Pontuação - 30 Exercícios Gabaritados

01. (EsPCEx) -  “Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.
Assinale a alternativa em que a reescrita do fragmento está de acordo com as regras de pontuação da norma gramatical.
a) “Está claro que os canudos são apenas parte, da quantidade monumental, de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.
b) “Isto está claro: os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.
c) “Está claro que os canudos são apenas parte: da quantidade monumental de resíduos, que vão parar em nossos oceanos”.
d) “Está claro, que os canos são, apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos”.
e) “Isto está claro, os canudos são apenas parte da quantidade monumental, de resíduos que vão parar em nossos oceanos”. 

02. (EsPCEx) -  No fragmento: “A designação gótico, na literatura, associa-se ao universo cadente...”. A expressão “na literatura” está separada por vírgulas porque se trata de um (a)
a) adjunto adverbial deslocado.
b) aposto do termo “gótico”.
c) vocativo no meio da oração.
d) adjunto adverbial de assunto.
e) complemento pleonástico.

03. (VUNESP)  - Assinale a alternativa em que, na frase redigida, a vírgula está empregada em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.
a) Enquanto torna os vencedores arrogantes, o discurso meritocrático faz com que perdedores fiquem ressentidos. 
b) Muito do sucesso alcançado, é possibilitado por um contexto social que valoriza e compensa eventuais talentos.
c) É preciso ter a devida noção de que parte do mérito pelos nossos sucessos, deve ser creditado a outras pessoas.
d) A conquista de uma vaga em uma universidade pública, costuma ser creditada apenas à capacidade e ao empenho individuais.
e) Na meritocracia a culpa pelo fracasso é, inapelavelmente atribuída unicamente a quem não consegue sair vencedor. 

04. (FCC) - Quanto ao uso dos sinais de pontuação, apresenta um equívoco gramatical a frase que se encontra em:
a) Levados pelo desejo, curvamo-nos à facilidade do consumo e tornamo-nos presas fáceis de golpes que prometem vantagens fantásticas e inverídicas.  
b) Em ambos os casos, somos fantoches manipulados por interesses alheios.
c) Isso inclui sugestões de amizade, apresentação de notícias e, claro, publicidade.
d) Um segundo aspecto, decorrente do anterior, diz respeito às pessoas, às notícias e aos produtos com os quais nos deparamos.
e) O primeiro deles, é saber como a maior parte das redes sociais funciona. 

05. (FGV) - “Tudo isso passou a ter um valor extraordinário para os europeus do século XV (a canela chegou a valer mais do que o ouro!).”
Nesse segmento textual, o que está entre parênteses tem a finalidade de
a) justificar o preço da canela no mercado atual.
b) comprovar o que foi afirmado anteriormente.
c) mostrar a relativização dos valores na economia.
d) exemplificar um dos produtos de valorização extraordinária.
e) indicar uma causa da valorização extraordinária dos produtos orientais.

06. (FCC)  - As vírgulas isolam um segmento que expressa ideia de condição no seguinte trecho: 
a) A domesticação sistemática, em larga escala, de plantas e animais
b) O passo decisivo nessa busca foi a descoberta, antes prática que teórica, de que
c) tratava-se de compreender suas regularidades, acatar sua lógica, identificar e aprimorar suas espécies mais promissoras
d) Em vez de tão somente surpreender e pilhar os seres vivos que a natureza oferece para uso e desfrute imediato, como fazia o caçador-coletor, tratava-se de compreender
e) Processos naturais, desde que devidamente sujeitos à observação e direcionamento pela mão do homem, podiam

07. (ADVISE)  -  Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE a regra pela qual a vírgula foi empregada no trecho abaixo:
Provavelmente, o protagonista será um animal e não um ser humano.”
a) Emprega-se a vírgula para separar os elementos mencionados numa relação.
b) Emprega-se a vírgula para isolar o vocativo.
c) Emprega-se a vírgula para isolar um adjunto adverbial anteposto à oração principal.
d) Emprega-se a vírgula para isolar uma oração coordenada sindética adversativa. 
e) Emprega-se a vírgula para isolar uma oração subordinada adjetiva explicativa.

08. (FCC)  -  É plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:
a) Ao imaginar, ao modo de uma ficção científica, que um homem fosse transportado no tempo, que, por exemplo, um camponês da Idade Média se visse no século XXI, o cronista avalia a estupefação de que o pobre homem seria tomado. 
b) Ao imaginar ao modo de uma ficção científica, que um homem fosse transportado no tempo que, por exemplo um camponês da Idade Média, se visse no século XXI o cronista avalia a estupefação de que o pobre homem seria tomado.
c) Ao imaginar ao modo de uma ficção científica que um homem fosse transportado no tempo, que por exemplo, um camponês da Idade Média, se visse no século XXI, o cronista avalia a estupefação, de que o pobre homem, seria tomado.
d) Ao imaginar ao modo de uma ficção científica, que um homem fosse transportado no tempo, que por exemplo, um camponês da Idade Média se visse, no século XXI, o cronista avalia a estupefação, de que o pobre homem seria tomado.
e) Ao imaginar, ao modo de uma ficção científica que um homem, fosse transportado no tempo, que por exemplo um camponês, da Idade Média se visse no século XXI, o cronista avalia a estupefação de que o pobre homem seria tomado.

09. (FEPESE)  -  Sobre o uso da vírgula, assinale a alternativa correta.
a) No texto, há adjuntos adverbiais deslocados separados por vírgula em nove situações.
b) Está correto o uso da vírgula em: “Ao chegar à festa nem percebeu, sua mulher bem arrumada, que havia ido ao salão de beleza”.
c) Em: “Ao tempo, por que não obedecer resignadamente a ele?” a vírgula foi incorretamente usada para separar adjunto adverbial deslocado.
d) Em: “Tudo foi esclarecido; precisamos, pois recomeçar nossa relação”, o uso da vírgula está correto.
e) Na frase: “Norberto, que era um marido amoroso, nunca descuidou de sua mulher, Quequinha, e deu-lhe todo seu amor”, o uso das vírgulas está correto.

10. (FEPESE-  Assinale a alternativa que justifica a vírgula presente na frase: “Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe”.
a) Separar sujeitos diferentes das orações.
b) Separar orações coordenadas entre si. 
c) Separar orações subordinadas substantivas.
d) Separar oração subordinada adverbial anteposta à oração principal. 
e) Delimitar oração muito extensa de outra de menor extensão.

11. (IADES)  - Em 
O Brasil, embora tenha mostrado importante progresso na redução das iniquidades em saúde nas últimas décadas, é um país que ainda apresenta importantes desafios relacionados às desigualdades na cobertura de serviços de saneamento.” , o emprego das vírgulas
a) não é obrigatório, e sim estilístico, já que o período está em sua ordem canônica.
b) descaracteriza o Brasil como um país de iniquidades em saúde nas últimas décadas, ao deslocar a oração adverbial. 
c) é obrigatório por ser um período longo, uma vez que, nesses casos, a ambiguidade prejudica a compreensão global do texto. 
d) é obrigatório por causa do deslocamento da oração adverbial concessiva em relação à sua principal.  
e) é obrigatório porque orações e termos deslocados devem estar acompanhados dessa pontuação. 
 
12. (FCC)  - O emprego das vírgulas indica uma enumeração no seguinte trecho:
a) o aparato jurídico que reinava na Espanha enquanto Cervantes escrevia as aventuras de Dom Quixote, as festas populares, a propagação da feitiçaria, os crimes da Inquisição.
b) Será que, depois de tanto sofrer na vida, Cervantes também não tivesse buscado a mesma coisa?
c) Anos depois, li do começo ao fim, desfrutando cada página da história daquela dupla inusitada. 
d) Sob a ferocidade das batalhas, surgiu um mundo de paz e ordem, segundo um plano rígido destinado a acabar com a espontaneidade.
e) Quando li Dom Quixote, já havia muito tempo que lia romances de cavalaria, nos quais o formalismo tentava frear os excessos da época. 
        
13. (FCC)  - A supressão da vírgula altera o sentido da seguinte frase:  
a) Oportunamente, lembrarei com você algumas das parlendas da minha infância.
b) Ao me lembrar das cantigas que entoávamos, sou tomado por alguma nostalgia.
c) Nem todos iam ao meio da roda, ainda que nós insistíssemos muito. 
d) Gostávamos de recitar as parlendas, que nos pareciam carregadas de mistério.
e) Talvez por timidez, ela jamais se oferecia para desfrutar do centro da roda. 
   
14. (IBADE)  - "Tem que ter coragem, Mirian, coragem". 
As vírgulas empregadas na frase acima separam: 
a) sujeito. 
b) aposto.
c) adjunto adverbial.
d) termo deslocado.
e) vocativo.
  
15. (GS)  -  Na frase: “Naquela casa havia de tudo: flores secas, janelas quebradas, quartos escuros, portas rangendo...”, as reticências no final da frase indicam: 
a) supressão de trecho.
b) prolongamento de ideia.
c) hesitação.
d) interrupção de pensamento.
e) sugestão para que o leitor complete a ideia da frase.

16. (FGV)  - Mas é que tenho um modo simplório de me aproximar do fato social: eu queria ‘fazer’ alguma coisa, como se escrever não fosse fazer.”
Nesse segmento do texto, o termo “fazer” aparece entre aspas para indicar que:
a) o vocábulo está empregado em sentido irônico;
b) a ação de fazer se opõe à de escrever;
c) o fazer, nesse caso, é visto como algo simplório;
d) a crítica ao ato de escrever literatura é justa;
e) o sentido do verbo se restringe a algo concreto.

17. (FCC)  - Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:
a) Ao que parece, o cronista teme, não só as sombras do escuro, mas também os mistérios que aqui e ali de modo intempestivo, nos envolvem.
b) À negatividade das sombras o cronista opõe, de modo resoluto, a vantagem da luz, entendida esta como instância de esclarecimento da vida.
c) Seria interessante, que o autor estampasse, nessa sua crônica os versos infantis, do poeta Robert Stevenson caracteristicamente dramáticos. 
d) A menininha do poema de Robert Stevenson demonstraria diante da sombra, receios semelhantes, aos que já assinalara o cronista.
e) Nenhuma aula de Física por mais clara que seja, consegue afastar de alguém, o temor que naturalmente deriva, das sombras que nos cercam.

18. (QUESTÃO)  - Na verdade, o que fez o STJ foi jogar um banho de água fria sobre os consumidores.
Assinale a opção CORRETA cuja nova pontuação não altere o sentido da frase.
a) O que fez o STJ? Foi jogar um banho de água fria na verdade sobre os consumidores.
b) O que fez o STJ: foi jogar um banho de verdade na água fria sobre os consumidores.
c) O que fez o STJ? Na verdade foi jogar um banho de água fria sobre os consumidores.
d) O que fez o STJ foi jogar um banho de água fria na verdade sobre os consumidores. 
e) O que fez o STJ, na verdade, foi jogar um banho de água fria sobre os consumidores. 
  
19. (QUESTÃO)  -  Na frase “Resultado: corri muito, mas não alcancei o ônibus.”, os dois pontos foram corretamente empregados para:
a) Preceder uma fala direta.
b) Anunciar um esclarecimento.
c) Anunciar uma citação.
d) Indicar uma enumeração.
e) Acusar suspensão do pensamento. 

20. (OBJETIVA)  -  Em relação à pontuação, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(  ) Viajou durante o feriado, foi visitar os parentes.
(  ) Vimos, quando ele escalou as paredes do prédio e passou, para o edifício ao lado.
(  ) A sede do campeonato, sofreu com os estragos causados pela chuva incessante.
a) C - C - E.
b) E - E - C.
c) C - E - E.
d) E - C - E.
e) C - E - C.

21. (AMAUC)  -  No passado, podia-se modificar apenas o papel de parede.
Assinale a opção CORRETA quanto à nova pontuação, sem alteração de sentido. 
a) Podia-se modificar? No passado apenas o papel de parede. 
b) Apenas o papel, de parede, podia-se modificar, no passado.
c) Apenas o papel, de parede, podia-se modificar no passado.
d) Podia-se modificar, apenas o papel de parede, no passado.
e) Podia-se modificar apenas o papel de parede no passado.

22. (IBADE)  - Em “Todo homem, fora de sua profissão, exerce alguma atividade intelectual...”, as vírgulas foram empregadas para:
a) indicar a omissão de um termo.
b) isolar a circunstância adverbial.
c) separar termos de idêntica função sintática.
d) separar o aposto. 
e) separar o predicativo. 

23. (CONTEMAX)  - Sobre as vírgulas presentes na passagem “Ainda mais quando o produto final é um texto bem escrito, embasado em sólida pesquisa, comedido (...)”, assinale o comentário correto: 
a) Foram empregadas de forma inadequada, de acordo com as regras gramaticais. 
b) Atendem a regras distintas de uso sintático.
c) Justificam-se, por separarem termos deslocados com valor adverbial.
d) Foram empregados consoante regras gramaticais idênticas. 
e) Separam orações adjetivas explicativas.
 
24. (QUADRIX)  - No trecho “O curto-circuito é você: deitado. Casa não deita: levanta.”, o sinal de dois-pontos, em suas duas ocorrências,  
a) poderia ser suprimido, sem prejuízo dos sentidos e da correção do trecho.
b) poderia ser substituído por ponto e vírgula, sem prejuízo da correção gramatical do trecho.
c) introduz uma enumeração de características físicas.
d) introduz um esclarecimento acerca de propriedades da casa.
e) introduz uma retificação de um termo usado pelo autor.

25. (AVANÇA-SP)  - Em: Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mão pequena e forte (...), o uso das vírgulas:
a) Está correto, pois separam um aposto.
b) É opcional, pois separam um adjunto adverbial deslocado com menos de três palavras. 
c) Está correto, pois separam um vocativo. 
d) Está correto, pois “tranquilamente” é advérbio e não se separa advérbios com vírgula. 
e) Está correto, pois só há necessidade de uma vírgula, depois da palavra “tranquilamente”. 

26. (IBFC)  - “Lembro-me de que, quando minha mãe morreu no hospital, meu pai se jogou sobre seu corpo sem vida e começou a gritar.” 
A ocorrência das duas vírgulas, na passagem acima, deve ser justificada por isolar:
a) um aposto de caráter explicativo.
b) uma oração subordinada adverbial.
c) uma oração apositiva.
d) uma oração subordinada adjetiva. 
e) uma oração assindética.

27. (IBADE)  - O pai da Medicina, Hipócrates, disse: “Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe está a ignorância”.
A afirmação correta sobre a estruturação e a interpretação desse pensamento é:
a) o advérbio “verdadeiramente” confirma uma ideia anteriormente expressa.
b) os dois pontos antecedem uma explicação.
c) a ciência e a ignorância são as duas coisas diferentes citadas.
d) a frase está organizada segundo uma igualdade e uma diferença.
e) O ponto-e-vírgula separa duas frases de construção paralelística.

28. (IBADE)  - A frase a seguir foi transcrita sem sinais de pontuação e sem letras maiúsculas: o casamento tal como é é uma coisa estranha mas afinal de contas ainda não se achou nada melhor
A forma adequada de reescrevê-la é:
a) O casamento, tal como é, é uma coisa estranha, mas, afinal de contas, ainda não se achou nada melhor. 
b) O casamento tal como é, é uma coisa estranha mas, afinal de contas, ainda não se achou nada melhor. 
c) O casamento tal como é, é uma coisa estranha mas afinal de contas, ainda não se achou nada melhor. 
d) O casamento, tal como é, é uma coisa estranha, mas afinal de contas, ainda não se achou nada melhor. 
e) O casamento tal como é, é uma coisa estranha, mas afinal de contas ainda não se achou nada melhor. 

29. (FGV)  - “Essa é uma questão que ainda faz a ciência perder o sono – não há um consenso entre os pesquisadores.”
Essa passagem, contém duas partes: uma antes do travessão e uma após o travessão. Em relação à primeira parte, a segunda parte veicula ideia de: 
a) consequência;
b) justificativa;
c) proporção;
d) contraste;
e) concessão.

30. (UFLA-MG)  - Aponte a alternativa que justifica corretamente o emprego das vírgulas na seguinte frase:
Guri que finta banco, escritório, repartição, fila, balcão, pedido de certidão, imposto a pagar.

(Lourenço Diaféria)
a) Separar o aposto.
b) Separar o vocativo.
c) Separar orações coordenadas assindéticas.
d) Separar oração subordinada adverbial da oração principal.
e) Separar palavras com a mesma função sintática.










GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

B

A

AEDECAEDDADE

 B

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

E

BEBC

 C

 B

 D

 B

E