernista

10. (Unificado-RS) -
"Nasce a manhã, a luz tem cheiro... Ei-la que assoma
Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manhã nasce...
Oh sonora audição colorida do aroma!"

A linguagem poética, em todas as épocas, foi e é simbólica; o Simbolismo recebeu esse nome por levar essa tendência ao paroxismo.
Os versos acima atestam essa exuberância, pela fusão de imagens auditivas, olfativas e visuais, constituindo rico exemplo de:
A) eufemismo
B) polissíndeto
C) sinestesia
D) antítese
E) paradoxo

11. (PUC RS) -
"Noiva de Satanás, Arte maldita,
Mago Fruto letal e proibido,
Sonâmbula do além do Indefinido
Das profundas paixões, Dor Infinita"

A linguagem do poema situa-o no:
A) Romantismo.
B) Parnasianismo.
C) Impressionismo.
D) Simbolismo.
E) Modernismo.

12. (VUNESP) - Assinale a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista.
A) Culto do contraste, que opõe elementos como amor e sofrimento, vida e morte, razão e fé, numa tentativa de conciliar polos antagônicos.
B) Busca do equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-romanos, através, sobretudo, de uma linguagem simples, porém nobre.
C) Culto do sentimento nativista, que faz do homem primitivo e sua civilização um símbolo de independência espiritual, política, social e literária.
D) Exploração de ecos, assonância, aliterações, numa tentativa de valorizar a sonoridade da linguagem, aproximando-a da música.
E) Preocupação com a perfeição formal, sobretudo com o vocabulário carregado de termos científicos, o que revela a objetividade do poeta.

13. (UFPA) - Na última década do século XIX surge, no Brasil, a manifestação de um estilo de época que é o:
a) Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o simbolismo.
b) Romantismo, que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade política e literária passou a exprimir.
c) Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.
d) Arcadismo, que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a natureza.
e) Simbolismo, que encontrou uma posição hostil por parte dos parnasianos, ao ponto de quase passar despercebido.

14. (UFV-MG) - Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do Simbolismo.
A) impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo
B) hermetismo intencional, alquimia verbal, musicalidade
C) favor da forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações
D) atmosfera de imprecisão, realismo cru, religiosidade
E) complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.

15. (PUCCAMP-SP) - Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:
a) o jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas.
b) a busca da transcendência, a preponderância do simbolismo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações.
c) a espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre.
d) o perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário preciso.
e) o jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação

16. (PUC RS) -
"Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia."

Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:
A) amada morta
B) religiosidade profunda
C) transfiguração do amor
D) atmosfera litúrgica
E) paisagem mariana

17. (PUC RS) - A crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:
A) branca
B) negra
C) rubra
D) roxa
E) azul

18. (UFSCAR-SP) - A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:
a) Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves.
b) Barroco, principalmente em Gregório de Matos.
c) Simbolismo, representando pelas obras de Cruz e Sousa e Aphonsus de Guimaraens.
d) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira.
e) Pré-modernismo, principalmente em Jorge de Lima.

19. (FEMP-PA) - Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ..... que escreveu..... e, como poeta, está vinculado ao ..... .
A) Vinícius de Moraes/ Sonetos e baladas/ Modernismo
B) Álvares de Azevedo/ Lira dos vinte anos/ Romantismo
C) Cruz e Sousa/ Faróis/ Simbolismo
D) Olavo Bilac/ O caçador de esmeraldas/ Parnasianismo
E) Cecília Meireles/ Vaga música/ Modernismo.

20. (FMU/FIAM-SP) - O poeta simbolista tem outra visão da natureza e do mundo. Para ele, o que importa é:
A) a impassibilidade, o rigor formal, a busca da perfeição
B) a valorização dos gosto burguês, o nacionalismo, a tradição
C) a realidade social, o combate ao idealismo, o racionalismo
D) o elemento pitoresco, o final inesperado, a caricatura
E) a analogia profunda entre a realidade aparente e a realidade oculta das coisas, a sugestão, a musicalidade.

21. (Mackenzie) -
“Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento…
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
Sutis palpitações à luz da lua.
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

As estrofes anteriores, claramente representativas do__________, não apresentam ___________.
Assinale a alternativa que completa corretamente AS DUAS lacunas anteriores.
a) Romantismo – sinestesia
b) Simbolismo – aliterações e assonâncias
c) Romantismo – musicalidade
d) Parnasianismo – metáforas e metonímias
e) Simbolismo – versos brancos e livres

22. (EUNIP-SP) - A negação do Positivismo, do Materialismo e das estéticas neles fundamentadas; a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:
A) Realismo
B) Simbolismo
C) Naturalismo
D) Romantismo
E) Parnasianismo

23. (FUVEST-SP) -
"E fria, fluente, frouxa claridade
flutua como as brumas de um letargo"

Nestes versos de Cruz e Sousa, encontra-se um dos traços característicos do estilo simbolista:
A) utilização do valor sugestivo da música e da cor
B) rima aproximativa: uso de aliterações
C) presença de onomatopeia
D) uso de antinomia
E) emprego de expressões arcaicas.

24. (COVEST-PE) - A musicalidade é característica do Simbolismo. Para consegui-la, os poetas usam vários recursos. Um deles é a aliteração (que consiste na repetição de fonemas para sugerir um som).

Assinale a alternativa em que esse recurso não foi empregado.
A) "Pedro pedreiro penseiro esperando o trem..."
B) "Cada pingo de Maria ensopava o meu domingo..."
C) "Toda gente homenageia Januária na janela..."
D) "As palavras transcendem o significado..."
E) "Até o mar faz maré cheia pra chegar mais perto dela..."

25. (PUC RS) - Morte e ________ são temas presentes tanto na poesia de ________ quanto na de _________, considerados as duas principais matrizes do ________ no Brasil, movimento do final do século XIX, de inspiração francesa.

As lacunas podem ser correta e respectivamente preenchidas por
a) mitologia - Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens - Parnasianismo
b) melancolia - Alphonsus de Guimaraens - Raimundo Correa - Simbolismo
c) religiosidade - Cruz e Sousa - Alphonsus de Guimaraens - Simbolismo
d) amor - Olavo Bilac - Raimundo Correa - Parnasianismo
e) natureza - Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens - Simbolismo

26. (PUC RS) -
"Mãos que os lírios invejam; mãos eleitas
Para aliviar de Cristo os sofrimentos
Cujas veias azuis parecem feitas
Da mesma essência astral dos óleos bentos."

O vocabulário litúrgico, a religiosidade, a musicalidade da estrofe acima vinculam-na ao:
A) Romantismo.
B) Parnasianismo.
C) Impressionismo.
D) Modernismo.
E) Simbolismo.

27. (PUC RS) -
"Ninguém anda com Deus mais do que eu ando,
Ninguém segue os seus passos como eu sigo,
Não bendigo a ninguém e nem maldigo:
tudo é morte num peito miserando.
Vejo o sol, vejo a luz e todo bando
Das estrelas no olímpico jazigo.
A misteriosa mão de Deus o trigo
Que ela plantou aos poucos vai ceifando."

Um dos temas marcantes da poesia simbolista de Alphonsus de Guimaraens é a ..... profunda e pessoal, como ilustram as estrofes acima:
A) delicadeza.
B) melancolia.
C) religiosidade.
D) ternura.
E) evasão.

28. (ESPCEX) - Assinale o que for INCORRETO a respeito da estética simbolista e da poesia de Cruz e Sousa.
a) Os poetas simbolistas se opunham ao objetivismo cientificista dos realistas/naturalistas.
b) Cruz e Sousa é o maior representante da estética simbolista no país. Porém, nas primeiras décadas do século XX, observa-se urna grande expansão do Simbolismo no Sul do Brasil, sendo o Paraná um dos estados com maior número de manifestações poéticas dessa escola, seja pelas revistas que foram criadas, seja pelos poetas que foram revelados.
c) Verifica-se na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade, um dos temas predominantes na poesia de Cruz e Sousa.
d) O Simbolismo brasileiro recupera de modo inequívoco os procedimentos e os temas do Romantismo, valorizando o sentimento nacionalista e as ideias abolicionistas.
e) Para os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.

29. (UEL-PR) - Assinale a alternativa que contém apenas características da estética simbolista:
A) temática social; hermetismo; valorização dos tons fortes; materialismo; antítese.
B) temática intimista; ocultismo; valorização dos tons fortes; espiritualidade; sinestesia.
C) temática intimista; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; sinestesia.
D) temática bucólica; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; antítese.
E) temática bucólica; ocultismo; valorização das tonalidades verdes; materialismo; sinestesia.

30. (UFRRJ) - Leia o fragmento a seguir do poema 'Evocações' de Alphonsus de Guimaraens:
"Na primavera que era a derradeira,
Mãos estendidas a pedir esmola
Da estrada fui postar-me à beira.
Brilhava o sol e o arco-íris era a estola
Maravilhosamente no ar suspensa"

Como se sabe, Alphonsus de Guimaraens é tido como um dos mais importantes representantes do Simbolismo no Brasil. No fragmento acima, pode-se destacar a seguinte característica da escola a qual pertence:
a) bucolismo, que se caracteriza pela participação ativa da natureza nas ações narradas.
b) intensa movimentação e alta tensão dramática.
c) concretismo e realismo nas descrições.
d) foco no instante, na cena particular e na impressão que causa.
e) tom poético melancólico, apresentando a natureza como cúmplice na tristeza.

31. (EU-Ponta Grossa) -
"Para as estrelas de cristais gelados,
as ânsias e os desejos vão subindo,
galgando azuis e siderais noivados,
de nuvens brancas a amplidão vestindo..."

Nestes versos aparece:
A) o desejo de evasão que caracteriza a poesia romântica.
B) o uso de imagens minerais, típico do Parnasianismo.
C) a contradição do estilo barroco.
D) o panteísmo arcádico.
E) a aspiração ao infinito, à transcendência, um dos temas do Simbolismo.

32. (ESPCEX) - O texto a seguir refere-se a qual poeta brasileiro?
“Em sua obra, o drama da existência revela uma provável influência das ideias pessimistas do filósofo alemão Schopenhauer, que marcaram o final do século XIX. Além disso, certas posturas verificadas em sua poesia – o desejo de fugir da realidade, de transcender a matéria e integrar-se espiritualmente no cosmo – parecem originar-se não apenas do sentimento de opressão e mal-estar produzido pelo capitalismo, mas também do drama racial e pessoal que o autor vivia.”
a) Gregório de Matos
b) Castro Alves
c) Machado de Assis
d) Cruz e Sousa
e) Lima Barreto

33. (UFMA) - O Simbolismo prima pelo subjetivismo, busca a sublimação e valoriza o inconsciente/ subconsciente, daí o desenvolvimento de uma linguagem específica e tem como características:
a) musicalidade, sugestão, linguagem simbólica.
b) linguagem simbólica, humanitismo, sugestão.
c) sugestão, musicalidade, culto da forma.
d) humanitismo, linguagem simbólica, denúncia.
e) culto da forma, sugestão, humanitismo.

34. (UFAM) - Assinale a afirmativa que NÃO se refere de modo correto ao Simbolismo:
a) Surgido da inteligência europeia, afirmou-se como uma oposição vigorosa ao triunfo do fato e das coisas sobre o sujeito.
b) É uma reação às correntes analíticas e a estilos literários objetivos que proliferaram na segunda metade do século XIX.
c) Os cultores desse estilo tinham a aspiração de integrar a poesia na vida cósmica, privilégio que tradicionalmente coube à religião e à filosofia.
d) As posturas estéticas do período almejavam a apreensão direta de valores transcendentais, como o Bem, o Verdadeiro, o Sagrado.
e) Converge para ideais antirromânticos, abrindo caminho para o exercício de uma outra linguagem, mais aderente aos sentidos e aos objetos.

35. (MACK) - Alphonsus de Guimaraens é um poeta identificado com um período literário cujas características são:
A) mitologia pagã e busca da natureza.
B) simbologia matemática e musical.
C) análise social de grupos humanos marginalizados e valorização do coletivo.
D) exaltação da natureza, da pátria e do índio.
E) misticismo, amor e morte.

36. (FGV) - Opondo-se à razão, predominante na poesia ligada ao realismo, os poetas passam a repudiar esse vínculo e se voltam para a esfera do sonho, para o despertar das forças inconscientes que "a Arte deveria suscitar magicamente". Donde as atmosferas difusas, a predominância das cores e dos sons, a busca da correspondência dos sentidos. De que movimento literário se trata?
A) Surrealismo.
B) Romantismo.
C) Modernismo.
D) Futurismo.
E) Simbolismo.

37. (UFES) -
"Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
bocas murmurejantes de lamento."
                                                                   (Cruz e Sousa)
O fragmento de texto apresenta características da poesia simbolista, exceto:
A) imaginação estimulada por elementos sensoriais.
B) comparação da poesia com a música.
C) preferência por temas subjetivos, místicos e espirituais.
D) poesia evocadora de emoções e sentimentos.
E) descrição objetiva da realidade.

38. (UFMA) - Sobre o Parnasianismo e o Simbolismo, na Literatura Brasileira, é correto afirmar que:
A) os estilos são absolutamente distintos quanto à técnica da versificação.
B) os dois estilos se aproximam pelas preferências temáticas.
C) à metafísica do primeiro, juntou-se o realismo do segundo.
D) os dois estilos se aproximam quanto à técnica da versificação.
E) não há proximidade entre os dois.

39. (FEI SP) - Escolha a alternativa que preencha corretamente, na ordem apresentada, as lacunas da frase seguinte.
"O Simbolismo se opõe ao ....., aproximando-se do ....., no que diz respeito à presença do subjetivismo e da emoção, segundo se observa, por exemplo, em ....., célebre autor de Broquéis."

A) (1) Realismo/ (2) Romantismo/ (3) Cruz e Sousa
B) (1) Naturalismo/ (2) Modernismo/ (3) Gonçalves Dias
C) (1) Arcadismo/ (2) Romantismo/ (3) Castro Alves
D) (1) Romantismo/ (2) Barroco/ 93) Manuel Bandeira
E) (1) Naturalismo/ (2) Modernismo/ (3) Olavo Bilac

40. (FEI SP) - Leia, com atenção, as declarações seguintes.
I. Seus traços de relevo: o gosto pela descrição nítida, concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal da impessoalidade que partilha com os realistas do tempo.
II. A Arte é o reflexo de todo o luxo que caracteriza a escultura e a pintura das igrejas.
III. Os poetas recebem o nome de "nefelibatas", ou seja, "os que vivem nas nuvens". Revaloriza-se o sonho.
IV. O herói, ao contrário da concepção dos truculentos heróis medievais e antigos, é o pastor pacato e honrado, respirando a brisa balsâmica dos campos e vivendo tranquilos idílios.

Tais declarações referem-se, respectivamente, à correntes estéticas:
A) barroca; pré-modernista; romântica e simbolista.
B) pré-modernista; simbolista; romântica e parnasiana.
C) parnasiana; romântica; simbolista e pré-modernista.
D) arcádica; romântica; pré-modernista e barroca.
E) parnasiana; barroca; simbolista e arcádica.
 

  

GABARITO

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