A Era Vargas - 30 Exercícios Gabaritados

01. (ESPCEX) - Estado Novo foi um período da chamada “Era Vargas”, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo.
a) A população paulista deflagrou a chamada Revolução Constitucionalista.
b) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930.
c) Eclodiu a Intentona Comunista.
d) O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia os sindicatos como órgãos consultivos.
e) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.

02. (ESPCEX) - O início do período republicano no Brasil foi marcado por uma série de conflitos que culminaram com a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Abaixo estão listados atos e fatos relacionados a nossa história.
I- Modelo econômico agroexportador.
II- Comissão Verificadora de Poderes.
III- Possibilidade do Presidente nomear Interventores estaduais.
IV- Criação da Consolidação das Leis Trabalhistas.
Assinale a opção que apresenta elementos relacionados à Primeira República.
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

03. (ESA/CFS) - Durante a chamada Era Vargas (1930-45), houve mudanças em diversos setores estruturais do país. 
Dentre essas mudanças, é corretor citar: 
a) a grande democratização graças a alinhamento com os aliados durante a 2º Guerra Mundial. 
b) o alinhamento com o bloco soviético, permitindo a participação do PCB nas eleições. 
c) a criação das leis trabalhistas e a regulamentação dos sindicatos. 
d) o incentivo à lavoura cafeeira para resgatar a grandeza econômica do país. 
e) a criação das áreas de livre comércio que alavancaram a economia brasileira.

04. (ESA/CFS) - Na Segunda Guerra Mundial, diferentemente do que ocorreu na Primeira Guerra, teve a participação direta do Brasil no conflito. O governo no qual se deu a inserção brasileira na Segunda Guerra Mundial foi: 
a) João Goulart.  
b) Jânio Quadros.  
c) Getúlio Vargas. 
d) Eurico Gaspar Dutra.  
e) Juscelino Kubitschek.

05. (ESA/CFS) - Assinale, dentre as proposições abaixo, aquela que relaciona as características descritas ao Estado Novo. 
a) Estabelecimento de eleições diretas para Presidente da República, abertura da economia aos produtos estrangeiros; e redução drástica da inflação. 
b) Instauração do estado de emergência; diversificação da produção agrícola e estímulo ao desenvolvimento industrial; e uso do populismo para conquista a simpatia dos trabalhadores. 
c)  Abertura política; reforma econômica conhecida como “Plano Cruzado”; e alto índice de desemprego. 
d) Exercício da presidência da República por militares; período de desenvolvimento conhecido como “milagre brasileiro”; e estabelecimento do bipartidarismo. 
e) Separação entre Igreja e Estado; fim da política do café-com-leite; implementação da reforma financeira conhecida como “Encilhamento”. 

06. (ESA/CFS) - A eleição indireta de Getúlio Vargas para a presidência nacional, na qual foi eleito para um mandato de quatro anos, ocorreu no ano de: 
A)1930 
B) 1934 
C) 1937 
D)1946 
E) 1950 

07. (ESA/CFS) - Com a promulgação da Constituição de 1934, a segunda constituição do período republicano brasileiro, inicia-se o período constitucional da Era Vargas. São elementos presentes nesta Constituição de 1934, EXCETO: 
A) Voto secreto. 
B) Voto feminino. 
C) Justiça eleitoral. 
D) Jornada de trabalho não superior a 8 horas. 
E) Eleições diretas para a escolha do próximo presidente da República. 

08. (URCA) - “Em 1938, Getúlio Vargas lançou a campanha “Marcha para o Oeste”, projeto de colonização das terras do norte e do oeste do país, objetivando identificar as fronteiras territoriais com as políticas, a fim de fortalecer a “unidade da nação”. Na verdade, o “discurso romântico” construído em torno da “Marcha” pretendia legitimar o programa de desenvolvimento proposto pelo Estado Novo”. 

(BARBOZA, Edson Holanda Lima. Entre narrativas, usos e abusos: Migrações cearenses para a Amazônia (1877-1945). IN: Capítulos de História Social dos Sertões. CÂNDIDO, Tyrone Apollo Pontes e NEVES, Frederico de Castro. (Orgs.) Fortaleza. Plebeu Gabinete de Leitura Editatorial, 2017. p.147).

Sobre a Era Vargas é coerente:
a) Durante a primeira metade do século XX a Amazônia se apresentava como terra de prosperidade e de fartura levando algumas pessoas de regiões pobres e secas do país a irem ao seu encontro em busca de melhores condições de vida. Esse êxodo foi estimulado no governo Vargas.
b) O governo Vargas se iniciou em 1930 através de eleição indireta garantindo a permanência da Velha República ou República café-com-leite.
c) Após o fim do Estado Novo, Vargas retorna ao poder em 1946, promulgando uma nova Constituição que tinha como característica alguns temas basilares como: democracia, direito de voto, direito trabalhista, mandatos eletivos e direitos dos cidadãos.
d) Contrário à classe trabalhadora, Vargas se destacou por perseguir e aprisionar operários e se negar a aumentar o salário mínimo.
e) Em meio às denúncias de corrupção, crise política e falta de apoio na mídia brasileira, Vargas foi assassinado em agosto de 1954.

09. (CCV-UFC) - O enfraquecimento do Integralismo, no início do Estado Novo (1937-1945), foi resultado da(o)
a) combate realizado pelos sindicatos.
b) perda de poder das Forças Armadas.
c) crescimento do movimento comunista.
d) diminuição de assentos na Assembleia.
e)fechamento dos partidos brasileiros por Getúlio Vargas.

10. (CCV-UFC) - A criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), em 1939, insere-se dentro de uma política que buscava:
a) fortalecer a livre participação do capital estrangeiro.
b) promover a figura pessoal do chefe do governo.
c) defender a existência de um partido único.
d) estatizar os meios de comunicação.
e) desestabilizar as Forçar Armadas. 

11. (CCV-UFC) - A criação do BNDE (hoje BNDES) e do Banco do Nordeste, ambos em 1952 pelo presidente Getúlio Vargas, estava inserida na política de:
a) abertura ao capital estrangeiro.
b) investimento público em outros países.
c) financiamento do agronegócio para exportação.
d) adesão ao liberalismo por meio de privatizações.
e) desenvolvimento econômico a partir do dirigismo estatal.

12. (CCV-UFC) - O governo de Getúlio Vargas utilizou o rádio com eficiência para difundir a política do Estado Novo. Em 1938, o programa que foi lançado como estratégia do governo recebeu o nome de:
a) Última hora.
b) Voz do Brasil.
c) Repórter Esso.
d) Jornal do Brasil.
e) A Hora do Brasil.

13. (IF Sudeste - MG) - Leia as afirmações abaixo sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e marque a alternativa CORRETA.
a) A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi decisiva para a libertação da França e para por fim ao Nazismo na Alemanha.
b) No início da guerra, a posição brasileira foi de certa neutralidade. Uma política de maior alinhamento com os EUA e o rompimento das relações com o Eixo levou a Alemanha a bombardear navios brasileiros, precipitando a entrada do país na guerra.
c) Apesar do alinhamento com os EUA, o Brasil negou a instalação de bases militares aéreas e navais para os aliados no Nordeste brasileiro, com receio de ataques e bombardeios dos países do Eixo.
d) O Brasil não contou com a participação da Força Aérea Brasileira na guerra, devido às precárias condições de treinamento e dos aviões brasileiros.
e) Os pracinhas brasileiros chegaram à guerra fortemente preparados para o combate, possuindo os melhores tipos de armamento, fornecidos pela escola de guerra norte-americana, que sempre treinou os nossos soldados.

14. (CCV-UFC- A Ação Integralista Brasileira, organização política sem cunho partidário, fundada em 1932 por Plínio Salgado, tinha uma forte base ideológica que agregava seus membros. No que dizia respeito às diferenças da sociedade brasileira, os integralistas propunham:
a) o fascismo e a supressão dos partidos políticos.
b) a laicização do Estado e a perseguição religiosa.
c) o anarquismo e a organização dos trabalhadores em sindicatos.
d) o comunismo, pois permitia a igualdade econômica e social entre os homens.
e) o nacionalismo como elemento de afirmação da sociedade brasileira e de seu povo.

15. (CCV-UFC- O programa radiofônico A Hora do Brasil, criado em 1930 para o presidente Getúlio Vargas (1930-1945), e existente até os dias de hoje com o nome de A Voz do Brasil, tem seu surgimento ligado:
a) ao controle da imprensa por meio dos sindicatos patronais.
b) à estatização dos meios de comunicação pelo Estado Novo.
c) ao fortalecimento dos sindicatos e sua atuação junto ao Estado.
d) aos ideais do republicanismo em torno do contato entre Estado e povo.
e) à crença no poder dos veículos de massa para a construção da imagem do poder.

16. (CCV-UFC- A respeito da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta
a) A participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Europa auxiliou a vitória nazista no front russo.
b) A aproximação de Getúlio Vargas do grupo de países do Eixo foi uma imposição do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
c) A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial deu-se pelo apoio ao grupo de países Aliados (EUA, França e Inglaterra).
d) A legalização do PCB (Partido Comunista Brasileiro) possibilitou a aliança entre o governo brasileiro e os Estados Unidos da América.
e) O estreitamento entre a política externa do governo Getúlio Vargas e a antiga União Soviética garantiu uma aproximação entre Brasil e Estados Unidos.

17. (CCV-UFC- Inaugurada em 1954, a Petrobrás constituiu um dos símbolos do governo de Getúlio Vargas. Analisando sua importância no cenário político da época, podemos concluir corretamente que:
a) permitiu o monopólio estatal do petróleo.
b) agregou os diferentes partidos políticos em torno da figura do Presidente.
c) inaugurou o período dos grandes consórcios entre o Brasil e empresas estrangeiras.
d) assegurou a entrada do Brasil na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
e) constituiu a primeira experiência brasileira de participação dos trabalhadores nos lucros de uma empresa.

18. (VUNESP) - Sobre o movimento constitucionalista de 1932, é possível afirmar que
a) foi resultado da política federal, que impedia a exportação do café de São Paulo para o Ocidente europeu.
b) atrasou o processo de democratização brasileira empreendido por Getúlio Vargas a partir de 1930.
c) tinha, como principal objetivo, a separação do estado de São Paulo do restante da federação.
d) levou o governo federal a negociar com a oligarquia paulista e a fazer concessões a seus interesses.
e) obteve sucesso, derrotando as tropas de Vargas e devolvendo a presidência aos cafeicultores.

19. (PUCRS- Sobre as políticas e medidas adotadas por Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, é correto afirmar:
a) Nesse período, Getúlio Vargas completou a sua política trabalhista, criando o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 1942, e instituindo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.
b) O governo desenvolveu uma política de incentivo à industrialização, inibindo a importação de bens manufaturados e criando algumas empresas estatais importantes, como a Cia Siderúrgica Nacional, a Fábrica Nacional de Motores (FNM) e a Petrobrás.
c) Vargas desenvolveu uma política autoritária de repressão aos opositores, com censura ferrenha à imprensa e ampla propaganda das ações do governo, através da criação do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda.
d) A política externa do governo Vargas foi marcada pelo apoio irrestrito aos EUA em troca de vantagens econômicas. Isso levou o país a enviar um contingente militar para a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – a Força Expedicionária Brasileira (FEB) –, a fim de lutar contra o EIXO ao lado de tropas norte-americanas.
e) Na fase final do regime, Getúlio evitou a sua deposição, permitindo a volta das eleições e a criação de novos partidos, como a UDN, o PTB e o PSD. Dessa maneira, conseguiu manter-se politicamente atuante na democracia, elegendo-se novamente presidente em 1950. 

20. (IFBA- A criação da Petrobras, em 1953, representa uma vitória
a) dos grupos ligados a capital inglês que garantiu baixas taxas de importação do petróleo brasileiro.
b) do projeto nacionalista de desenvolvimento econômico do Brasil, através do monopólio estatal do petróleo
c) do capital norte-americano que garantiu controle acionário sobre a Petrobras pelo financiamento para sua criação.
d) da burguesia brasileira que passava a ter o monopólio sobre a extração, transporte e distribuição do petróleo nacional
e) da iniciativa privada ligada ao capital nacional ou estrangeiro que receberia do Estado brasileiro garantias para investir na exploração do petróleo 

21. (VUNESP- O apelido de “pai dos pobres”, dado a Getúlio Vargas, pode ser associado
a) ao autoritarismo do presidente diante dos movimentos sociais, manifesto na repressão às associações de operários e camponeses.
b) aos esforços de negociação com a oposição, com a decorrente distribuição de cargos administrativos e funções políticas.
c) ao caráter popular do regime, originário de uma revolução social e empenhado no combate à burguesia industrial brasileira
d) à política de concessões desenvolvida junto a sindicatos, como contrapartida do apoio político dos trabalhadores.
e) à supressão de legislação trabalhista no país, que obrigava o governo a agir de forma assistencialista. 

22. (VUNESP- A Revolução de 1930, no Brasil, aboliu a Primeira República e levou Getúlio Vargas à presidência do país. Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas, por meio de um golpe político, instituiu o Estado Novo, o qual;
a) estabeleceu o sufrágio universal masculino, concedeu o direito de voto aos analfabetos e reprimiu a Revolta da Armada
b) reduziu os direitos sociais dos trabalhadores urbanos, realizou uma reforma agrária e privatizou empresas estatais
c) fortaleceu os poderes políticos das oligarquias, nos estados, incentivou a expansão da economia cafeeira e impediu a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
d) aboliu o federalismo, substituiu os governadores por interventores do governo central e exerceu severo controle sobre a imprensa falada e escrita.
e) legalizou o Partido Comunista, favoreceu o crescimento do Partido Integralista e foi favorável à Itália e à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

23. (NUCEPE- Em 1943, foi publicada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que passou a regulamentar, no Brasil, de forma sistematizada, as relações de trabalho entre patrões e empregados. Essa publicação ocorreu durante:
a) o período de redemocratização do país no governo de Jânio Quadros.
b) a presidência de Juscelino Kubitscheck, constando do seu Plano de Metas.
c) o período do chamado Estado Novo, sob a presidência de Getúlio Vargas.
d) o período posterior à volta de Getúlio Vargas ao poder, na qualidade de presidente eleito.
e) o governo do presidente Rodrigues Alves, durante o qual também ocorreu a denominada Revolta da Vacina. 

24. (CÁSPER LÍBERO) - Getúlio Vargas foi líder da Revolução de 1930 e governou o país até 1945. Dentre as características socioeconômicas do governo instituído a partir de 1937, administração conhecida como Estado Novo, pode-se ressaltar que: 
a) o Governo Vargas beneficiou o setor industrial brasileiro por meio de restrições às importações e de regulamentações que ordenavam as relações entre o capital e o trabalho.
b) Getúlio Vargas defendeu o estado Brasileiro das ameaças sofridas durante a Primeira Guerra Mundial.
c) a criação de um regime ditatorial, em 1937, foi o último recurso para defender a democracia no Brasil, ameaçado na época por insurgências comunistas.
d) Vargas fomentou o sentimento nacionalista, inspirado no fascismo, e levou o Brasil a consolidar uma forte aliança com os chamados países do "Eixo"
e) apesar da guerra, houve aumento do investimento no país devido à indústria automobilística. O rápido progresso observado nos anos de 1940 a 1945 ficou conhecido como "50 anos em 5".

25. (UCPEL) - O período de 1937 a 1945, no qual Getúlio Vargas transita entre acordos com a Alemanha Nazista e Aliança com os EUA e a URSS e, durante o qual, foi promulgada a consolidação das leis do trabalho (CLT), é
a) Estado Novo, de caráter ditatorial.
b) Constitucional, essencialmente populista.
c) Provisório, basicamente estatizante.
d) Estado Novo, completamente democrático.
e) Constitucional, voltado para a estatização.

26. (INEP- Durante o Estado Novo (1937 - 45), a política varguista caracterizou-se por ser uma ditadura civil. Como características deste período, podemos citar
a) a imposição da carta constitucional de 1937, a perseguição aos membros do movimento chamado Intentona Comunista e o apoio ao integralismo.
b) a imposição da carta constitucional de 1937 e a promulgação do Ato Institucional número 5 que previa a ampla censura na sociedade.
c) a promulgação da constituição de 1937 e a perseguição aos membros da Ação Integralista Brasileira.
d) a imposição da carta constitucional de 1937 que previa o unipartidarismo, a existência e autonomia dos três poderes.
e) a promulgação da constituição de 1937, a perseguição aos membros da Intentona Comunista e o pluripartidarismo.

27. (IFTO- Sobre o período republicano brasileiro varguista (1930 a 1945), identifique a afirmação incorreta:
a) Em 1934, além de uma nova Constituição, houve a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a criação do Ministério do Trabalho. Ou seja, estava sendo organizada a previsibilidade do insumo básico da economia, o trabalho.
b) A Marcha para Oeste foi uma grande narrativa de redefinição da nacionalidade em forma de programa de colonização do centro do país, expansão da fronteira e unificação dos mercados regionais.
c) Na Revolução de 1930, Getúlio Vargas chegou ao poder, e, para conseguir apoio, repatriou os tenentes da Coluna Prestes e neutralizou os integralistas.
d) A industrialização na Era Vargas passou a ser conduzida pelo Estado, não mais pelo fluxo oscilante do espontaneísmo paulista. As bases foram a siderurgia, a mineração e o petróleo.
e) No Estado Novo (1937-1945), o culto à imagem de Getúlio Vargas se aproximou à propaganda fascista, instrumento que contribuiu para sua construção como maior expressão populista da República brasileira.

28. (CESMAC) - Na implantação do “Estado Novo” (1937-1945), Getúlio Vargas usou como argumento:
a) a necessidade de conter a agitação, nos centros urbanos, provocada pela Aliança Liberal.
b) impedir o avanço da ideologia integralista, de Plínio Salgado, nos quartéis militares.
c) reprimir as rebeliões que ocorriam no Nordeste provocadas pelo aumento do custo de vida.
d) deter o avanço comunista, como constava de um documento denominado Plano Cohen.
e) conter o avanço da direita nas Forças Amadas.

29. (FUNDATEC- Nas primeiras décadas do século XX, ocorriam mudanças em vários países do mundo. O Governo Provisório de Vargas seguiu a tendência mundial de valorizar o trabalhador com leis sociais e políticas públicas de saúde e educação. Assinale a alternativa que representou um retrocesso para os trabalhadores, apesar dos ganhos alcançados com as modificações.
a) O direito a férias remuneradas.
b) O pagamento de horas extras.
c) A limitação da jornada de trabalho do homem, da mulher e da criança.
d) A obrigação de os sindicatos serem reconhecidos oficialmente pelo Ministério do Trabalho.
e) A construção de hospitais públicos e a atuação de médicos e funcionários do Ministério da Saúde no interior do Brasil.

30. (UESPI- A liderança de Getúlio Vargas atravessou parte da história republicana do século XX. Na montagem da sua liderança, foi importante:
a) a presença de políticos paulistas atuantes na UDN.
b) o apoio assegurado por parte das oligarquias rurais.
c) a formação de partidos políticos como a UDN e o PTB.
d) a articulação com os democratas radicais em 1930.
e) o auxílio dos Estados Unidos desde a posse no governo.






  

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

E

ACCBBEAEBEEBEE

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

C

ADC

B

D

D

C

A

A

A

C

D

D

B