Parnasianismo Brasileiro - 30 Exercícios Gabaritados

01. (ESPCEX) O projeto desse movimento literário baseava-se na crença de que a função essencial da arte era produzir o belo, e o lema escolhido para traduzir essa ideia foi "a arte pela arte". É possível observar, nesse contexto, características como a preocupação com a técnica (metro, ritmo e rima) e o resgate de temas da Antiguidade clássica (referências à mitologia e a personagens históricas).

Essa escola literária é conhecida como

[A] Neoclassicismo.

[B] Arcadismo.

[C] Classicismo.

[D] Expressionismo.

[E] Parnasianismo. 

02. (ESPCEX) Leia os textos abaixo e responda a questão. 

Texto 1

Sou como a pomba e como as vozes dela

É triste o meu cantar;

– Flor dos trópicos – cá na Europa fria

Eu definho, chorando noite e dia

Saudades do meu lar.

A juriti suspira sobre as folhas secas

Seu canto de saudade;

Hino de angústia, férvido lamento,

Um poema de amor e sentimento,

Um grito d'orfandade! 

Texto 2

Fulge de luz banhado, esplêndido e suntuoso

O palácio imperial de pórfiro luzente

E mármor da Lacônia. O teto caprichoso

Mostra, em prata incrustado, o nácar do oriente

Nero no toro erbúreo estende-se indolente...

Gemas em profusão do estrágulo custoso

De ouro bordado vêem-se. O olhar deslumbra, ardente,

Da púrpura da Trácia o brilho esplendoroso. 

Examinando as características de cada texto, é possível reconhecer neles, respectivamente, exemplos das escolas

A) quinhentista e barroca.

B) romântica e simbolista.

C) romântica e parnasiana.

D) arcádica e barroca.

E) romântica e quinhentista. 

03. (ESPCEX) Um traço essencial da poesia Parnasiana é o(a)

a) gosto pelas descrições.

b) verso livre.

c) nacionalismo ufanista.

d) linguagem coloquial.

e) liberdade formal 

04. (ESPCEX) Quanto à poesia parnasiana, é correto afirmar que se caracteriza por

[A] buscar uma linguagem capaz de sugerir a realidade, fazendo, para tanto, uso de símbolos, imagens, metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos, tudo com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo, antilógico e antirracional.

[B] cultivar o desprezo pela vida urbana, ressaltando o gosto pela paisagem campestre; elevar o ideal de uma vida simples, integrada à natureza; conter nos poemas elementos da cultura greco-latina; apresentar equilíbrio espiritual, racionalismo.

[C] apresentar interesse por temas religiosos, refletindo o conflito espiritual, a morbidez como forma de acentuar o sentido trágico da vida, além do emprego constante de figuras de linguagem e de termos requintados.

[D] possuir subjetivismo, egocentrismo e sentimentalismo, ampliando a experiência da sondagem interior e preparando o terreno para investigação psicológica.

[E] pretender ser universal, utilizando-se de uma linguagem objetiva, que busca a contenção dos sentimentos e a perfeição formal. 

05. (FGV) Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:

a) A inspiração é mais importante que a técnica.

b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras.

c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.

d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo.

e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco. 

06. (ESPCEX) Leia as afirmações abaixo e assinale a única alternativa correta.

a) A poesia parnasiana, numa atitude antirrealista, buscava uma expressão maior da interioridade do artista. Para isso, o poeta contava principalmente com sua inspiração, associada a temática pitorescas.

b) A característica mais marcante do Parnasianismo é o culto da forma, representado pelas formas fixas, como o soneto, pela metrificação rigorosa e pelas rimas perfeitas. A beleza do poema deveria ser alcançada a qualquer custo.

c) Os naturalistas resgatam o preceito grego da “Arte pela Arte”, produzindo obras desvinculadas da realidade e sem qualquer compromisso com a investigação social.

d) O simbolismo aceita o Realismo e suas manifestações. De fato, a nova estética compartilha com as ideias do cientificismo, Materialismo, valorizando, em contrapartida, as manifestações metafísicas e espirituais.

e) O estilo Barroco, também chamado Quinhentismo, nasceu da crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutar religiosas e pelas dificuldades econômicas decorrentes da falência do comércio com o Oriente. 

07. (Uneb – BA) São características parnasianas:

a) perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.

b) preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.

c) desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.

d) forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.

e) impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza. 

08. (PUC-RS) Alberto de Oliveira é considerado o mais característico poeta parnasiano, pois suas obras evidenciam:

A) erudição linguística, descrição subjetiva e alusão à mitologia greco-latina.

B) culto à forma, descritivismo e retorno aos motivos clássicos.

C) preciosismo linguístico, recuperação dos moldes clássicos e devaneio sentimentalista.

D) lirismo comedido, sentimento nacionalista e apuro vocabular.

E) descrição pormenorizada, ruptura com os motivos clássicos e busca da palavra exata. 

09. (FESP) A designação "arte pela arte" aplica-se a que tipo de tendência:

A) Conceptista

B) Cultista

C) Parnasiana

D) Simbolista

E) Modernista 

10. (PUCC-SP) É incorreto afirmar que no Parnasianismo:

A) a natureza é apresentada objetivamente. 

B) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica.

C) valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema.

D) a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários.

E) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas. 

11. (UFRS)

"É na convergência de ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo. O nome da escola vinha de Paris e remontava a antologias publicadas [...] sob o título de Parnasse Contemporain, que incluíam poemas de Gautier, Banville e Lecomte de Lisle. Seus traços de relevo: o gosto da descrição nítida, concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal de impessoalidade que partilhavam com os realistas do tempo." (Alfredo Bosi)

Com base no texto acima, referente ao Parnasianismo brasileiro, são feitas as seguintes inferências: 

I - Parnasianismo opôs-se a princípios românticos como a subjetividade e a relativa liberdade do verso.

II - Tendo seu nome calcado num termo criado na França, o Parnasianismo brasileiro seguiu um caminho estético próprio, independente e original.

III - Parnasianismo e Realismo são correntes literárias com ideais e princípios estéticos totalmente diferenciados.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas I e II.

D) Apenas II e III

E) I, II e III. 

12. (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto:

A) prevalência de formas fixas de composição poética.

B) anseio de liberdade criadora.

C) preocupação com a perfeição formal.

D) gosto pela precisão descritiva.

E) ideal de objetividade no tratamento dos temas. 

13. (UFMS) Rimas ricas, métrica rigorosa, trabalho artesanal com a linguagem, vocabulário requintado – eis algumas das características da poesia

A) cultivada por Casimiro de Abreu.

B) em que se afirmou Oswald de Andrade.

C) contra a qual se voltou Olavo Bilac.

D) vinculada à estética do Realismo.

E) centrada nos temas bucólicos. 

14. (EUFES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:

A) um conteúdo social, de interesse universal.

B) a noção de progresso da sua época.

C) uma mensagem educativa, de natureza moral.

D) uma lição de cunho religioso.

E) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos. 

15. (PUC-RS)

"Esta de áureos relevos, trabalhada

De divas mãos, brilhante copa, um dia,

Já de aos deuses servir como cansada,

Vinda do Olimpo, a um novo deus servia." 

A poesia que se concentra na reprodução de objetos decorativos, como exemplifica a estrofe de Alberto de Oliveira, assinala a tônica da:

A) espiritualização da vida

B) visão do real.

C) arte pela arte.

D) moral das coisas.

E) nota do intimismo. 

16. (F. Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:

A) engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloquente.

B) a ideia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.

C) a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.

D) abandono das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo.

E) a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica. 

17. (UFPR) Considere estes versos de Raimundo Correia:

"Se se pudesse, o espírito que chora,

Ver através da máscara da face:

Quanta gente, talvez, que inveja agora

Nos causa, então piedade nos causasse!"

Assinale a alternativa que exprime a oposição fundamental desses versos:

A) corpo versus espírito.

B) essência do ser versus aparência.

C) gente feliz versus gente infeliz.

D) piedade versus falsidade.

E) dor versus falsidade. 

18. (CFET-PA) Todas as afirmações abaixo estão corretas, com exceção de:

A) Parnasianismo é a manifestação poética do Realismo, mais voltada para o concreto.

B) Os parnasianos assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma atitude pessoal.

C) Os parnasianos, negando a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antiguidade Clássica.

D) Parnasianismo é uma estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela poesia.

E) Os parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma linguagem rebuscada e artificial. 

19. (UF-PA) À subjetividade romântica os parnasianos contrapuseram a impessoalidade objetiva; Bilac, parnasiano por excelência, por vezes foge do rigorismo objetivista de sua escola como, por exemplo, nos versos em que o eu do poeta se manifesta claramente. É o que se vê em:

A) "Fernão Dias Paes Leme agoniza. Um lamento/ Chora largo, a rolar na longa voz do vento."

B) "Pára! Uma terra nova ao teu olhar fulgura!/ Detém-te! Aqui, de encontro a verdejantes plagas"

C) "E eu, solitário, solto a face, e tremo,/ Vendo o teu vulto que desaparece."

D) "Chega do baile. Descansa/ Move a ebúrnea ventarola."

E) "E ei-la, a morte! E ei-lo, o fim! A palidez aumenta; Fernão Dias se esvai, numa síncope lenta." 

20. (FMTM-FCC)

"Admitida esta necessidade, não admitamos confusões entre os que se resignam ao poetar espontâneo e os que ambicionam ao sacerdócio do poeta artístico. Não tragam os aprendizes para a oficina da joalheria um material indigno, vocação errada, incapacidade, pechisbeque e miçangas, em vez de ouro e pérolas, preguiça em vez de paciência, negligência em vez de vontade e gosto." 

O excerto acima representa um fragmento do programa estético do

A) Arcadismo

B) romantismo

C) Parnasianismo

D) Simbolismo

E) Modernismo 

21. (UF-ES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:

A) um conteúdo social, de interesse universal.

B) a noção do progresso da sua época.

C) uma mensagem educativa, de natureza moral.

D) uma lição de cunho religioso.

E) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos. 

22.  (FUVEST)

"Quero que a estrofe cristalina,

Dobrada ao jeito

Do ourives, saia da oficina

Sem um defeito." 

A concepção de poema como peça de ourivesaria, como objeto estético harmonioso e perfeito, expressa nos versos acima, é característica fundamental do:

A) Romantismo

B) Trovadorismo

C) Movimento Antropofágico

D) Arcadismo

E) Parnasianismo. 

23. (UNCISAL) Acerca do movimento denominado Parnasianismo, pode-se dizer que

A) começou após a proclamação da Independência e teve como nomes mais destacados Álvares de Azevedo e Gonçalves Dias, que visavam criar uma arte genuinamente brasileira.

B) valorizava extremamente os aspectos formais do texto literário e retomava valores legados pela antiguidade greco-latina, assim como fizeram outros movimentos que o antecederam, como o Classicismo e o Arcadismo.

C) tem como proposta principal a noção de “arte pela arte”, segundo a qual a poesia deve denunciar os problemas brasileiros, a fim de promover a transformação da realidade.

D) questionava radicalmente as formas consagradas de elaboração poética e defendia a liberdade de criação artística, como se percebe nos manifestos escritos por seu principal autor, o paulistano Oswald de Andrade.

E) os seus autores, entre os quais estavam Manuel Bandeira e Olavo Bilac, adotavam pseudônimos latinos e celebravam a vida simples do campo, o que ficou conhecido como bucolismo e pastoralismo. 

24. (UESPI) O Parnasianismo foi um movimento literário que envolveu apenas a poesia e teve como característica principal:

A) anseio da liberdade criativa.

B) subjetividade.

C) determinismo biológico.

D) culto da forma, arte pela arte.

E) sentimentalismo exagerado. 

25. (UNESP SP)

Os parnasianos brasileiros se distinguem dos românticos pela atenuação da subjetividade e do sentimentalismo, pela ausência quase completa de interesse político no contexto da obra e pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico.

(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)

A referida “atenuação da subjetividade e do sentimentalismo” está bem exemplificada na seguinte estrofe do poeta parnasiano Alberto de Oliveira (1859-1937):

A) Longe da pátria, sob um céu diverso Onde o sol como aqui tanto não arde, Chorei saudades do meu lar querido – Ave sem ninho que suspira à tarde. –

B) Eu morro qual nas mãos da cozinheira O marreco piando na agonia… Como o cisne de outrora… que gemendo Entre os hinos de amor se enternecia.

C) Erguido em negro mármor luzidio, Portas fechadas, num mistério enorme, Numa terra de reis, mudo e sombrio, Sono de lendas um palácio dorme.

D) Eu vi-a e minha alma antes de vê-la Sonhara-a linda como agora a vi; Nos puros olhos e na face bela, Dos meus sonhos a virgem conheci.

E) Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nem uma lágrima Em pálpebra demente. 

26. (UFRR) Assinale a afirmação INCORRETA acerca do movimento literário parnasiano.

A) Enquanto a poesia romântica dava maior valor à inspiração do que ao acabamento formal, o Parnasianismo atribuiu grande valor à estética do texto.

B) Em virtude da preocupação com a forma do poema - que se refletia na precisão das palavras, na riqueza das rimas e no respeito pelas regras de composição poética - o trabalho do poeta parnasiano comumente é comparado ao de um ourives ou escultor.

C) Foi o livro Poesias, de Olavo Bilac, publicado em 1882, que marcou o início do Parnasianismo brasileiro.

D) Quanto à mulher, a poesia parnasiana a vê sob o prisma da sensualidade e do erotismo, privilegiando a descrição de seus aspectos físicos.

E) O movimento parnasiano tem suas raízes na França, com a publicação, em 1866, da antologia poética O Parnaso Contemporâneo. 

27. (UFAL) As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil:

I. Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma matéria preciosa.

II. Pelas convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.

III. Por se identificarem com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os poetas mais representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.

Está correto o que se afirma em

a) II, apenas.

b) I e II, apenas

c) I e III, apenas

d) II e III, apenas.

e) I, II e III 

28. (FUND. UNIV. RIO-GRANDE) Marque a afirmativa correta:

a) O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia.

b) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.

c) O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.

d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.

e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical. 

29. (UM-SP) Assinale a alternativa que não se aplica à estética parnasiana.

a) predomínio da forma sobre o conteúdo

b) tentativa de superar o sentimento romântico

c) constante presença da temática da morte

d) correta linguagem, fundamentada nos princípios dos clássicos

e) predileção pelos gêneros fixos, valorizando o soneto. 

30. (UFRS-RS) Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações.

I – Pode ser considerado um movimento antirromântico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clássico.

II – Apresenta características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.

III – Definiu-se, no Brasil, com o livro “Poesias”, de Olavo Bilac, publicado em 1888.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.


  

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

E

C

A

E

B

B

A

B

C

C

A

B

D

E

C

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

E

B

B

C

C

E

E

B

D

C

C

E

A

C

C