01. (FCC) - O Modernismo de 22 deve ser compreendido como um movimento cultural e literário caracterizado pelo desejo de
a) revitalizar o sentimento nacionalista e as formas poéticas valorizados pelos escritores românticos.
b) renovar em âmbito estritamente estético, sem preocupação com temas políticos ou históricos.
c) explorar novas linguagens, por meio das quais se expressasse uma nova visão crítica dos valores nacionais.
d) satirizar os estilos literários anteriores, sem preocupação com propostas estéticas próprias.
e) conservar o que havia de melhor na tradição artística, adaptando-a aos novos temas e às novas situações.
“Beijo pouco, falo menos aindaMas invento palavrasQue traduzem a ternura mais fundaE mais cotidianaInventei, por exemplo, o verbo teadorarIntransitivo;Teadoro, Teodora.”
O texto acima foi escrito por Manuel Bandeira, escritor .......................... Trata-se de um poema metalingüístico, no qual o tema abordado é ....................
Os dois espaços do texto acima, se preenchidos corretamente, respectivamente, são:
a) Modernista – Jargão
b) Concretista – Estrangeirismo
c) Modernista – Regionalismo
d) Futurista – Neologismo
e) Modernista – Neologismo
03. (VUNESP) - Leia os poemas de Oswald de Andrade para responder à questão
PronominaisDê-me um cigarroDiz a gramáticaDo professor e do alunoE do mulato sabidoMas o bom negro e o bom brancoDa Nação BrasileiraDizem todos os diasDeixa disso camaradaMe dá um cigarroVício na falaPara dizerem milho dizem mioPara melhor dizem mióPara pior pióPara telha dizem teiaPara telhado dizem teiadoE vão fazendo telhados3 de maioAprendi com meu filho de dez anosQue a poesia é a descobertaDas coisas que eu nunca vi.
Dentre as características modernistas, estão presentes nos textos
a) a valorização da “fala brasileira” e do popular e a metalinguagem.
b) a norma coloquial de linguagem e a primazia do aspecto sensorial.
c) as marcas de oralidade e a presença da intuição e do inconsciente.
d) a priorização da gramática oficial e a poesia como tema da poesia.
e) a valorização das Artes Poéticas e a poesia como tema da poesia.
04. (VUNESP) - Leia o poema de Manuel Bandeira e responda à questão.
PneumotóraxFebre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.A vida inteira que podia ter sido e que não foi.Tosse, tosse, tosse.Mandou chamar o médico:– Diga trinta e três.– Trinta e três ... trinta e três ... trinta e três ...– Respire...................................................................................................– O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.– Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?– Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Entre as características modernistas presentes no poema, destaca-se
a) a valorização da herança cultural brasileira.
b) o uso de uma linguagem despojada, próxima do coloquial.
c) o diálogo com o Romantismo nacionalista.
d) a crueza da descrição naturalista.
e) a retomada dos valores artísticos da Antiguidade Clássica.
05. (EsPCEx) - “Reconstruir a cultura brasileira sobre bases nacionais; promover uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminar de vez o nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros” foram propostas defendidas, dentre outros, pelos modernistas da Primeira Fase,
a) Manuel Bandeira e Clarice Lispector.
b) Mário de Andrade e Oswald Andrade.
c) Graça Aranha e Monteiro Lobato.
d) Carlos Drummond de Andrade e Lima Barreto.
e) Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.
06. (EsFCEx) - Analise as afirmativas sobre o Modernismo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(___) É consenso entre os historiadores descrever o movimento com três fases distintas e bem separadas: de 22 a 30, de 30 a 45 e de 45 até nosso dias;
(___) Foi sintetizado, por Mario de Andrade, na conferência célebre de 1942, por três princípios: atualização da inteligência nacional, estabilização de uma consciência critica nacional e direito permanente à pesquisa estética;
(___) Há coincidência entre o evento político- início da atividade tenentista – e o literário – a Semana de Arte Moderna, um pregando renovação de costumes políticos e outro pregando renovação artística.
(___) Modernismo e Tenentismo surgem paralelamente e mantém contato acirrado, realizando ações conjuntas que demonstravam uma visão bastante homogênea entre representantes os políticos e os artistas.
( ) É razoável compreender o momento histórico da década de 20 como aquele em que artistas e militares representavam, ainda que inconscientemente, a mesma linha de aspirações de renovação do país.
a) F – V, – V – F – F
b) F – V – V – F – V
c) F – V – V – V – F
d) V – V – V – F – F
e) V – V – F – F – F
07. (UFAL) - O Modernismo brasileiro foi um movimento muito importante em nossa história cultural, pois diversas artes estavam articuladas. Em busca da renovação da arte nacional, escritores, artistas plásticos, romancistas, poetas, compositores participaram da Semana de Arte Moderna, em 1922, a fim de apresentar ao público, suas propostas.
Considerando-se as informações abordadas no texto, pode inferir que
a) Oswald de Andrade e Villa-Lobos, entre outros, participaram ativamente desse movimento.
b) as propostas foram aplaudidas pela maior parte do público, que desejava uma revolução nas artes.
c) o Modernismo defendia uma falsa renovação artística, que se limitava apenas a copiar modelos europeus.
d) apenas artistas e escritores de São Paulo adotaram as ideias do Modernismo brasileiro.
e) a renovação modernista era elitista, com linguagem grandiloquente e valorização da correção gramatical.
08. (IFSP) -
Erro de portuguêsQuando o português chegouDebaixo de uma bruta chuvaVestiu o índioQue pena!Fosse uma manhã de solO índio tinha despidoO português
ANDRADE, Oswald de. “Erro de português”. In: O santeiro do mangue e outros poemas. São Paulo:
Globo/Secretaria do Estado da Cultura, 1991.
O poema “Erro de português” apresenta características recorrentes da Primeira Geração Modernista, da qual Oswald de Andrade foi membro profícuo. Encontram-se nele :
a) valorização do índio, oralidade popular, rigor formal e humor.
b) valorização do índio, nacionalismo ufanista, liberdade formal e humor.
c) revisão crítica da História, oralidade popular, liberdade formal e humor.
d) revisão crítica da História, nacionalismo, rigor formal e oralidade popular.
e) revisão crítica da História, nacionalismo ufanista, valorização do índio e oralidade popular.
09. (FADURPE) - No Brasil, o chamado Movimento Modernista:
1) buscou a valorização da identidade, da história e da cultura nacionais.
2) defendeu a liberdade de criação da obra literária, incorporando temas, vocabulário e sintaxes peculiares aos usos nacionais.
3) cultivou a expressão do cotidiano, optando, assim, na prosa, pelo uso de uma linguagem coloquial e, na poesia, pelo verso livre.
4) na primeira geração de seus autores teve como expoentes Mário de Andrade e Oswaldo de Andrade.
5) na segunda geração, contou com as obras de Manuel Bandeira (Cinza das Horas) e de João Cabral de Melo Neto (Morte e Vida Severina).
Estão corretas:
a) 1, 2, 3, 4 e 5.
b) 1, 2, 3 e 4, apenas.
c) 2, 3 e 4, apenas.
d) 1, 2 e 3, apenas.
e) 1 e 5, apenas.
10. (QUESTÃO) - Com base no texto a seguir, responda às questão.
Arte de AmarSe queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.A alma é que estraga o amor.Só em Deus ela pode encontrar satisfação.Não noutra alma.Só em Deus - ou fora do mundo.As almas são incomunicáveis.Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.Porque os corpos se entendem, mas as almas não.
Manuel Bandeira Disponível em: <http://em-prosa-e-verso.blogspot.com/2010/05/arte-de-amar-segundo-manuel-bandeira.html>. Acesso em: 18. Jul. 2018.
Assinale a alternativa correta referente ao poema “Arte de Amar”, de Manuel Bandeira.
a) É um poema Parnasiano, em que não há preocupação com a forma.
b) É um poema Realista. Nele, evidencia-se a realidade de quem ama.
c) É uma poesia Romântica, pois tem como tema o amor.
d) É um poema Modernista, que apresenta versos livres.
e) Não é um poema, mas um texto em prosa.
11. (IFSertão) - O Modernismo brasileiro tinha em comum com o Romantismo.
a) A centralidade na emotividade em detrimento da razão.
b) A busca por uma identidade nacional.
c) O desenvolvimento de uma literatura genuinamente brasileira.
d) O desapego aos gêneros clássicos, como a epopeia.
e) A liberdade artística e a crítica social, descrevendo e denunciado as mazelas sociais por meio de heróis com características locais.
12. (IBADE) - À fase do modernismo conhecida como heroica, atribuímos a quebra de paradigmas e a transformação literária, famosa pelos autores:
a) Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Alcântara Machado, Manuel Bandeira.
b) Clarice Lispector, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade.
c) Ariano Suassuna, Lygia Fagundes Telles, Mário Quintana.
d) Vinicius de Moraes, Jorge Amado, Guimarães Rosa.
e) João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz.
13. (QUESTÃO) - Leia o para responder à questão.
ConsoadaQuando a Indesejada das gentes chegar(Não sei se dura ou caroável),Talvez eu tenha medo.Talvez sorria, ou diga:– Alô, iniludível!O meu dia foi bom, pode a noite descer.(A noite com os seus sortilégios.)Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,A mesa posta,Com cada coisa em seu lugar.
(BANDEIRA, Manuel. Opus 10. In Poesia e prosa completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1977, p. 307.)
Das características abaixo da estética do Modernismo no Brasil, NÃO pode ser atribuída ao poema:
a) linguagem coloquial, informal, marcada pela espontaneidade.
b) busca constante pela liberdade na forma de criação.
c) enunciação marcada por várias vozes narrativas.
d) versos livres, sem preocupação com a métrica ou com a rima
e) rompimento com os padrões estéticos formais e tradicionais.
14. (FCC) - Em seus manifestos, característicos do movimento modernista de 22, Oswald de Andrade e Mário de Andrade
a) divergiram quanto à necessidade de se considerar uma nova ordem de valores culturais e estéticos.
b) colaboraram para que se revalorizassem entre nós os até então desprestigiados valores da estética clássica.
c) buscaram novas propostas estéticas para formalizar uma nova visão do país, influenciada pelas vanguardas europeias.
d) apostaram numa revisão do nacionalismo romântico, intensificando ainda mais a linguagem intimista.
e) uniram-se para propor um novo nacionalismo, com o qual se propunham a abolir o ideal de uma civilização nos trópicos.
15. (FADURPE) - A Literatura brasileira, nas primeiras décadas do século XX:
1) deixa de ser um mero eco de estéticas estrangeiras e passa a ter como referência principal a própria realidade nacional.
2) sem ignorar a cultura internacional, recusa-se a absorvê-la passivamente e procura assimilar criticamente seus valores.
3) aproxima a expressão de suas obras literárias da linguagem manifestada nos padrões da cultura e do falar brasileiro.
4) as produções de seus primeiros representantes acercavam-se da abordagem afetada e artificial de escolas anteriores.
As observações que remetem, corretamente, ao movimento literário do Modernismo, estão nas alternativas:
a) 1, 2 e 3, apenas.
b) 1, 2, 3 e 4.
c) 1, 3 e 4, apenas.
d) 2 e 3, apenas.
e) 1 e 4, apenas.
16. (MC) - Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma obra de Mário de Andrade:
a) Lira Paulistana.
b) Pauliceia Desvairada.
c) O Cortiço.
d) Primeiro Andar.
e) Macunaíma.
17. (QUESTÃO) -
MetamorfoseMeu avô foi buscar pratamas a prata virou índio.Meu avô foi buscar índiomas o índio virou ouro.Meu avô foi buscar ouromas o ouro virou terra.Meu avô foi buscar terrae a terra virou fronteira.Meu avô, ainda intrigado,foi modelar a fronteira:E o Brasil tomou a forma de harpa.
(Martim Cererê, Cassino Ricardo, José Olympio: 1974, Rio de Janeiro, 13ª edição.)
O poema anterior reflete algumas das características presentes na linguagem modernista, como:
a) Crítica e humor, zombando da arte tradicional.
b) A extração da arte dos grandes temas universais, promovendo sua sacralização.
c) Descritivismo por meio do emprego de uma linguagem discursiva e retórica.
d) Interesse por temas brasileiros, valorizando nossas tradições e cultura assim como nosso passado histórico-social
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
18. (QUESTÃO) - O menor poema da língua é do modernista Oswald de Andrade, formado pelo título e uma palavra:
AMOR
Humor
Acerca da linguagem modernista pode-se afirmar que:
a) Predominam tendências universalistas.
b) Observa-se o emprego de uma linguagem discursiva e teórica.
c) Os modernistas procuravam ser críticos e bem-humorados, zombando da arte tradicional.
d) Apesar das inovações, há preocupação com a métrica poética na utilização de versos regulares.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
19. (CONSULPLAN) - Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava nomorro da Babilônia num barracão sem número.Uma noite ele chegou no bar Vinte de NovembroBebeuCantouDançouDepois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreuafogado.
(BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.)
Pode-se afirmar acerca do poema modernista de Manuel Bandeira que:
a) A descrição do personagem feita pelo narrador demonstra a busca pela simplicidade da vida, ideal dos poetas modernistas.
b) As características marcantes do texto literário são desprezadas em detrimento da inovação da nova literatura modernista.
c) É possível reconhecer o uso de recursos literários como o preciosismo e o conceptismo como valorização dos textos do Modernismo brasileiro.
d) É um texto que demonstra a retomada de elementos da literatura parnasiana demonstrando o apego de alguns poetas ao estilo que antecede o Modernismo.
e) Apresenta como característica modernista a indicação de que o poeta deve utilizar como matéria para sua poesia conteúdo relacionado tanto aos sentimentos quanto à vida real.
20. (OBJETIVA) - O autor que viveu entre 1893 e 1945, que, além de Macunaíma, publicou outras obras, como Amar, Verbo Intransitivo e Os Contos de Belazarte, é:
a) Oswaldo de Andrade.
b) Mário de Andrade.
c) João Cabral de Melo Neto.
d) Érico Veríssimo.
e) Euclides da Cunha.
21. (QUESTÃO) - Pode-se afirmar que dentre os ideais da chamada fase heroica do Modernismo brasileiro está a:
a) Poesia predominantemente objetiva e formal.
b) Consolidação dos ideais da estética parnasiana.
c) Valorização da diversidade linguística brasileira.
d) Utilização central do tema “peculiaridades regionais brasileiras”.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
22. (VUNESP) - Como no caso de movimentos literários anteriores, o ____________ resultou de impulsos internos e do exemplo europeu. No caso, as vanguardas francesas e italianas que ofereceram modelos adequados para exprimir a civilização mecânica e o ritmo das grandes cidades, além de valorizar as componentes primitivas, que no Brasil faziam parte da realidade.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
A lacuna do texto deve ser preenchida por:
a) Romantismo.
b) Arcadismo.
c) Modernismo.
d) Realismo.
e) Naturalismo.
23. (QUESTÃO) - O Dadaísmo foi uma vanguarda criada a partir do clima de instabilidade, medo e revolta provocado pela Primeira Guerra Mundial, que pretendia ser uma resposta à decadência da civilização representada pelo conflito, sendo marcado pela irreverência, agressividade e pelo deboche e ilogismo dos textos. Assinale a alternativa que apresenta o nome do movimento que teve forte influência das vanguardas europeias.
a) Arcadismo.
b) Modernismo.
c) Romantismo.
d) Simbolismo.
e) Parnasianismo
24. (FADURPE) -
Vou-me embora pra PasárgadaVou-me embora Pra PasárgadaAqui eu não sou felizLá a existência é uma aventuraDe tal modo inconsequenteQue Joana a Louca de EspanhaRainha e falsa dementeVem a ser contraparenteDa nora que nunca tive.E, como farei ginástica,Andarei de bicicletaMontarei em burro braboSubirei no pau-de-seboTomarei banhos de mar!E quando estiver cansadoDeito na beira do rioMando chamar a mãe-d’água.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da manhã. Poesia Completa e prosa.
Coleção Bibioteca Luso-brasileira. Rio de Janeiro, Nova Aguiar, 1993.
O poema transcrito acima atesta a aceitação das reivindicações da proposta poética do:
a) Modernismo.
b) Naturalismo.
c) Parnasianismo.
d) Pré-modernismo.
e) Realismo.
25. (VUNESP) - Para Oswald, o primitivo estará associado ao pensamento selvagem como questionamento do pensamento iluminista e como proposta de valorização do pensamento selvagem local ao qual viria se acrescentar a incorporação contemporânea da técnica.
(Viviana Gelado. Poéticas da transgressão: vanguarda e cultura popular nos anos 20 na América Latina, 2006.)
O primitivismo expresso no “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, lançado por Oswald de Andrade em 1924, pode ser associado à
a) rejeição da influência cultural estrangeira e da ideologização na produção artística.
b) recusa do experimentalismo estético e dos discursos de resgate das tradições locais.
c) defesa dos princípios ilustrados e da renovação técnica proporcionada pela sociedade de fábrica.
d) celebração da originalidade nativa e da modernização tecnológica.
e) perspectiva rousseauniana do bom selvagem e do primado do pensamento lógico-racional.
26. (LEGALLE) -
PronominaisDê-me um cigarroDiz a gramáticaDo professor e do alunoE do mulato sabidoMas o bom negro e o bom brancoDa Nação BrasileiraDizem todos os diasDeixa disso camaradaMe dá um cigarro
Autor: Oswald de Andrade
A temática expressa pelo poema modernista é
a) brasilidade do povo brasileiro.
b) O hábito de fumar dos brasileiros.
c) A diferença étnica na formação do Brasil.
d) O cotidiano da população na cidade.
e) Variação linguística do povo brasileiro.
27. (FADURPE) - A exigência da inserção de uma produção linguística responde pela exigência da inserção histórica, em um tempo e lugar. De tal forma que essa produção sofre influência de suas vertentes culturais proeminentes. Assim, se explica a opção dos Modernistas brasileiros na Semana de Artes Modernas, de 1922:
1) pela opção do verso livre, sem a exigência do rigor formal.
2) pela preferência de uma expressão linguística nacional.
3) pela temática com inspiração na vida do cotidiano.
4) pelo interesse em explorar a exuberante natureza do Brasil.
5) pela volta ao ideal da perfeição formal herdada do Parnasianismo.
Estão corretas, apenas, as alternativas:
a) 1, 2, 3 e 4 apenas
b) 2, 3 e 4 apenas
c) 1 e 2 apenas
d) 4 e 5 apenas
e) 1, 2, 3, 4 e 5
28. (AOCP) - Sobre o Modernismo em Portugal, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
(___) Revistas como “A Águia” e “Orpheu” reuniam autores insatisfeitos com os rumos da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro.
(___) Em Portugal, o Modernismo compreende o período histórico que vai do início do século XX até o final do Estado Novo, nos anos 1970.
(___) São correntes do Modernismo Português o Orfismo, liderado por Mário de Sá-Carneiro, e o Presencismo, liderado por Fernando Pessoa.
(___) O Neorrealismo foi um movimento de oposição ao Presencismo e defendia uma literatura empenhada, social e documental.
(___) A revista “Presença” marca o início da terceira fase modernista em Portugal, reunindo autores ligados a temas esotéricos, como José Régio.
a) F – V – V – V – V.
b) F – V – F – V – V.
c) V – V – F – V – F.
d) V – V – F – F – F.
e) F – F – V – F – V.
29. (ESA/CFS) - Qual alternativa apresenta uma característica do Modernismo?
a) As cantigas são divididas em cantigas de amor, de amigo e de escárnio e maldizer.
b) Uso de jogo de palavras, principalmente antônimos, para expressar o dualismo.
c) Apresenta ideias de liberdade e felicidade individual nos poemas.
d) Busca apresentar a verdade, entendida como o retrato fiel e convincente da realidade.
e) Valorização da língua falada e suas formas típicas como recurso literário, libertando os textos dos modelos acadêmicos.
30. (ENEM) - A partir dos anos 1970, a diversidade étnica e cultural ganha maior reconhecimento com movimentos culturais, tais como o “Tropicalismo”, os “Afrobahianos”, as inserções de referências religiosas afro-brasileiras na Bossa Nova e o “Teatro do Oprimido”. Tudo isso foi antecipado pelo Movimento de Cultura Popular, fundado por Paulo Freire nos anos de 1960.
MEDEIROS, B. T. F. Quilombos, políticas patrimoniais e negociações. In: BARRIO, A. E.; MOTTA, A.; GOMES, M. H. (Org.). Inovação cultural, patrimônio e educação. Disponível em: http://campus.usal.es. Acesso em: 4 set. 2017 (adaptado).
Essa ideia nacionalista surgiu dos sonhos de Mário de Andrade e da Semana de Arte Moderna de 1922, que visava o(a)
a) incorporação ao patrimônio nacional das culturas negra e portuguesa.
b) representação das realidades social e econômica do início do século.
c) reflexo da igualdade mestiça nos processos de patrimonialização.
d) ideal da diversidade cultural como categoria identitária nacional.
e) constituição da materialidade e da multiplicidade socioculturais.
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