Essa escola
literária é conhecida como
[A]
Neoclassicismo.
[B] Arcadismo.
[C]
Classicismo.
[D] Expressionismo.
[E]
Parnasianismo.
Texto 1
Sou como a
pomba e como as vozes dela
É triste o meu
cantar;
– Flor dos
trópicos – cá na Europa fria
Eu definho,
chorando noite e dia
Saudades do
meu lar.
A juriti
suspira sobre as folhas secas
Seu canto de
saudade;
Hino de
angústia, férvido lamento,
Um poema de
amor e sentimento,
Um grito d'orfandade!
Texto 2
Fulge de luz
banhado, esplêndido e suntuoso
O palácio
imperial de pórfiro luzente
E mármor da
Lacônia. O teto caprichoso
Mostra, em
prata incrustado, o nácar do oriente
Nero no toro
erbúreo estende-se indolente...
Gemas em
profusão do estrágulo custoso
De ouro
bordado vêem-se. O olhar deslumbra, ardente,
Da púrpura da Trácia o brilho esplendoroso.
Examinando as
características de cada texto, é possível reconhecer neles, respectivamente,
exemplos das escolas
A)
quinhentista e barroca.
B) romântica e
simbolista.
C) romântica e
parnasiana.
D) arcádica e
barroca.
E) romântica e quinhentista.
03. (ESPCEX) Um traço essencial da poesia
Parnasiana é o(a)
a) gosto pelas
descrições.
b) verso
livre.
c)
nacionalismo ufanista.
d) linguagem
coloquial.
e) liberdade formal
04. (ESPCEX) Quanto à poesia parnasiana, é correto afirmar que
se caracteriza por
[A] buscar uma linguagem
capaz de sugerir a realidade, fazendo, para tanto, uso de símbolos, imagens,
metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos, tudo com a
finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo, antilógico e antirracional.
[B] cultivar o desprezo
pela vida urbana, ressaltando o gosto pela paisagem campestre; elevar o ideal
de uma vida simples, integrada à natureza; conter nos poemas elementos da
cultura greco-latina; apresentar equilíbrio espiritual, racionalismo.
[C] apresentar interesse
por temas religiosos, refletindo o conflito espiritual, a morbidez como forma
de acentuar o sentido trágico da vida, além do emprego constante de figuras de
linguagem e de termos requintados.
[D] possuir subjetivismo,
egocentrismo e sentimentalismo, ampliando a experiência da sondagem interior e
preparando o terreno para investigação psicológica.
[E] pretender ser universal, utilizando-se de uma linguagem objetiva, que busca a contenção dos sentimentos e a perfeição formal.
05. (FGV) Assinale a alternativa
correta a respeito do Parnasianismo:
a) A inspiração é mais
importante que a técnica.
b) Culto da forma: rigor
quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras.
c) O nome do movimento vem
de um poema de Raimundo Correia.
d) Sua poesia é marcada
pelo sentimentalismo.
e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco.
06. (ESPCEX) Leia as afirmações abaixo e assinale a
única alternativa correta.
a) A poesia parnasiana,
numa atitude antirrealista, buscava uma expressão maior da interioridade do
artista. Para isso, o poeta contava principalmente com sua inspiração,
associada a temática pitorescas.
b) A característica mais
marcante do Parnasianismo é o culto da forma, representado pelas formas fixas,
como o soneto, pela metrificação rigorosa e pelas rimas perfeitas. A beleza do
poema deveria ser alcançada a qualquer custo.
c) Os naturalistas
resgatam o preceito grego da “Arte pela Arte”, produzindo obras desvinculadas
da realidade e sem qualquer compromisso com a investigação social.
d) O simbolismo aceita o
Realismo e suas manifestações. De fato, a nova estética compartilha com as
ideias do cientificismo, Materialismo, valorizando, em contrapartida, as
manifestações metafísicas e espirituais.
e) O estilo Barroco, também chamado Quinhentismo, nasceu da crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutar religiosas e pelas dificuldades econômicas decorrentes da falência do comércio com o Oriente.
07. (Uneb – BA) São características
parnasianas:
a) perfeição formal,
preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.
b) preocupação excessiva
com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
c) desprezo pela forma requintada,
preocupação político-social, objetivismo e individualismo.
d) forma requintada,
“arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.
e) impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.
08. (PUC-RS) Alberto de Oliveira é considerado o mais
característico poeta parnasiano, pois suas obras evidenciam:
A) erudição linguística,
descrição subjetiva e alusão à mitologia greco-latina.
B) culto à forma, descritivismo
e retorno aos motivos clássicos.
C) preciosismo
linguístico, recuperação dos moldes clássicos e devaneio sentimentalista.
D) lirismo comedido,
sentimento nacionalista e apuro vocabular.
E) descrição pormenorizada, ruptura com os motivos clássicos e busca da palavra exata.
09. (FESP) A designação
"arte pela arte" aplica-se a que tipo de tendência:
A) Conceptista
B) Cultista
C) Parnasiana
D) Simbolista
E) Modernista
10. (PUCC-SP) É incorreto afirmar que
no Parnasianismo:
A) a natureza é apresentada objetivamente.
B) a disposição dos elementos
naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma
ordenação lógica.
C) valorização dos
elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do
poema.
D) a natureza despe-se da
exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários.
E) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.
11. (UFRS)
"É na convergência de
ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da
forma, que se situa a poética do Parnasianismo. O nome da escola vinha de Paris
e remontava a antologias publicadas [...] sob o título de Parnasse
Contemporain, que incluíam poemas de Gautier, Banville e Lecomte de Lisle. Seus
traços de relevo: o gosto da descrição nítida, concepções tradicionalistas
sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal de impessoalidade que
partilhavam com os realistas do tempo." (Alfredo Bosi)
Com base no texto acima, referente ao Parnasianismo brasileiro, são feitas as seguintes inferências:
I - Parnasianismo opôs-se
a princípios românticos como a subjetividade e a relativa liberdade do verso.
II - Tendo seu nome
calcado num termo criado na França, o Parnasianismo brasileiro seguiu um
caminho estético próprio, independente e original.
III - Parnasianismo e
Realismo são correntes literárias com ideais e princípios estéticos totalmente
diferenciados.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III
E) I, II e III.
12. (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam
características do Parnasianismo, exceto:
A) prevalência de formas
fixas de composição poética.
B) anseio de liberdade
criadora.
C) preocupação com a
perfeição formal.
D) gosto pela precisão
descritiva.
E) ideal de objetividade no tratamento dos temas.
13. (UFMS) Rimas ricas, métrica
rigorosa, trabalho artesanal com a linguagem, vocabulário requintado – eis
algumas das características da poesia
A) cultivada por Casimiro
de Abreu.
B) em que se afirmou
Oswald de Andrade.
C) contra a qual se voltou
Olavo Bilac.
D) vinculada à estética do
Realismo.
E) centrada nos temas bucólicos.
14. (EUFES) O ideal
parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do
poeta é criar obras que expressem:
A) um conteúdo social, de
interesse universal.
B) a noção de progresso da
sua época.
C) uma mensagem educativa,
de natureza moral.
D) uma lição de cunho
religioso.
E) Belo, criado pelo
perfeito uso dos recursos estilísticos.
15. (PUC-RS)
"Esta de áureos
relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante
copa, um dia,
Já de aos deuses servir
como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia."
A poesia que se concentra
na reprodução de objetos decorativos, como exemplifica a estrofe de Alberto de
Oliveira, assinala a tônica da:
A) espiritualização da
vida
B) visão do real.
C) arte pela arte.
D) moral das coisas.
E) nota do intimismo.
16. (F. Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos
da escola parnasiana defendiam:
A) engajamento político
nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada
e eloquente.
B) a ideia de que a livre
inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das
emoções mais profundas.
C) a simplicidade da arte
primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima
da fala rústica dos camponeses.
D) abandono das formas
fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas
em verso livre do Modernismo.
E) a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.
17. (UFPR) Considere estes versos de
Raimundo Correia:
"Se se pudesse, o
espírito que chora,
Ver através da máscara da
face:
Quanta gente, talvez, que
inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!"
Assinale a alternativa que
exprime a oposição fundamental desses versos:
A) corpo versus
espírito.
B) essência do ser versus
aparência.
C) gente feliz versus
gente infeliz.
D) piedade versus
falsidade.
E) dor versus falsidade.
18. (CFET-PA) Todas as afirmações
abaixo estão corretas, com exceção de:
A) Parnasianismo é a
manifestação poética do Realismo, mais voltada para o concreto.
B) Os parnasianos
assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma
atitude pessoal.
C) Os parnasianos, negando
a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antiguidade Clássica.
D) Parnasianismo é uma
estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela poesia.
E) Os parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma linguagem rebuscada e artificial.
19. (UF-PA) À subjetividade romântica
os parnasianos contrapuseram a impessoalidade objetiva; Bilac, parnasiano por
excelência, por vezes foge do rigorismo objetivista de sua escola como, por
exemplo, nos versos em que o eu do poeta se manifesta claramente. É o que se vê
em:
A) "Fernão Dias Paes
Leme agoniza. Um lamento/ Chora largo, a rolar na longa voz do vento."
B) "Pára! Uma terra
nova ao teu olhar fulgura!/ Detém-te! Aqui, de encontro a verdejantes
plagas"
C) "E eu, solitário,
solto a face, e tremo,/ Vendo o teu vulto que desaparece."
D) "Chega do baile.
Descansa/ Move a ebúrnea ventarola."
E) "E ei-la, a morte! E ei-lo, o fim! A palidez aumenta; Fernão Dias se esvai, numa síncope lenta."
20. (FMTM-FCC)
"Admitida esta necessidade, não admitamos confusões entre os que se resignam ao poetar espontâneo e os que ambicionam ao sacerdócio do poeta artístico. Não tragam os aprendizes para a oficina da joalheria um material indigno, vocação errada, incapacidade, pechisbeque e miçangas, em vez de ouro e pérolas, preguiça em vez de paciência, negligência em vez de vontade e gosto."
O excerto acima representa
um fragmento do programa estético do
A) Arcadismo
B) romantismo
C) Parnasianismo
D) Simbolismo
E) Modernismo
21. (UF-ES) O ideal parnasiano do
culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras
que expressem:
A) um conteúdo social, de
interesse universal.
B) a noção do progresso da
sua época.
C) uma mensagem educativa,
de natureza moral.
D) uma lição de cunho
religioso.
E) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.
22. (FUVEST)
"Quero que a estrofe
cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da
oficina
Sem um defeito."
A concepção de poema como
peça de ourivesaria, como objeto estético harmonioso e perfeito, expressa nos
versos acima, é característica fundamental do:
A) Romantismo
B) Trovadorismo
C) Movimento Antropofágico
D) Arcadismo
E) Parnasianismo.
23. (UNCISAL) Acerca do movimento
denominado Parnasianismo, pode-se dizer que
A) começou após a
proclamação da Independência e teve como nomes mais destacados Álvares de Azevedo
e Gonçalves Dias, que visavam criar uma arte genuinamente brasileira.
B) valorizava extremamente
os aspectos formais do texto literário e retomava valores legados pela
antiguidade greco-latina, assim como fizeram outros movimentos que o
antecederam, como o Classicismo e o Arcadismo.
C) tem como proposta
principal a noção de “arte pela arte”, segundo a qual a poesia deve denunciar
os problemas brasileiros, a fim de promover a transformação da realidade.
D) questionava
radicalmente as formas consagradas de elaboração poética e defendia a liberdade
de criação artística, como se percebe nos manifestos escritos por seu principal
autor, o paulistano Oswald de Andrade.
E) os seus autores, entre os quais estavam Manuel Bandeira e Olavo Bilac, adotavam pseudônimos latinos e celebravam a vida simples do campo, o que ficou conhecido como bucolismo e pastoralismo.
24. (UESPI) O Parnasianismo foi um
movimento literário que envolveu apenas a poesia e teve como característica
principal:
A) anseio da liberdade
criativa.
B) subjetividade.
C) determinismo biológico.
D) culto da forma, arte
pela arte.
E) sentimentalismo
exagerado.
25. (UNESP SP)
Os parnasianos brasileiros se distinguem dos românticos pela atenuação da subjetividade e do sentimentalismo, pela ausência quase completa de interesse político no contexto da obra e pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico.
(Antonio Candido. Iniciação
à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
A referida “atenuação da subjetividade e do sentimentalismo” está bem exemplificada na seguinte estrofe do poeta parnasiano Alberto de Oliveira (1859-1937):
A) Longe da pátria, sob um
céu diverso Onde o sol como aqui tanto não arde, Chorei saudades do meu lar
querido – Ave sem ninho que suspira à tarde. –
B) Eu morro qual nas mãos
da cozinheira O marreco piando na agonia… Como o cisne de outrora… que gemendo
Entre os hinos de amor se enternecia.
C) Erguido em negro mármor
luzidio, Portas fechadas, num mistério enorme, Numa terra de reis, mudo e
sombrio, Sono de lendas um palácio dorme.
D) Eu vi-a e minha alma
antes de vê-la Sonhara-a linda como agora a vi; Nos puros olhos e na face bela,
Dos meus sonhos a virgem conheci.
E) Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nem uma lágrima Em pálpebra demente.
26. (UFRR) Assinale a afirmação
INCORRETA acerca do movimento literário parnasiano.
A) Enquanto a poesia
romântica dava maior valor à inspiração do que ao acabamento formal, o
Parnasianismo atribuiu grande valor à estética do texto.
B) Em virtude da
preocupação com a forma do poema - que se refletia na precisão das palavras, na
riqueza das rimas e no respeito pelas regras de composição poética - o trabalho
do poeta parnasiano comumente é comparado ao de um ourives ou escultor.
C) Foi o livro Poesias, de
Olavo Bilac, publicado em 1882, que marcou o início do Parnasianismo
brasileiro.
D) Quanto à mulher, a
poesia parnasiana a vê sob o prisma da sensualidade e do erotismo,
privilegiando a descrição de seus aspectos físicos.
E) O movimento parnasiano tem suas raízes na França, com a publicação, em 1866, da antologia poética O Parnaso Contemporâneo.
27. (UFAL) As afirmações seguintes
referem-se ao Parnasianismo no Brasil:
I. Para bem definir como
entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou
seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma matéria
preciosa.
II. Pelas convicções que
lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do
sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.
III. Por se identificarem
com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os poetas mais
representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.
Está correto o que se
afirma em
a) II, apenas.
b) I e II, apenas
c) I e III, apenas
d) II e III, apenas.
e) I, II e III
28. (FUND. UNIV.
RIO-GRANDE)
Marque a afirmativa correta:
a) O Parnasianismo
caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia.
b) O Parnasianismo
determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.
c) O Parnasianismo, por
seus poetas, preconizava o uso do verso livre.
d) O Parnasianismo
brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.
e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.
29. (UM-SP) Assinale a alternativa
que não se aplica à estética parnasiana.
a) predomínio da forma
sobre o conteúdo
b) tentativa de superar o
sentimento romântico
c) constante presença da
temática da morte
d) correta linguagem,
fundamentada nos princípios dos clássicos
e) predileção pelos gêneros fixos, valorizando o soneto.
30. (UFRS-RS) Com relação ao
Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações.
I – Pode ser considerado
um movimento antirromântico pelo fato de retomar muitos aspectos do
racionalismo clássico.
II – Apresenta
características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.
III – Definiu-se, no
Brasil, com o livro “Poesias”, de Olavo Bilac, publicado em 1888.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Veja também:
| Questões de Literatura Comentadas (ESA)
| 60 Questões Gabaritadas de Literatura para o concurso da ESA
| 100 Exercícios de Literatura Online
GABARITO |
||||||||||||||
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
E |
C |
A |
E |
B |
B |
A |
B |
C |
C |
A |
B |
D |
E |
C |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
E |
B |
B |
C |
C |
E |
E |
B |
D |
C |
C |
E |
A |
C |
C |