Naturalismo Brasileiro - 19 Exercícios Gabaritados

01. (ESA/CFS) Marque a alternativa que apresenta informação correta sobre autor e obra representativos da literatura brasileira
a) Aluísio de Azevedo escreveu “O Cortiço”, obra em que fica evidente a zoomorfização das personagens. 
b) Machado de Assis escreveu “Dom Casmurro”, romance idealista sobre a experiência do amor inacessível. 
c) Raul Pompéia escreveu “Lira dos Vinte Anos”, e é um representante do mal-do-século no Romantismo. 
d) Gregório de Matos escreveu peças teatrais populares e de conteúdo religioso para catequizar os indígenas. 
e) Olavo Bilac escreveu “Navio Negreiro” e “Vozes da África”, poemas com evidentes intenções abolicionistas.

02. (ESPCEX) Em 1880, Zola publicou suas teorias sobre o romance experimental em que expunha idéias como esta: “o romance experimental substitui o estudo do homem abstrato e metafísico pelo do homem natural, sujeito a leis físico-químicas e determinado pela influência do meio”.
Observa-se, nessas palavras, a ênfase cientificista e determinista do
A) Arcadismo                
B) Classicismo              
C) Realismo                  
D) Naturalismo             
E) Barroco

03. (FUVEST) “E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco.”
O fragmento de “O cortiço”, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
a) Uma compreensão psicológica do Homem.
b) Uma compreensão biológica do Mundo.
c) Uma concepção idealista do Universo.
d) Uma concepção religiosa da Vida.
e) Uma visão sentimental da Natureza.

04. (PUCPR) Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre o Naturalismo no Brasil.
a) O Naturalismo, por seus princípios científicos, considerava as narrativas literárias exemplos de demonstração de teses e ideias sobre a sociedade e o homem.
b) O Naturalismo usou elementos da natureza selvagem do Brasil do século XIX para defender teses sobre os defeitos da cultura primitiva.
c) A valorização da natureza rude verificada nos poetas árcades se prolonga na visão naturalista do século XIX, que toma a natureza decadente dos cortiços para provar os malefícios da mestiçagem.
d) O Naturalismo no Brasil esteve sempre ligado à beleza das paisagens das cidades e do interior do Brasil.
e) O Naturalismo do século XIX no Brasil difundiu na literatura uma linguagem científica e hermética, fazendo com que os textos literários fossem lidos apenas por intelectuais. 

05. (MS CONCURSOS) Leia as características e marque a alternativa devida. “Ênfase no lado mais animalesco do homem: a fome, o instinto, a parte não civilizados, a sexualidade, a zoomorfização das personagens. Determinismo: o indivíduo não é mais sujeito, mas um figurante da história, resultado das influências do meio. O homem é entendido como produto das leis naturais. As obras deste período trazem à tona tópicos como as taras sexuais, os vícios, as doenças, o incesto, o adultério. Preferência por temas cotidianos, priorizando as relações e vivências das classes inferiores.”
a) Arcadismo
b) Modernismo
c) Romantismo
d) Simbolismo
e) Naturalismo

06. (QUESTÃO) Tratando-se de um romance tipicamente naturalista, O Cortiço, de Aluísio Azevedo, apresenta suas personagens de modo que o comportamento delas: 
a) surja determinado tanto pelos instintos biológicos como pelas características do meio em que vivem. 
b) surja determinado pelo lirismo da natureza bucólica em que cada uma vive o seu próprio destino. 
c) revele a rebeldia dos nossos colonos em relação ao autoritarismo dos colonizadores portugueses. 
d) revele a complexidade do universo psicológico dos artistas pobres, desprestigiados em virtude de sua condição econômica. 
e) demonstre a tese da superioridade da classe operária, mais virtuosa e mais consciente do que a elite patronal.

07. (QUESTÃO) Das proposições abaixo, apenas uma contém características exclusivas do Realismo-Naturalismo na Literatura brasileira. 
a) Romance psicológico; Religiosidade; Espírito científico; Nativismo 
b) Sentimentalismo; Subjetivismo; Racionalismo; Nativismo 
c) Atualidade; Observação pessoal; Evasão; Liberdade de escolha 
d) Observação impessoal; Positivismo; Espírito científico; Profunda preocupação social 
e) Culto à emoção; Romance social; Volta ao passado; Preocupação social

08. (USF) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:
a) se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.
b) pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.
c) defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social.
d) analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa.
e) estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens. 

09. (Mackenzie) Assinale a alternativa incorreta sobre a prosa naturalista:
a) As personagens expressam a dependência do homem às leis naturais.
b) O estilo caracteriza-se por um descritivismo intenso, capaz de refletir a visualização pictórica dos ambientes.
c) Os tipos são muito bem delimitados, física e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturais.
d) Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das personagens.
e) Comportamento das personagens e sua movimentação no espaço determinam-lhe a condição narrativa. 

10. (QUESTÃO) O Naturalismo no Brasil surgiu, em 1881, com a publicação do romance:
a) “O mulato”, de Aluísio Azevedo.
b) "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis.
c) “Missal” e “Broquéis”, de Cruz e Souza.
d) "Fanfarras", de Teófilo Braga.
e)  "O cortiço", de Aluísio Azevedo.

11. (UFRGS-RS) No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica básica da história.
a) personagem sobrepõe-se ao ambiente.
b) coletivo sobrepõe-se ao individual.
c) psicológico sobrepõe-se ao social.
d) trabalho sobrepõe-se ao capital
e) A força sobrepõe-se à razão. 

12. (QUESTÃO) O Naturalismo Brasileiro tem como obra inaugural em 1881, O Mulato. Seu autor é:
a) Machado de Assis.
b) Aluísio Azevedo.
c) Raul Pompeia.
d) José de Alencar.
e) Euclides da Cunha.

13. (QUESTÃO) A busca das esferas inconscientes do “eu” profundo, visando às vivências vagas, fluidas, inefáveis, ilógicas, que só podem ser traduzidas através de uma linguagem indireta, apoiada na intuição, na sugestão, na metáfora insólita. Propõe um processo cósmico de aproximação entre as realidades físicas e as metafísicas, entre os seres, as cores, os sons, os perfumes, o pensamento e a emoção através das sinestesias. Estas são algumas características do:
a) Realismo.
b) Simbolismo.
c) Parnasianismo.
d) Naturalismo.
e) Modernismo.

14. (F. Objetivo-SP) Analise o seguinte fragmento e responda:
“A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos…” (Aluísio Azevedo)
Descrição de personagens pela acentuação de caracteres biológicos e raciais é característica do:
a) Romantismo.
b) Realismo.
c) Modernismo.
d) Impressionismo.
e) Naturalismo.

15. (CESPE) 

    Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.
      […]
    O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
          Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.

A escola naturalista no Brasil, à qual pertence o romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, caracteriza-se literariamente pela presença de narrativas com protagonismo de personagens
a) lendários e fantásticos.
b) heroicos, que realizam façanhas grandiosas.
c) cômicos, que são caricaturas dos tipos sociais.
d) das classes socialmente privilegiadas.
e) marginalizados ou pobres.

16. (CESPE) 

Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.
      […]
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
          Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.

O texto, trecho do romance de Aluísio Azevedo, estrutura-se a partir do princípio do naturalismo literário caracterizado pelo(a)
a) uso de elementos da natureza como afirmação do nacionalismo.
b) idealização dos personagens e das ações.
c) descrição do espaço com base em antíteses.
d) perspectiva subjetivista do narrador em relação à realidade.
e) uso de elementos da natureza na descrição da sociedade.

17. (IFB) No trecho abaixo de O cortiço, de Aluísio Azevedo, o capoeirista Firmo e o português Jerônimo disputam a atenção da mulata Rita Baiana.

“A noite chegou muito bonita, com um belo luar de lua cheia, que começou ainda com o crepúsculo; e o samba rompeu mais forte e mais cedo que de costume, incitado pela grande animação que havia em casa do Miranda.
Foi um forrobodó valente. A Rita Baiana essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada! divina! Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade!
Também cantou. E cada verso que vinha da sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio. E o Firmo, bêbedo de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano como línguas finíssimas de cobra.
Jerônimo não pôde conter-se: no momento em que a baiana, ofegante de cansaço, caiu exausta, assentando-se ao lado dele, o português segredou-lhe com a voz estrangulada de paixão:
- Meu bem! se você quiser estar comigo, dou uma perna ao demo! […]
Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules, punho de quebrar um coco com um murro: era a força tranquila, o pulso de chumbo. O outro – franzino, um palmo mais baixo que o português, pernas e braços secos, agilidade de maracajá: era a força nervosa; era o arrebatamento que tudo desbarata no sobressalto do primeiro instante. Um, sólido e resistente; o outro, ligeiro e destemido, mas ambos corajosos.”

Com base no trecho acima de O cortiço, julgue as questões abaixo: 
I) Em “e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais”, vemos um exemplo de animalização. Há uma busca pela interpretação objetiva do comportamento dos personagens e pela ruptura com uma forma idealizada de enxergar a vida. 
II) Em “Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules”, temos um exemplo de sensação auditiva proporcionada pelo texto. 
III) A preocupação com minúcias, a descrição detalhada das personagens e da cena tornam a narrativa lenta, uma das características no Naturalismo.
a) I e III estão corretas.
b) Apenas II está correta.
c) I, II e III estão corretas.
d) Apenas III está correta.
e) II e III estão corretas.

18. (PROGEPE) A respeito do romance Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo, é correto afirmar que:
a) os eventos se sucedem de modo linear, começando com a narrativa da infância do protagonista no Maranhão e culminando com sua vida boêmia na capital.
b) a descrição minuciosa da construção e do apogeu da casa de Madame Brizard contrasta com a narração de episódios do cotidiano agitado dos hóspedes.
c) o motivo que leva Amâncio ao Rio de Janeiro ocupa papel secundário na trama, na qual têm destaque seus envolvimentos afetivos e sua situação financeira.
d) a passagem do tempo no romance é documentada pela trajetória das mucamas da fazenda e dos escravos Sabino e Cora, desde a compra até a alforria deles.
e) as histórias contadas pelos hóspedes são independentes umas das outras, o que torna o livro uma sucessão de contos unidos por uma mesma ambientação.

19. (QUESTÃO) Completa o espaço da afirmativa abaixo: 
O Naturalismo brasileiro é contemporâneo do Realismo. Seu marco inicial se dá com a obra O mulato, de _____________________, publicada em 1881.
a) Aluísio Azevedo
b) Machado de Assis
c) José de Alencar
d) Raul Pompeia
e) Alberto de Oliveira



  

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

A

D

B

A

E

A

D

E

D

A

B

B

D

E

E

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

E

A

C

A

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-