Teoria Musical - 60 Questões gabaritadas de provas anteriores da ESA

01. (CFGS/ESA - QUESTÃO) - O intervalo de 3ª menor invertida, forma um intervalo de:
Ⓐ 5ª aumentada.
Ⓑ 7ª diminuta.
Ⓒ 6ª maior.
Ⓓ 8ª justa.
Ⓔ 6ª menor.

02. (CFGS/ESA - QUESTÃO) - Servem como numeradores das frações dos compassos alternados compostos os números:
Ⓐ 6, 15 e 21.
Ⓑ 3, 15 e 27.
Ⓒ 2, 7 e 9.
Ⓓ 15, 9 e 21.
Ⓔ 15, 21 e 27.

03. (CFGS/ESA - QUESTÃO) - Nos compassos compostos, as unidades de tempo, são representadas por figuras:
Ⓐ com movimento indireto.
Ⓑ pontuadas.
Ⓒ não pontuadas.
Ⓓ com movimento direto.
Ⓔ com ligadura.

04. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Ornamento mais rico em quantidade de notas é o:
Ⓐ Mordente.
Ⓑ Trinado.
Ⓒ Floreio.
Ⓓ Portamento.
Ⓔ Grupeto.

05. (CFGS/ESA - QUESTÃO) RINFORZANDO é uma palavra italiana cujo significado musical é:
Ⓐ reforçando o som.
Ⓑ desaparecendo o som.
Ⓒ meio suave.
Ⓓ extinguindo o som.
Ⓔ meio forte.

06. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Assinale a alternativa que indica os graus da escala do modo maior onde é encontrado o acorde perfeito maior.
Ⓐ I, IV e V.
Ⓑ II, III e VI.
Ⓒ I, V e VII.
Ⓓ II, IV e V. 
Ⓔ III, IV e V.

07. (CFGS/ESA - QUESTÃO) No Intervalo de 3ª Aumentada, indique o número de tom(s) e semitom(s) que o formam.
Ⓐ 3 tons e 1 semitom.
Ⓑ 2 tons e 1 semitom.
Ⓒ 2 tons. 3 tons.
Ⓓ 1 tom e 1 semitom.

08. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O sinal de alteração cuja função é de duplo efeito é o:
Ⓐ sustenido.
Ⓑ bemol.
Ⓒ bequadro.
Ⓓ dobrado-sustenido.
Ⓔ dobrado-bemol.

09. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Assinale a alternativa que indica os intervalos que encontramos os semitons da escala diatônica do modo menor.
Ⓐ 2ºao 3º, e do 5ºao 7º.
Ⓑ 3ºao 4º, e do 7ºao 8º.
Ⓒ 2ºao 3º, do 5ºao 6º, e do 7ºao 8º.
Ⓓ 3ºao 6º, e do 7ºao 8º.
Ⓔ 2ºao 4º, do 5ºao 6º, e do 7ºao 8º.

10. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Assinale a alternativa que identifica a formação do intervalo do acorde perfeito menor.
Ⓐ 3ª menor e 5ª aumentada.
Ⓑ 3ª maior e 5ª justa.
Ⓒ 3ª menor e 5ª justa.
Ⓓ 3ª maior e 5ª aumentada.
Ⓔ 3ª aumentada e 5ª justa.

11. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Os intervalos cujas notas são ouvidas sucessivamente chamam-se:
Ⓐ dissonantes.
Ⓑ harmônicos.
Ⓒ diminutos.
Ⓓ aumentados.
Ⓔ melódicos.

12. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Compassos Simples são aqueles cujos tempos tem divisão:
Ⓐ quinária.
Ⓑ mista.
Ⓒ binária.
Ⓓ ternária.
Ⓔ de sete tempos.

13. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O ornamento formado pelo agrupamento de 3 ou 4 notas dispostas por graus conjuntos, sem ultrapassar a 2ª superior ou inferior da nota real, é:
Ⓐ Grupeto
Ⓑ Floreio
Ⓒ Mordente
Ⓓ Portamento
Ⓔ Trinado

14. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Os intervalos justos, quando invertidos, tornam-se intervalos:
Ⓐ Diminutos
Ⓑ Menores
Ⓒ Maiores
Ⓓ Justos
Ⓔ Aumentados

15. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Os intervalos justo, aumentado e diminuído são encontrados nos intervalos de:
Ⓐ 1º, 4º e 5º
Ⓑ 2º e 7º
Ⓒ 2º, 3º, 6º e 7º
Ⓓ 2º, 3º e 6º
Ⓔ 4º, 5º e 8º

16. (CFGS/ESA - QUESTÃO) No intervalo de 4ª Aumentada, indique o número de tom(s) e semitom(s) que formam.
Ⓐ 3 tons e 1 semitom
Ⓑ 2 tons e 1 semitom
Ⓒ 2 tons
Ⓓ 3 tons
Ⓔ 1 tome 1 semitom

17. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Marque a alternativa em que todas as palavras indicam andamentos moderados:
Ⓐ Andantino, Moderato e Allegretto
Ⓑ Larghetto, Andantino e Moderato
Ⓒ Adágio, Andante e Andantino
Ⓓ Lento, Andante e Moderato
Ⓔ Allegro, Vivace e Vivo

18. (CFGS/ESA - QUESTÃO) As escalas cromáticas são aquelas formadas exclusivamente por intervalos de semitons:
Ⓐ Cromáticos e inferiores
Ⓑ Diatônicos e superiores
Ⓒ Cromáticos
Ⓓ Diatônicos e Cromáticos
Ⓔ Diatônicos

19. (CFGS/ESA - QUESTÃO) A fração 9/8 corresponde a que tipo de compasso:
Ⓐ Compasso binário simples
Ⓑ Compasso binário composto
Ⓒ Compasso ternário simples
Ⓓ Compasso quaternário composto
Ⓔ Compasso ternário composto

20. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Identifique a formação do intervalo do acorde perfeito maior:
Ⓐ 3ª Maior e 5ª Aumentada
Ⓑ 3ªAumentada e 5ª Justa
Ⓒ  3ª Maior e 5ª Justa
Ⓓ  3ª Menor e 5ª Justa
Ⓔ  3ª Menor e 5ª Diminuta

21. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Se o sinal de alteração bemol modificar a entoação de uma nota alterada por um dobrado-bemol terá efeito:
Ⓐ Ascendente
Ⓑ Suspensivo
Ⓒ Descendente
Ⓓ Intensidade
Ⓔ Prolongado

22. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Quanto aos intervalos de Tons e Semitons, a Escala Diatônica é formada por:
Ⓐ 4 tons e 3 semitons
Ⓑ 6 tons e 2 semitons
Ⓒ 5 tons e 3 semitons
Ⓓ 5 tons e 2 semitons
Ⓔ 5 semitons e 2 tons

23. (CFGS/ESA - QUESTÃO) A escala de Dó Maior divide-se em:
Ⓐ quatro tetracordes
Ⓑ três tetracordes
Ⓒ dois tetracordes
Ⓓ um tetracorde
Ⓔ cinco tetracordes

24. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Os tons vizinhos guardam entre si certa relação de maior ou menor afinidade. De acordo com esta afinidade os tons vizinhos se classificam como:
Ⓐ diretos e indiretos
Ⓑ maiores e menores
Ⓒ diferenciais e característicos
Ⓓ maiores e diretos
Ⓔ superiores e inferiores

25. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Para que as figuras tenham um valor determinado na duração do som, esse valor é previamente convencionado, e a esse espaço de duração que se dá o nome de:
Ⓐ compasso
Ⓑ tempo
Ⓒ duração
Ⓓ clave
Ⓔ figuras

26. (CFGS/ESA - QUESTÃO) As notas cromáticas das escalas menores, com exceção da alteração do VII grau, que pertence ao tom homônimo, têm origem nos tons:
Ⓐ da dominante e superdominante
Ⓑ da subdominante e da dominante
Ⓒ da tônica e mediante
Ⓓ da tônica e dominante
Ⓔ da tônica e sensível

27. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O efeito da síncope produz o (a):
Ⓐ entoação igual
Ⓑ deslocamento das síncopes
Ⓒ deslocamento das acentuações naturais
Ⓓ acentuação regular
Ⓔ entoação diferente

28. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O ornamento apogiatura pode ser:
Ⓐ planejada e executada
Ⓑ simples ou mista
Ⓒ alterada ou mista
Ⓓ simples ou composta
Ⓔ simples ou sucessiva

29. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O tom do qual se procuram os tons vizinhos é chamado de:
Ⓐ natural
Ⓑ principal
Ⓒ relativo
Ⓓ da dominante
Ⓔ direto

30. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O intervalo é consonante quando:
Ⓐ pede resolução sobre outro intervalo
Ⓑ está compreendido dentro de uma oitava
Ⓒ ocorre a repetição do som
Ⓓ não pede resolução sobre outro intervalo
Ⓔ está compreendido acima de uma oitava

31. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Ao conjunto de sons ouvidos simultaneamente, e cujas relações de altura são determinadas pelas leis da natureza, dá-se o nome de:
Ⓐ intervalos
Ⓑ acidentes
Ⓒ acordes
Ⓓ notas
Ⓔ ornamentos

32. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Os tempos são agrupados em porções iguais, de dois em dois, de três em três ou de quatro em quatro, constituindo unidade métrica às quais se dá o nome de:
Ⓐ binário
Ⓑ tempo
Ⓒ ligadura
Ⓓ compasso
Ⓔ unidade de tempo

33. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O colorido da música consiste no (na): 
Ⓐ allargando
Ⓑ intensidade dos sons
Ⓒ afretando
Ⓓ andamento
Ⓔ regência

34. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Quando entre 2 tons há mais de uma nota característica, uma delas será característica principal e as outras serão:
Ⓐ característica direta
Ⓑ características indireta
Ⓒ características secundárias
Ⓓ características relativa
Ⓔ características vizinhas

35. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O ornamento mais rico em quantidade de notas
Ⓐ Mordente.
Ⓑ Trinado.
Ⓒ Floreio.
Ⓓ Portamento.
Ⓔ Grupeto.

36. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Sinal de alteração cuja função é de duplo efeito:
Ⓐ Sustenido
Ⓑ Bemol
Ⓒ Bequadro
Ⓓ Dobrado-sustenido
Ⓔ Dobrado-bemol

37. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Na formação da Escala Cromática, quantas notas são naturais e quantas são alteradas?
Ⓐ 8 naturais e 5 alteradas.
Ⓑ 6 naturais e 7 alteradas.
Ⓒ 8 naturais e 4 alteradas.
Ⓓ 7 naturais e 5 alteradas.
Ⓔ 3 naturais e 7 alteradas.

38. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Os Intervalos cujas notas são ouvidas sucessivamente são chamados de
Ⓐ Dissonante
Ⓑ Harmônico
Ⓒ Dininuto
Ⓓ Aumentado
Ⓔ Melódico

39. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Compassos Simples são aqueles cujos tempos têm divisão
Ⓐ Quinária
Ⓑ Mista
Ⓒ Binária
Ⓓ Ternária
Ⓔ de sete tempos

40. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Identifique a formação do intervalo do acorde perfeito menor.
Ⓐ 3ª Menor e 5ª Aumentada.
Ⓑ 3ª Maior e 5ª Justa.
Ⓒ 3ª Menor e 5ª Justa.
Ⓓ 3ª Maior e 5ª Aumentada.
Ⓔ 3ª Aumentada e 5ª Justa.

41. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Identifique a alternativa em que seus números servem como numeradores das frações dos Compassos
Alternados Compostos.
Ⓐ 6, 15 e 21
Ⓑ 3, 15 e 27
Ⓒ 2, 7 e 9
Ⓓ 15, 9 e 21
Ⓔ 15, 21 e 27

42. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Nos Compassos Compostos, as unidades de tempo são representadas por figuras
Ⓐ com movimento indireto.
Ⓑ pontuadas.
Ⓒ não pontuadas.
Ⓓ com movimento direto.
Ⓔ com ligadura.

43. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Em que graus da escala do modo maior é encontrado o acorde perfeito maior?
Ⓐ I, IV e V
Ⓑ II, III e VI
Ⓒ I, V e VII
Ⓓ II, IV e V
Ⓔ III, IV e V

44. (CFGS/ESA - QUESTÃO) No Intervalo de 3ª Aumentada, indique o número de tom(s) e semitom(s) que o(s) forma(m).
Ⓐ 3 tons e 1 semitom
Ⓑ 2 tons e 1 semitom
Ⓒ 2 tons
Ⓓ 3 tons
Ⓔ 1 tom e 1 semitom

45. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Ao conjunto de sons ouvidos simultaneamente e cujas relações de altura são determinadas pelas leis da natureza, dá-se o nome de
Ⓐ Acidentes
Ⓑ Notas
Ⓒ Ornamentos
Ⓓ Acordes
Ⓔ Melodias

46. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Como são chamados os intervalos que não pedem resolução sobre o outro?
Ⓐ Melódico.
Ⓑ Harmônico.
Ⓒ Simples.
Ⓓ Consonantes.
Ⓔ Dissonantes.

47. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Assinale a alternativa que apresenta os números que servem como numeradores das frações dos Compassos Alternados Compostos.
Ⓐ 2, 5, 7
Ⓑ 1, 5, 9
Ⓒ 2, 7, 9
Ⓓ 5, 3, 7
Ⓔ 5, 7, 9

48. (CFGS/ESA - QUESTÃO) A fração 9/8 corresponde ao
Ⓐ Compasso Binário Composto
Ⓑ Compasso Quaternário Composto
Ⓒ Compasso Ternário Simples
Ⓓ Compasso Binário Simples
Ⓔ Compasso Ternário Composto

49. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O intervalo cujas notas são ouvidas simultaneamente é o
Ⓐ diminuto.
Ⓑ dissonante.
Ⓒ aumentado.
Ⓓ melódico.
Ⓔ harmônico.

50. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Cada tetracorde é formado por
Ⓐ 2 tons e 2 semitons cromáticos.
Ⓑ 2 tons e 1 semitom diatônico.
Ⓒ 1 tom e 1 semitom diatônico.
Ⓓ 2 tons e 2 semitons.
Ⓔ 2 tons e 2 semitons diatônicos.

51. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Nas notas naturais, a função do dobrado-sustenido é
Ⓐ baixar a entoação da nota em dois tons.
Ⓑ elevar a entoação da nota em dois tons e meio.
Ⓒ abaixar a entoação da nota em um tom.
Ⓓ elevar a entoação da nota em dois semitons.
Ⓔ anular o efeito da entoação da nota.

52. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Se o sinal de alteração bemol modificar a entonação de uma nota alterada por dobrado-bemol, terá efeito
Ⓐ suspensivo.
Ⓑ descendente.
Ⓒ ascendente.
Ⓓ de intensidade.
Ⓔ prolongado.

53. (CFGS/ESA - QUESTÃO) Os intervalos justos, depois de invertidos, tornam-se intervalos
Ⓐ aumentados.
Ⓑ diminutos.
Ⓒ maiores.
Ⓓ conservam-se justos.
Ⓔ menores.

54. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O acorde de 5ª aumentada é encontrado exclusivamente no
Ⓐ III grau das escalas menores.
Ⓑ I grau da escala maior.
Ⓒ II grau da escala maior.
Ⓓ III grau da escala maior.
Ⓔ IV grau da escala menor.

55. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O ornamento formado pelo agrupamento de 3 ou 4 notas dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar a 2ª
superior ou inferior da nota real é chamada de
Ⓐ mordente.
Ⓑ trinado.
Ⓒ floreio.
Ⓓ portamento.
Ⓔ grupeto.

56. (CFGS/ESA - QUESTÃO) A inversão do intervalo de 3ª menor, forma um intervalo de
Ⓐ 8ª justa.
Ⓑ 6ª menor.
Ⓒ 5ª aumentada.
Ⓓ 7ª diminuta.
Ⓔ 6ª maior.

57. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O primeiro tetracorde é separado do segundo por um intervalo de
Ⓐ um tom.
Ⓑ 2 tons e 2 semitons.
Ⓒ 2 tons e 1 semitom.
Ⓓ 2 tons e 2 semitons cromáticos.
Ⓔ 2 tons e 2 semitons diatônicos.

58. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O semitom diatônico é formado por
Ⓐ 3 notas de intervalos iguais.
Ⓑ 2 notas do mesmo nome.
Ⓒ 2 notas de intervalo iguais.
Ⓓ 3 notas iguais.
Ⓔ 2 notas diferentes.

59. (CFGS/ESA - QUESTÃO) A nota mais grave do acorde (seja qual for a sua posição) chama-se:
Ⓐ Fundamental
Ⓑ Baixo
Ⓒ Invertido
Ⓓ Composto
Ⓔ Diminuta

60. (CFGS/ESA - QUESTÃO) O nome que se dá às melodias executadas simultaneamente, por várias vozes ou instrumentos, embora as notas estejam em diferentes oitavas, é:
Ⓐ Melodia
Ⓑ Clave
Ⓒ Acorde
Ⓓ Uníssono
Ⓔ Soprano.


GABARITO – TEORIA MUSICAL 

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